Trema micrantha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Como ler uma caixa taxonómicaCandiúva
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: rosídeas
Ordem: Rosales
Família: Cannabaceae
Género: Trema
Espécie: T. micrantha
Nome binomial
Trema micrantha
(L.) Blume

Trema micrantha também conhecida como Pau pólvora, periquiteiro, candiúva, candiúba, taleira, motamba, gurindiba, curindiba ou seriúva ou com o nome de seu gênero, Trema, é uma árvore nativa brasileira.

É uma espécie pioneira pertencente a família das canabáceas, antes considerada pertencente a família das ulmáceas.

Pode ser encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.

Seus pequenos frutos são muito consumidos pela avifauna, fazendo com que a espécie tenha um alto valor ecológico. Seus mais fiéis consumidores são os psitacídeos, família que engloba periquitos e maritacas.

Madeira: leve, macia ao corte, baixa resistência ao apodrecimento. Utilização principal: lenha, carvão e fabricação de pólvora.

Por ser uma espécie pioneira, de rápido crescimento e grande versatilidade ecológica, pode ser utilizada em programas de plantios florestais e de recuperação de áreas degradadas por mineração. Ela não ocorre em locais muito úmidos.

Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.