Trimúrti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brama, Xiva e Vixnu.
Trimurti
Trimurti

Trimúrti (em sânscrito: Trimurti, lit. "três formas") é a parte manifesta tripla da divindade suprema, além das representações do Brâman, fazendo-se tripla no intuito de liderar os diferentes estados do universo. A trimúrti é composta pelos três principais deuses do hinduismo: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição.

O conceito de trimúrti desenvolveu-se na época do chamado período purânico. Embora Vixnu e Xiva atraiam fortes cultos e adorações, respectivamente o vixnuísmo e o xivaísmo Brama tende a arrastar-se para um plano absoluto, como um Deus criador. Freqüentemente, a trimúrti é retratada como uma figura de três cabeças, devido a uma encarnação dela em Dattatreya.

Xiva é passível de ser visto de duas formas a primeira é como seus seguidores o veem, sendo ele o próprio Trimurti, assim Ele é responsável pela criação, conservação e destruição, encarando Brama como o Adhimurti ou forma primordial, Vixnu como o Dvamurti ou forma presencial e Xiva como o Trimurti, sendo que a divindade alcança o "status" de trimúrti somente quando alcança Xiva, logo Ele é o único verdadeiramente Trimurti. A segunda forma é delineada de maneira mais geral para que seja cabível em todo o complexo hindu, nesse caso Xiva se aprensenta como terceira pessoa o destruidor ou renovador. E claro que não há renovação sem criação nesse caso as três pessoas estão sempre manifestadas juntamente.

Diferença para a trindade cristã

Brâman, o Absoluto, é incognoscível pelo homem. Como um ser limitado, o ser humano somente percebe três aspectos de Brahman, que são: Brama, o Criador, Vixnu, o Preservador e Xiva, o Destruidor.

O conceito da trimúrti difere, como se vê, do conceito da Santíssima Trindade cristã e, na forma representativa mais análoga à doutrina da Santíssima Trindade remonta ao século VI por influxo de monges nestorianos que se radicaram na Índia no início desse século.[1]

Referências

  1. Dittakavi Subrahmanya Sarma - Hinduism through the ages, p. 215.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.