Trevor Howard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trevor Howard
Nascimento 29 de setembro de 1913
Cliftonville, Kent, Inglaterra
Morte 7 de janeiro de 1988 (74 anos)
Bushey, Hertfordshire, Inglaterra
Cônjuge Helen Cherry (1944-1988)

Trevor Howard (Cliftonville, Kent, 29 de Setembro de 1913Bushey, Hertfordshire, 7 de Janeiro de 1988), foi um actor britânico nascido na Inglaterra.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de pai inglês, corretor de seguros da Lloyds of London, e de mãe canadense, Howard passou parte da infância no Ceilão, no Canadá e na Califórnia. Aos 4 anos estreou no cinema com o filme Suds, ao lado de Mary Pickford.

Retornando ao país natal, terminou os estudos em Clifton. Influenciado pelo amigo Michael Redgrave, posteriormente também ator e pai de Vanessa Redgrave, Howards se decidiu pela carreria cinematográfica, ingressando na escola de arte dramática da Royal Academy, contrariando o desejo dos pais, que o queriam na carreria naval.

Em 1934, participou de uma peça, interrompendo a carreira teatral devido sua participação na Segunda Guerra Mundial. Engajado na 6ª Divisão Aérea, foi gravemente ferido durante uma operação de pára-quedistas na Sicília, e em 1943 retornou à vida civil, para se dedicar ao cinema. Em 1941, casou com a artista Helen Cherry.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Começou a carreira cinematográfica em 1943, com o filme The Way Ahead, de Carol Reed. A partir de 1945 interpretou vários papéis, frequentemente de homem duro e cruel. Fã da obra de Shakespeare, fez muito teatro na Inglaterra, o que o impediu de assinar um contrato de sete anos com Hollywood, perdendo a chance de viver o personagem Júlio César no filme Cleópatra, ao lado de Elizabeth Taylor.

Em 1959 ganhou o prêmio de melhor actor da Academia Britânica de Cinema por sua interpretação em The Key (1958), onde teve como parceira a atriz italiana Sophia Loren. Em 1961 foi indicado ao Oscar na categoria de melhor ator por sua atuação em Sons and Lovers (1960).

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Cinema[editar | editar código-fonte]

Curta-metragem[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

  • ARAÚJO, Gil. In Memoriam: Trevor Howard. Rio de Janeiro: EBAL, 1988. ISBN Cinemin n. 45, c.c..
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.