Trematoda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTrematodadomo
Botulus microporus

Botulus microporus
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Platyhelminthes
Classe: Trematoda
Rudolphi, 1808
Subclasses
Aspidogastrea

Digenea

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Trematoda

Trematoda do filo Platyhelminthes composta por cerca de 11.000 espécies de endo- e ectoparasitas. Os tremátodes podem infestar uma grande diversidade de peixes, anfíbios, répteis e mamíferos, sendo a escolha do hospedeiro dependente da espécie. Alguns destes organismos causam doenças graves no hospedeiro.

A estrutura e fisiologia dos tremátodes é bastante semelhante à dos organismos da classe Turbellaria. Os tremátodes têm órgãos adesivos orais e ventrais que os fixam ao hospedeiro, do qual sugam tecidos, muco, fluidos e/ou sangue. A epiderme do tremátode é não ciliada e permite as trocas gasosas da respiração e a eliminação de compostos nitrogenados, ao mesmo tempo que protege das enzimas segregadas pelo hospedeiro.

Os tremátodes que integram o ser humano no seu ciclo de vida - e que por isso provocam a doenças infecciosas tais como a trematodose - pertencem todos à sub-classe Digenea. Esta é, por sua vez, dividida de acordo com o alvo afectado pelo parasita, que pode ser tecidos, em particular do fígado, ou sangue.

Alguns tremátodes[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]