Tratado de Kalisch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

O Tratado de Kalisch ou Kalisz foi uma aliança militar firmada em 28 de fevereiro de 1813 na cidade homônima entre o Reino da Prússia e o Império Russo contra Napoleão.

História[editar | editar código-fonte]

O presente tratado tem como precursor o armistício informal da Convenção de Tauroggen, acordada entre os generais Yorck e Diebitsch, que estabeleceu a neutralidade da Prússia para com o Império Russo. Em 28 de fevereiro de 1813 a convenção dos generais foi formalizada como tratado pelos soberanos de ambas as nações, mas desta vez inseriu a Prússia definitivamente no grupo dos Aliados.

Pelas cláusulas do Tratado, a Prússia se comprometeu a enviar 80.000 homens para auxiliar o contingente russo de 150.000; ademais, ambos juraram não fazer a paz em separado com Napoleão Bonaparte.

Ele também determinava a restauração da Prússia - nos aspectos financeiros e geográficos - à situação anterior a guerra de 1806. Frederico Guilherme sabia que isso significava perder seus territórios poloneses, mas seu Reino seria compensado pelas conquistas dos Aliados na Saxônia.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Nicolson, Harold. The Congress of Vienna: A Study in Allied Unity, 1812-1822. Grove Press, 2000. ISBN 080213744X
  • Leggiere, Michael V. Napoleon and Berlin: the Franco-Prussian war in North Germany, 1813. University of Oklahoma Press, 2002. ISBN 0806133996
  • Alison, Archibald. History of Europe from the commencement of the French Revolution to the restoration of the Bourbons in 1815. W. Blackwood, 1860.


Ícone de esboço Este artigo sobre relações internacionais, diplomacia ou sobre um diplomata é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.