Tratado de Craiova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O Tratado de Craiova (em búlgaro: Крайовска спогодба; em romeno: Tratatul de la Craiova) ou Acordos de Craiova foi assinado em 7 de setembro de 1940 entre o Reino da Bulgária e o Reino da Romênia; como resultado de uma conferência bilateral entre ambos os países, cuja sessão começou em 19 de agosto na cidade romena de Craiova.

A Dobrudja (Dobrogea):

O objetivo da reunião, e dos acordos subsequentes, foi a resolução de litígios nos traçados das fronteiras entre ambos os países, diferenças que estavam se arrastando desde o final do século XIX, quando a Romênia e a Bulgária ganharam sua independência do Império Otomano.

Se o retorno da Transilvânia à Hungria pela Romênia foi feito sob pressão da Alemanha nazista, os acordos de Craiova, entretanto, foram realizados sem o envolvimento direto de Berlim. Bóris III realmente explorou com habilidade a difícil situação diplomática encontrada por Carlos II, a fim de obter satisfação. O soberano romeno realmente tentou se dar bem com a sua vizinha Bulgária por não ter nada a ceder a Hungria ou a União Soviética, que estava de olho na Bessarábia.

Os acordos de Craiova conduziram finalmente a um retorno às fronteiras de 1912. A parte sul de Dobrudja (ou Dobrogea), que foi atribuído a Bucareste no final da Segunda Guerra Balcânica, foi devolvido à Sófia. A Romênia perdeu um pouco mais de 7500 km quadrados e concordou em participar da organização de uma troca de população. O tratado foi aprovado pela Alemanha, Reino Unido,[1] União Soviética, Itália, EUA[2] e França.

A Romênia também teve de aceitar uma troca de população: 80 000 habitantes romenos na região - a maioria desde a sua união com a Romênia em 1913 (ver: Tratado de Bucareste de 1913) - foram forçados a abandonar suas casas e foram deslocadas no norte do país, enquanto que 65 mil búlgaros tiveram de partir do norte para o sul.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o
Portal da Roménia
Portal A Wikipédia possui o
Portal da Bulgária

Referências

  1. The New York Times, July 26 1940, "Britain recognizes the "fundamental justice" of Bulgaria's claim against Rumania for return of the wheat-growing section of Southern Dobruja"
  2. Кузманова, Антонина. От Ньой до Крайова. Въпросът за Южна Добруджа в международните отношения /1919-1940/, София 1989, с. 287-288.
  • Dennis Deletant. Hitler's Forgotten Ally: Ion Antonescu and His Regime, Romania 1940–1944 (em inglês). [S.l.: s.n.], 2006. ISBN 9781403993410