Transorb

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Um transorb (Transient Voltage Suppressor) é um componente eletrônico destinado a absorver picos de sobre-tensões em circuitos eletrônicos.

São disponíveis em configurações bidirecionais ou unidirecionais, em encapsulamento PTH ou SMD. Caracterizam-se por uma elevada velocidade de resposta ocupando dimensões físicas muito pequenas. São muito eficazes para resolver problemas de atendimento de características no tocante a compatibilidade eletromagnética : testes de burst, surge ou onda amortecida. Aplicáveis tanto na alimentação DC como em sinais analógicos.

Devido a pequena dimensões, possuem a características de não adicionar capacitância ao circuito.

Funcionalmente são muito mais rápidos que capacitores supressores de ruido, varistores e centelhadores a gás.

Cuidados na especificação trata de máxima capacidade de dissipação térmica. Esta é especificada em W/ms) Watts por milisegundo. Por exemplo: um transorb com capacidade de 600 Watts de dissipação, permite esta durante um período de tempo de apenas um milisegundo. No milisegundo seguinte, esta capacidade de dissipação cai a metade, seguindo esta regra sucessivamente.

Quando utilizados em substituição aos diodos roda-livre para cargas indutivas com alimentação em corrente contínua, ele permite uma absorção durante o desligamento muito mais rápida da energia armazenada no campo magnético. Em relés permite um desligamento mais rápido. Lembrar que é um componente com custo muito superior aos diodos convencionais.

Na área de automação e instrumentação, os transorbs podem ser utilizados para proteção e filtragem de sinais analógicos, onde a existência de sobretensões induzidas (pelo chaveamento de elevadas cargas) trazem a instabilidade de leituras. Neste caso sugere-se a instalação destes dispositivos nos bornes de entrada dos sinais de medição.

Abaixo da tensão de comutação, os transorbs não influenciam o sinal.


Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.