Triângulo de potências

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Relação entre potências aparente (S), ativa (P) e reativa (Q).

O triângulo de potências reflete a relação entre as potências aparente, ativa e reativa.

  • A potência ativa (P) é a potência em Watts (W).
  • A potência reativa (Q) é a potência em VAr.
  • A potência aparente (S) é a potência total do sistema indicada em VA.

Entre essas potências existe uma relação conhecida como fator de potência, e a mesma é determinada pelo cosseno do ângulo entre a potência ativa e a aparente, também podemos dizer que a potencia aparente é a soma vetorial da potencia ativa e da reativa, podendo assim determinar qualquer grandeza desconhecida, quando se conhece pelo menos duas das seguintes relacionadas: Potência Ativa, potencia aparente, potência reativa, angulo entre ativa e aparente, através de senos cossenos e tangentes, ou pelo teorema de Pitágoras.


Ícone de esboço Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também [editar]

Fator de Potência Descomplicado

Os motores, transformadores e outros equipamentos consumidores têm como alimentação a energia elétrica, que é utilizada neles de duas formas diferentes: como energia ativa e como energia reativa. Assim:

(Energia Total) = (Energia Ativa) + (Energia Reativa)

A energia reativa, medida em kVArh, não realiza trabalho efetivo, mas é necessária ao funcionamentos das máquinas, pois é consumida na geração do campo eletromagnético responsável pelo funcionamento de motores, transformadores e geradores. A energia ativa, medida em kWh, é a que realmente realiza as tarefas, ou seja, faz os motores e transformadores funcionarem. A composição destas duas formas de energia resulta na energia total ou aparente, medida em VA (volt-ampères). -O Triângulo de Potências A potência é a taxa de variação de energia com o tempo. Graficamente, a relação entre a potência aparente, potência ativa e potência reativa pode ser representada por vetores que formam um triângulo retângulo, conhecido como triângulo de potências. Se φ é o ângulo de fase entre as ondas de corrente e tensão, então o fator de potência (FP) é igual a: cos φ.

Logo: FP=P/S

Para visualizar melhor o que é o fator de potência, imagine a espuma em um copo de chope. A espuma não é "consumida", embora você pague por ela. Se tiver muita espuma você sai perdendo. O melhor seria se o seu copo só tivesse o líquido (cerveja). No caso do sistema elétrico, a "espuma" é a energia que não produz trabalho, mas que produz perdas. O fator de potência mede a quantidade de "espuma" existente no sistema. O melhor seria que ela não existisse. É importante ressaltar que o fator de potência foi definido para sistemas elétricos com formas de onda senoidais. Por definição, o fator de potência é um número adimensional entre 0 e 1. A ANEEL recomenda que o FP seja mantido o mais próximo possível de 1, mas permite um valor mínimo de 0,92. Se o FP estiver abaixo do mínimo, a conta sofre um reajuste em reais com base na Resolução ANEEL 456/2000. Um baixo fator de potência indica que a energia está sendo mal aproveitada. Nesse caso, podem ocorrer as seguintes situações:

1.Aumento das perdas elétricas internas da instalação. 2.Queda de tensão na instalação. 3.Redução do aproveitamento da capacidade dos transformadores. 4.Condutores aquecidos. 5.Poluição do sistema elétrico (lâmpadas fluorescentes).