Transumância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada nos artigos correspondentes noutras línguas e também na página de discussão. (maio de 2010)
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Cavalos em transumância nos Pirenéus.

A transumância é o deslocamento sazonal de rebanhos para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano. O termo associa-se geralmente a deslocações de gado ovino, sendo também aplicado aos deslocamentos de colmeias de um local para outro a seguir à época da floração. Por associação, a transumância pode ainda referir-se às migrações sazonais dos pastores ou de populações inteiras que se dedicam à pastorícia que acompanham os animais transumantes.

A transumância é habitual em locais montanhosos e a sua prática é muito antiga em toda a Europa rural.Em Alpedrinha,concelho do Fundão,Portugal, há todos os anos a Festa da Transumância dos rebanhos de carneiros,com milhares de visitantes.

Tipos de transumância[editar | editar código-fonte]

Devemos distinguir entre três tipos de transumância:

  • A transumância estival ou ascendente, também chamada transumância normal, que é a subida para as pastagens montanhosas de rebanhos originários da planície. Na Europa esse período vai, em geral, do começo de junho a fins de setembro.
  • A transumância invernal, ou transumância invertida ou descendente, que ocorre quando rebanhos de montanha fogem do rigor do inverno dos climas de altitude e descem às planícies temperadas.
  • A transumância pernal, que ocorre quando os rebanhos não dão conta de fazer suas pernas (crias), então o rebanho foge para sua terra natal, em busca de vida.[necessário esclarecer]

Transumância no Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, embora a palavra transumância (ercolae) seja, em geral, restrita apenas a estudos científicos, a prática é muito conhecida, frequentemente associada à expressão invernada, em quase todas as regiões do país. O queijo da serra homónima é um produto resultante da transumância do gado, levado ao alto da serra no período invernal, alimentando-se as vacas com os brotos do nativo capim gordura, de aroma intenso e elevada concentração proteica, dando origem a um produto sazonal de qualidade apreciada, que tem como objetivo, mandar os rebanhos para longe da serra, que de tal forma, ajuda no produto da transumância do gado. No sertão nordestino a palavra transumância é conhecida como "goiabada migrativa".

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • "Transumância". Nova Enciclopédia Larousse 22. (1997). Ed. Leonel Oliveira. Lisboa: Círculo de Leitores. 6766-6767. ISBN 972-42-1476-1 
  • Soares de Sousa,A.; Oliveira, J.; Vala, H.; Monteiro, A.; Oliveira, A.; Silva, F. (18 de junho de 1999). Colóquio: Montemuro - A última rota da transumância. www.ipv.pt. Escola Superior Agrária de Viseu; Associação Para a Defesa da Cultura Arouquense. Página visitada em 11 de maio de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.