Traumnovelle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Traumnovelle
História de um Sonho (PT)
Breve Romance de Sonho (BR)


Viena, Áustria
1926
Autor Arthur Schnitzler
Editora Relógio D'Água (pt)
Personagens Dr. Fridolin, Albertine

Gênero Romance
Idioma alemão
ISBN 84-96075-67-2

Traumnovelle (editado em Portugal com o título História de um Sonho e no Brasil Breve Romance de Sonho), é um romance de 1926 da autoria do poeta, dramaturgo e romancista austríaco Arthur Schnitzler, descrevendo os momentos de alucinação consciente de um jovem médico, na Viena de Áustria do início do século XX.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A partir de uma revelação de infidelidade por parte da sua esposa, Albertine, e uma solicitação médica urgente, o jovem e burguês Doutor Fridolin embarca numa viagem alucinatória pela decadente Viena — acabada de sair do trauma do fim do Império Austro-Húngaro —, à procura da sua vingança emocional. Pelo caminho, entre cafés, casas de prostituição e ruas obscuras, reencontra Nachtigall, antigo colega de faculdade, agora tornado pianista, que o atrai a secretos bailes orgiânicos. Deixando-se envolver com várias mulheres, conhecidas e desconhecidas, apercebe-se do seu Ego, dos seus instintos, da sua aventura.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

A mais conhecida adaptação do romance de Schnitzler foi feita por Stanley Kubrick na obra cinematográfica Eyes Wide Shut (De Olhos bem Fechados), de 1999, interpretada por Tom Cruise e Nicole Kidman.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]