Trifão de Constantinopla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Trifão de Constantinopla (em grego: Τρύφων - Trifon) foi o patriarca de Constantinopla entre 928 e 931 d.C.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Trifão era um monge em Constantinopla e foi elevado ao patriarcado em 928 pelo imperador bizantino Romano I sob a condição de que ele iria renunciar em favor do filho do imperador, Teofilacto quando o garoto completasse a idade requerida para ser consagrado.

Teofilacto fez dezesseis anos em 931 d.C. e Romano, impaciente, pediu ao patriarca Trifão que deixasse o cargo para que o garoto pudesse assumir. Trifão se recusou a entregar o cargo para um menor de idade, o que deixou o imperador furioso, com ganas de prender e matar Trifão, algo que ele não fez por que o patriarca era muito querido pelo povo por suas virtudes.

Então, os conselheiros do imperador montaram um plano melhor para removê-lo sem causar uma rebelião. Durante um encontro com outros bispos, Basílio o acusou de ser iletrado, o que Trifão negou imediatamente. Mas Basílio fez com que um agente imperial o obrigasse a provar, assinando seu nome numa folha em branco. Trifão assinou o papel e Basílio enviou-o imediatamente ao palácio imperial, onde os secretários do imperador escreveram uma carta de renúncia no espaço do papel onde o patriarca havia assinado.

Quando ele descobriu que fora enganado, já era tarde demais, pois Teofilacto já tinha sido proclamado patriarca e Trifão foi obrigado a se retirar para um mosteiro, onde ele morreria três meses depois.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Trifão de Constantinopla
(deposto)

(928 - 931)
Precedido por: Cruz ortodoxa.png
Lista dos patriarcas ecumênicos de Constantinopla
Sucedido por:
Estevão II 91.º Teofilacto


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Trifon (em grego). Site do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Página visitada em 23/07/2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.