Tratado (estudo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Tratado é um estudo formal, científico de caráter acadêmico fundamentado e sistemático sobre determinado assunto, do aspecto científico, propriamente dito de determinado assunto de estudo; do aspecto artístico, propriamente dito de determinado assunto de estudo; do aspecto científico - militar propriamente dito de determinado assunto acadêmico do estudo militar; do aspecto científico - religioso propriamente dito de determinado assunto de cunho acadêmico religioso; do aspecto científico - filosófico; do aspecto científico - político; e assim por diante. Que devido a seu necessário aprofundamento de enfoque característico sempre de fundo acadêmico, necessariamente foge da definição geral científica da matéria estudada como tal e requer tratamento diferencial, especial abrangente e aprofundado do mesmo cunho científico da coisa tratada, sendo bem mais extenso que um ensaio devido às suas características acadêmicas, sempre se propondo a apresentar uma teoria acadêmica bem fundamentada, e que é normalmente publicado em formato de livro ou livros ou ainda bibliotecas, os mais extensos. Famosos tratados foram escritos por filósofos, cientistas, teólogos, místicos, militares, políticos, dentre muitos outros pensadores. Diferentemente do Ensaio, que é um texto literário breve e informal, o Tratado é algo mais complexo e formal. O Ensaio, por sua vez, expõe ideias, críticas e reflexões éticas.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.