Transportes de Cachoeira do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A cidade de Cachoeira do Sul possui uma malha extensa de transportes, por estar no centro do Rio Grande do Sul e ser um entroncamento rodo-ferro-hidroviário, com a BR-153, com a estrada de ferro e com o Rio Jacuí, respectivamente.

Rodovias[editar | editar código-fonte]

A cidade de Cachoeira do Sul é cortada pela BR-153 na zona oeste, garantindo, assim, acesso à RSC-287 ao norte, ligando-se a Santa Maria e Santa Cruz do Sul, e ao sul, pela Ponte do Fandango, à BR-290, com Porto Alegre. Também há a RS-470, que liga Cachoeira a Rio Pardo e as VRSs 810 e 811, a Estrada do Ferreira, que se comunica com São Sepé e Restinga Seca. Contudo, há outras vias de menor importância e que ligam Cachoeira a seus vizinhos ou até mesmo a suas localidades distantes da cidade.

Ferrovias[editar | editar código-fonte]

Cachoeira é cortada, na zona norte, pelos trilhos da Ferrovia Sul Atlântico S/A, que serve somente para transporte de cargas. Em seu território possui três estações: Pertille, Cachoeira do Sul e Botucaraí. Em breve entrará em funcionamento a linha turística entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo, chamada de Trem dos Pampas.

Aeroporto[editar | editar código-fonte]

A cidade possui o Aeroporto Nero Moura, com uma pista de 1.010 metros e comprimento e com capacidade de pouso de aeronaves de porte médio. Nesse mesmo lugar funciona o Aeroclube de Cachoeira do Sul, que tem curso de formação de pilotos, além de ter aeronaves que fazem distribuição de agrotóxicos nas lavouras do município. O acesso ao aeroporto se dá pela RS-810, na Estrada de Ferreira.

Porto[editar | editar código-fonte]

O município é banhado pelo Rio Jacuí, sendo, a partir de Cachoeira do Sul, potencialmente navegável até Porto Alegre, seguindo até o Porto de Rio Grande via Lagoa dos Patos. Por causa disso, a cidade possui um porto, onde há uma plataforma para transportes de cargas, que começará a ser usada com os novos investimentos que estão chegando na cidade: Granol e Aracruz Celulose.

Principais vias municipais[editar | editar código-fonte]

Cachoeira possui um grande número de ruas e avenidas, dentre as principais são as seguintes:

Rua Sete de Setembro: principal centro comercial da cidade, é nesta rua que se concentram lojas, bancos e departamentos públicos que movimentam a economia local. Dentre os principais prédios, estão a Câmara de Vereadores e a Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. Aí também se encontram vários prédios de valor histórico para a cidade. O principal ponto de lazer do cachoeirense também está aí: a Praça José Bonifácio.

Rua Júlio de Castilhos: como a Sete de Setembro, também possui um centro comercial variado e prédios historicamente importantes. Também é a rua que liga a zona norte com o centro e com o HCB (Hospital de Caridade e Beneficência).

Rua Saldanha Marinho: não possui uma grande importância econômica ou histórica, mas sim por ser a continuação da Júlio de Castilhos e a ligação da zona norte com o maior hospital da cidade. Rua David Barcellos: do mesmo jeito que a Saldanha Marinho, sua importância é apenas de ligação, do centro da cidade para a zona norte, sendo a continuação da Sete de Setembro.

Avenida Brasil: a avenida mais importante a cidade, a Avenida Brasil é a via que transporta os maiores bairros da zona norte (Quinta da Boa Vista, Noêmia, Marina...) até o Centro de Cachoeira do Sul. Aí está um grande centro comercial, prédios importantes, como a Justiça Federal e a Igreja São José. Junto com a Alarico Ribeiro, forma o principal entroncamento da zona norte: o Hotel União.

Avenida Marcelo Gama: é a BR-153 no perímetro urbano da cidade, que faz comunicação com outros municípios.

Avenida dos Imigrantes: apesar de pacata, a Avenida dos Imigrantes tem a importância de ligação. Através da BR-153, é por ela que passam caminhões que seguem até a Granol, Irga e Cesa.

Volta da Charqueada: continuação e mesma função da Avenida dos Imigrantes. Já possui traços característicos da zona rural e é dessa estrada de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade.

Rua Alarico Ribeiro: ligação da Avenida Marcelo Gama com a zona norte, formando, com a Avenida Brasil, o Hotel União. É também essa via responsável pela ligação de Cachoeira com Rio Pardo.

Rua Bento Gonçalves: ligação da Avenida Marcelo Gama até a Avenida Brasil, nas Cinco Esquinas. É nesta rua que está a Estação Rodoviária e ela que leva até a Ulbra.

Avenida João Neves da Fontoura: ligação da Avenida Marcelo Gama diretamente ao centro da cidade.

Avenida das Nações Unidas: juntamente com a Rua Conde de Porto Alegre, é ela que liga a Volta da Charqueada com o centro da cidade, sendo uma das mais importantes da zona leste.

Transporte coletivo[editar | editar código-fonte]

Transporte Coletivo Urbano

A Transporte Nossa Senhora das Graças é a única concessionária de transporte coletivo urbano em Cachoeira do Sul. Segundo a empresa, são 58 veículos que fazem a administração 14 linhas de ônibus e transportam diariamente 25.000 passageiros de 34 bairros da cidade.

Problemas

O problema no transporte coletivo de Cachoeira do Sul é relativamente atual. Começou em setembro de 2005, quando iniciou a "união de linhas", ou seja, durante à noite e aos finais de semana e feriados diversas linhas juntam-se em uma única, assim apenas quatro linhas circulam por toda a cidade. Com isso, bairros que normalmente possuem intervalos de 10 em 10 minutos passaram ter até 45 minutos. Outros problemas, como linhas que circulam apenas nos horários de pico e a não-existência de linhas entre os bairros também são presentes.

Transporte Coletivo Interdistrital

O transporte coletivo interdistrital, sete empresas controlam 18 linhas que levam a população rural até a cidade, transportando dez mil pessoas por dia.

Outros transportes[editar | editar código-fonte]

Cachoeira conta com um bom serviço de táxis, tendo pontos nos principais lugares da cidade, porém, pelo serviço ser caro relativamente à renda da população local, os táxis não são largamente usados. Outro serviço existente na cidade são os transportes escolares particulares, levando alunos para seus respectivos colégios, mas é pouco usado pela população.