Tratado da Fronteira Alemanha-Polónia (1990)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Tratado da Fronteira Alemanha-Polónia de 1990 resolveu a questão da fronteira Alemanha-Polónia, que nos termos do direito internacional estava pendente desde 1945. Foi assinado pelos ministros dos negócios estrangeiros da Polónia e da Alemanha, Krzysztof Skubiszewski e Hans-Dietrich Genscher, em 14 de novembro de 1990, ratificado pelo Sejm polaco em 26 de novembro de 1991 e pelo Bundestag alemão em 16 de dezembro de 1991, e que entrou em vigor com a troca dos instrumentos de ratificação em 16 de janeiro de 1992.

O seu título completo é "Tratado entre a República Federal da Alemanha e a República da Polónia sobre a confirmação da fronteira entre si, 14 de novembro de 1990"[1] (Vertrag zwischen der Bundesrepublik Deutschland und der Republik Polen über die Bestätigung der zwischen ihnen bestehenden Grenze em alemão, e Traktat między Rzeczpospolitą Polską a Republiką Federalną Niemiec o potwierdzeniu istniejącej między nimi granicy em polaco[2] , a ordem dos países está invertida no nome polaco).

Antecedentes históricos[editar | editar código-fonte]

A linha Oder-Neisse entre Alemanha e Polónia

No Acordo de Potsdam de 1945, os Aliados da Segunda Guerra Mundial definiram a linha Oder-Neisse como linha de demarcação entre a zona de ocupação soviética na Alemanha e a Polónia, adiando a determinação definitiva da fronteira ocidental da Polónia para um acordo de paz posterior. O Tratado de Zgorzelec de 1950 entre aAlemanha Oriental e a República Popular da Polónia confirmou esta fronteira como definitiva. A Alemanha Ocidental, que se via a si mesma como sucessora legal do Reich Alemão e não reconhecia a Alemanha Oriental, insistiu que a fixação definitiva da fronteira Alemanha-Polónia só poderia ser aceite por uma futura Alemanha reunificada. Embora a Alemanha Ocidental, por razões práticas, tenha aceite a linha de fronteira Oder-Neisse no Tratado de Varsóvia (1970), permaneceria o seu embargo e a sua posição segundo a qual só uma paz futura traria formalmente a resolução definitiva do assunto.[3]

Com a reunificação alemã a chegar por fim em 1990, os Aliados da Segunda Guerra Mundial condicionaram a soberania total da Alemanha ao reconhecimento da fronteira Oder-Neisse, tal como estipulado no artigo 1.2 do Tratado sobre a Regulamentação Definitiva referente à Alemanha.[4] A assinatura do tratado entre Alemanha e Polónia reconheceu a linha Oder-Neisse como fronteira sob direito internacional e foi um dos termos do Tratado de Unificação entre a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental que foi assinado e entrou em vigor em 3 de outubro de 1990. A Polónia também quis que este tratado acabasse com a ambiguidade que existiu na fronteira desde 1945.

O tratado[editar | editar código-fonte]

Segundo os termos do tratado, as partes concordam em:

  • reafirmar a fronteira de acordo com o Tratado de Zgorzelec de 1950, com os seus subsequentes estatutos e o Tratado de Varsóvia de 1970;
  • declarar a fronteira entre si inviolável agora e em diante, e respeitar a soberania mútua e integridade territorial;
  • declarar que não têm reivindicações territoriais entre si nem levantarão futuras reivindicações.

O acordo foi complementado por um Tratado de Boa Vizinhança e Cooperação, assinado por Polónia e Alemanha em 17 de junho de 1991.

No processo de ratificação no Bundestag, o tratado teve 13 votos de oposição de deputados da fação CDU/CSU, entre eles Erika Steinbach e Peter Ramsauer.[5] Em 2006 a ministra dos negócios estrangeiros da Polónia, Anna Fotyga, face às reclamações indemnizatórias levantadas pela "Sociedade Prussiana de Reclamações" afirmou que o tratado era insuficiente e deveria ser renegociado.[6]

Referências

  1. Tratado entre a República Federal da Alemanha e a República da Polónia sobre a confirmação da fronteira entre si, 14 de novembro de 1990(PDF)
  2. Polsko-niemiecka współpraca www.pol-niem.pl. Visitado em 2009-06-06.
  3. Tomasz Kamusella. 2010. The Twentieth Anniversary of the German-Polish Border Treaty of 1990: International Treaties and the Imagining of Poland’s Post-1945 Western Order (pp. 120–146). 2010. Journal of Borderlands Studies. Nr 3-4, pp. 129–132.
  4. German-American Relations - Treaty on the Final Settlement with Respect to Alemanha (two plus four) usa.usembassy.de. Visitado em 2009-06-06.
  5. (em alemão) Frankfurter Rundschau
  6. Spiegel Online