Trezena (Grécia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Trezena é uma cidade da Grécia.

História[editar | editar código-fonte]

Na mitologia grega, a cidade passou a ter este nome graças à Piteu, que unificou duas cidades e deu à nova cidade o nome do seu irmão recém falecido Trezena (filho de Pelops)1 . Teseu, cuja mãe era Etra, filha de Piteu, nasceu e foi criado por Piteu em Trezena, tendo Connidas como seu tutor2 .

O patrono da cidade era o deus Posidão, a quem eles ofereciam os primeiros frutos em sacrifício, e cujo tridente era usado nas suas moedas3 .

Durante as Guerras Médicas, quando a invasão de Atenas pelas forças de Xerxes era iminente, os atenienses enviaram suas mulheres e crianças para outras cidades como proteção; a maior parte foi para Trezena, e algumas para Égina e Salamina4 . Os atenienses exilados foram muito bem recebidos em Trezena: um homem de nome Nicágoras fez passar uma lei que ajudava financeiramente os exilados, permitia aos garotos pegar as frutas que quisessem e ainda contratar professores para eles5 .

Referências

  1. Pausânias, Descrição da Grécia, 2.30.9
  2. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Teseu, 4.1
  3. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Teseu, 6.1
  4. Heródoto, Histórias, Livro VIII, Urânia, 41 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  5. Plutarco, Vidas Paralelas, Vida de Temístocles, 10.3
Ícone de esboço Este artigo sobre a Grécia é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.