Tremembé (distrito de São Paulo)
| Distrito paulistano de | |
| Tremembé | |
| Área | 56,30 km² |
| População | (16°) 185.731 hab. (2010) |
| Densidade | 32,99 hab./ha |
| Renda média | R$ 1.120,66 |
| IDH | 0,826 - elevado (60°) |
| Subprefeitura | Jaçanã-Tremembé |
| Região Administrativa | Nordeste |
| Área Geográfica | 2 (Norte) |
| Distrito de Tremembé e arredores | |
| [[Ficheiro:|240px]] | |
| Distritos de São Paulo |
|
Tremembé, que em tupi significa alagadiço, é um distrito situado na zona norte da cidade de São Paulo.
O bairro do Tremembé, pertencente ao distrito homônimo, surgiu em 1890, e seu aniversário é comemorado em seu dia oficial, 10 de novembro (Lei municipal 11.544).
Índice |
História [editar]
Nasceu do desmembramento da fazenda da família Vicente de Azevedo em chácaras e glebas médias, no final do século 19. Tudo indica que a sede da fazenda ficava na esquina da Avenida Nova Cantareira com a rua Maria Amália Lopes Azevedo, por isso o nome "Fazendinha" para a região. Na década de 1910 os filhos de Pedro Vicente de Azevedo e Maria Amália Lopes de Azevedo criaram a Cia Villa Albertina de Terrenos, dando início ao loteamento em moldes urbanos.
Devido a seu relevo e vegetação de pé da serra, que lembravam paisagens europeias, foi muito procurado por portugueses, italianos, alemães e eslavos no começo do século XX. Até recentemente tinha uma expressiva população de alemães. O restaurante Recreio Holandês, da família teuto-holandesa Van Enck, funcionou por 50 anos da Fazendinha, e era uma referência da Zona Norte em toda a cidade
Por um tempo, o bairro permaneceu relativamente isolado, devido ao relevo, e também porque a região norte da cidade foi a última a se desenvolver. Até os anos 1950, o principal acesso ao bairro se dava através da linha de trem, o "Tramway da Cantareira", surgida em 1894 para auxiliar na construção dos reservatórios de água da cidade. A estação Tremembé era a penúltima, antes da estação Cantareira. A operação da linha de trem foi encerrada em 1964.
- Evolução demográfica do distrito do Tremembé 1

O Distrito [editar]
| Classe A |
|
||||
| Classe B |
|
||||
| Classe C |
|
||||
| Classe D |
|
||||
| Classe E |
|
É provavelmente a região urbana com maior densidade de área verde na cidade. Junta-se à vegetação das ruas e terrenos as extensas matas do Horto Florestal e do Parque Estadual da Cantareira, que ficam em volta - parte do parque pertence ao distrito vizinho Mandaqui. Porém, o crescimento imobiliário, com a transformação de pequenos terrenos em condomínios horizontais, tem feito diminuir a cobertura vegetal. Ainda é uma região pouco verticalizada, o que a diferencia de outros distritos da cidade. Aguarda-se a definição sobre o atual Plano Diretor da Cidade, para ver em que ele afetará a característica do distrito.
O distrito do Tremembé (o 4º em tamanho entre os 96 distritos da cidade) inclui diversos bairros. Em áreas mais distantes, loteamentos clandestinos colocam em risco as áreas de mananciais junto à serra, devido ao desmatamento e à urbanização sem planejamento.
Tremembé tem um forte vínculo de participação comunitária entre suas entidades, das quais vale destacar o Lions e o Rotary locais, a paróquia São Pedro, o Fundação Gol de Letra e várias outras, que costumam se integrar para realizar ações.
Abriga o Instituto Florestal, onde está o Horto Florestal, criado no final do século XIX por Albert Löfgren. A partir daí também se atinge um dos núcleos do Parque da Cantareira, reserva de Mata Atlântica que pertence à Reserva da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo.
Também encontra-se no distrito a tradicional escola da região, EE Arnaldo Barreto, criada no ano de 1922 e com funcionamento até os dias atuais.
Acontecimentos importantes [editar]
Alguns acontecimentos importantes no distrito do Tremembé desde sua criação:
- 1890 Surgimento do Tremembé, com criação dos primeiros lotes urbanos
- 1894 Inauguração do Tramway da Cantareira
- 1896 Nasce o Horto Florestal
- 1910 Criação da primeira escola
- 1914 Primeiros alicerces da Igreja São Pedro
- 1918 Surge o Tremembé Futebol Clube
- 1922 Escola Arnaldo Barreto na Rua Mamud Rahd
-
-
- Chegada da luz elétrica ao bairro
-
- 1925 Teatro e cinema na casa de Manoel Moraes Pontes
- 1926 Início do serviço de ônibus de Ewald Kruse
- 1926 Surge um Cartório de Paz no Tremembé
- 1926 Criada a Paróquia São Pedro Apóstolo de Tremembé
- 1927 Posse do primeiro pároco da igreja, Pe. Cícero Revoredo.
- 1930 Início do Restaurante Recreio Holandês
- 1932 Escola Arnaldo Barreto muda para a Av. Dr. Pedro Vicente
- 1937 Inauguração do Cemitério do Tremembé
- 1940 Nasce o Ginásio Santa Gema
- 1941 Fundação do Clube Atlético Tremembé - CAT
- 1945 A Cia. Sorocabana compra o Tramway da Cantareira
- 1946 Surge a Sociedade Amigos do Tremembé
- 1948 Surge o Cine Alfa
- 1949 A CMTC começa a operar seus ônibus na linha 77
- 1956 Inauguração do Cine Ipê
- 1958 Nasce as Escolas Agrupadas do Tremembé
- 1960 Surge o loteamento Palmas do Tremembé
- 1964 A Nações Unidas inicia as linhas 77 Tremembé, 161 H. Florestal e a da V. Albertina.
- 1967 Encerramento do ramal Cantareira do Tramway
- 1968 Criada a Paróquia N. Sra. Aparecida, da Vila Albertina
-
-
- Nasce o Abrigo de Velhinhos Frederico Ozanam
- Fundado o Lions Clube Tremembé 3
-
- 1970 Inauguração da Escola Ruy Barbosa na Vila Rosa
- 1989 Inauguração do prédio da Escola Noé de Azevedo
- 1998 Demolição do casarão antigo da Fazendinha.
- 1996 Início de atividade do Recanto N. Sra. de Lourdes
- 1998 Publicação do Decreto Municipal da data oficial do Tremembé
- 1999 Nasce a Fundação Gol de Letra
- 2000 Surge a Casa de Convivência Cora Coralina
- 2002 Surge o site "Tremembé na Linha"
-
-
- Publicado o livro "São Paulo Tramway Tremembé".
-
- 2003 Fundado o Rotary Club Tremembé Surge a Cooperativa Reciclação
-
-
- 1º Encontro de Carros Antigos do Tremembé
- A Adm.Regional Jaçanã-Tremembé é transformada em Subprefeitura JT.
- Inaugurada nova sede da Subprefeitura, na avenida Luis Stamatis, 300, no Jaçanã.
- Inaugurado o Centro de Convivência e Cultura Cora Coralina.
-
Ver também [editar]
Referências
- ↑ Tabelas. Página visitada em Junho de 2009.
- ↑ DNA Paulistano Norte.
- ↑ Lion´s Tremembé