Transorb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um transorb (Transient Voltage Suppressor) é um componente eletrônico destinado a absorver picos de sobre-tensões em circuitos eletrônicos.[1]

São disponíveis em configurações bidirecionais ou unidirecionais, em encapsulamento PTH ou SMD. Caracterizam-se por uma elevada velocidade de resposta ocupando dimensões físicas muito pequenas. São muito eficazes para resolver problemas de atendimento de características no tocante a compatibilidade eletromagnética : testes de burst, surge ou onda amortecida. Aplicáveis tanto na alimentação DC como em sinais analógicos.

Devido a pequena dimensões, possuem a características de não adicionar capacitância ao circuito.

Funcionalmente são muito mais rápidos que capacitores supressores de ruido, varistores e centelhadores a gás.

Cuidados na especificação trata de máxima capacidade de dissipação térmica. Esta é especificada em W/ms) Watts por milisegundo. Por exemplo: um transorb com capacidade de 600 Watts de dissipação, permite esta durante um período de tempo de apenas um milisegundo. No milisegundo seguinte, esta capacidade de dissipação cai a metade, seguindo esta regra sucessivamente.

Quando utilizados em substituição aos diodos roda-livre para cargas indutivas com alimentação em corrente contínua, ele permite uma absorção durante o desligamento muito mais rápida da energia armazenada no campo magnético. Em relés permite um desligamento mais rápido. Lembrar que é um componente com custo muito superior aos diodos convencionais.

Na área de automação e instrumentação, os transorbs podem ser utilizados para proteção e filtragem de sinais analógicos, onde a existência de sobretensões induzidas (pelo chaveamento de elevadas cargas) trazem a instabilidade de leituras. Neste caso sugere-se a instalação destes dispositivos nos bornes de entrada dos sinais de medição.

Abaixo da tensão de comutação, os transorbs não influenciam o sinal.

Referências

  1. «Evaluating TVS Protection Circuits with SPICE» (PDF). Primedia. Power Electronics Technology. 32 (1): 44–49. 2006. Arquivado do original (PDF) em 3 de maio de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

.