Triángulo Dionisio Foianini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Triángulo Dionisio Foianini
Triángulo Dionisio Foianini
Mapa da tríplice fronteira entre Bolívia, Brasil e Paraguai.
Delimita:  Bolívia
 Brasil
 Paraguai
Comprimento: não informado

O Triángulo Dionisio Foianini é um ponto geográfico localizado na divisa territorial entre a Bolívia, o Brasil e o Paraguai.

Trata-se de uma área que foi adjudicada à Bolívia pelo Tratado de Petrópolis, em 1903[1].

É estrategicamente importante para o país andino porque possibilita o escoamento da produção via Oceano Atlântico. O território em questão é adjacente ao Rio Paraguai, cuja foz é no Rio Paraná. Por sua vez, este desemboca no Atlântico (sendo o estuário chamado de Rio da Prata).

A região está sob administração da Província Germán Busch, pertencente ao Departamento de Santa Cruz. Não existem cidades no território. São registradas a presença de fazendas e de um posto militar chamado Puerto Busch. O aglomerado urbano mais próximo, em linha reta, do posto militar é o distrito paraguaio de Bahía Negra, à 20 quilômetros. Em terras brasileiras, é a cidade de Corumbá, a qual dista, em linha reta, 120 quilômetros ao norte.

O posto militar Puerto Busch, como está às margens do Rio Paraguai, também é ponto de referência para a marcação da fronteira entre Bolívia e Brasil. A partir dele, no sentido jusante, o Rio Paraguai volta a representar o limite entre os dois países, o que ocorre até o encontro dele com o Rio Apa[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. DEBER, EL. «La salida soberana al Atlántico | OPINIÓN | EL DEBER». www.eldeber.com.bo. Consultado em 6 de novembro de 2018 
  2. Globo Rural | Rio Paraguai corre 2,6 mil quilômetros da nascente à foz e define fronteiras | Globoplay, consultado em 6 de novembro de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.