Sicília

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Trinacria)
Ir para: navegação, pesquisa
Região Autônoma Siciliana
Regione Autonoma Siciliana
Bandeira da Sicília Brasão da Sicília
Bandeira Brasão
ItalySicily.png
Língua oficial italiano
Outras línguas: siciliano, arbëreshë, dialetos galo-itálicos da Sicilia e grego
Capital
e maior cidade
Palermo
Presidente Rosario Crocetta
Área: 25 708 km²
População: 5 098 034 (1998)
Densidade populacional: 198 hab/km²
Data regional: 15 de maio de 1946
(estatuto de autonomia)
Hino Madreterra (oficial)
Sicilia patria mia (não oficial)
Fronteiras É uma ilha, por isso não tem fronteiras terrestres

A Sicília (em italiano e siciliano Sicilia) é uma região autônoma com estatuto especial da Itália meridional com 25 710 km² e 5,1 milhões de habitantes, cuja capital é Palermo[1] [2] [3] , que com 1.2 milhão de habitantes, é a quinta maior cidade italiana. É completamente circundada pelo mar Mediterrâneo, sendo sua maior ilha em extensão e população.

Administração[editar | editar código-fonte]

Províncias da Sicília

Esta região é composta das seguintes províncias:

Línguas[editar | editar código-fonte]

A língua oficial falada na Sicília é o italiano, mas praticamente todos os sicilianos são bilíngues, pois também falam o siciliano (u sicilianu), que é falado também na Calábria meridional e na zona do Salento (Puglia).

Minorias linguísticas da região são o arbëreshë, falado na província de Palermo; os dialetos galo-itálicos sicilianos, falados principalmente nas províncias de Enna e Messina; e o grego, na cidade de Messina.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Esta região, reconhecida unanimemente uma das mais completas e fascinantes de toda a Itália, é visitada anualmente por milhões de pessoas provenientes de todas as partes do mundo.

As suas cores, os seus sabores, os aromas de seus vales e os perfumes que se irradiam das costas contribuíram para perpetuar nos séculos o fascínio de uma terra às vezes dura, mas igualmente rica de possibilidades. Para esta terra – pela aspereza que distingue quem a vive e trabalha – foi cunhado um termo, pelos homens de arte e de cultura: sicilianidade (sicilianità).

O turismo é uma atividade em crescimento, favorecida pela presença sobre o território de numerosos sítios arqueológicos e de belezas naturais que, como nos casos de Taormina e Cefalù, suscitam o interesse dos visitantes.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O Templo da Concórdia em Agrigento.[1] [2] [3]

A Sicília é a principal ilha do mar Mediterrâneo, mas geologicamente pertence à mesma placa tectônica da península Itálica, e orograficamente é uma região dos Apeninos como muitas outras regiões italianas. Compreende, na região homônima, também diversas ilhas menores, como as ilhas Eólias (Lípari), as ilhas Égadi e as ilhas Pelágias.[1] [2] [3]

O arquipélago onde se encontra a ilha de Malta é só geograficamente parte integrante da Sicília. Malta, por outro lado, esteve unida à Sicília (também politicamente) até 1798 quando foi ocupada (por cerca de dois anos) por Napoleão Bonaparte.[1] [2] [3]

A Sicília é separada do continente e da Itália peninsular pelo estreito de Messina, de somente três quilômetros, onde se encontra, com seu magnífico porto natural, a cidade de Messina.[1] [2] [3] O comune de Messina é a seu modo associada e ao comune de Reggio Calabria, na região adjacente, a única região com a qual limita-se, a Calábria, formando a seu modo uma área metropolitana integrada do Estreito.

A própria região e também as ilhas circundantes têm intensa atividade vulcânica. Os vulcões principais são: Etna, Stromboli e Vulcano.[1] [2] [3]

De forma triangular, a Sicília tinha na antiguidade o nome de Trinacria. As costas setentrionais, altas e rochosas, se lançam sobre o mar Tirreno com recortes como os golfos de Castellammare del Golfo, de Palermo, de Termini Imerese, de Milazzo e muitos outros menores que contém amplas praias cobertas de finíssima areia.

Sicília - note-se o vulcão Etna: o ponto branco na península a nordeste

A oeste a costa jônica é mais recortada em direção ao sul, enquanto o litoral meridional – de frente à África – é arenoso, mas geralmente uniforme. O relevo é variado e, enquanto na Sicília oriental se pode reconhecer, nos montes Peloritanos, montes Nébrodi e Madonias, a continuação Apeninos da Calábria, a Sicília central e ocidental ostenta maciços isolados. Mais ao centro estão os Montes Erei, sobre os quais se encontra, a 948 metros de altura, a cidade de Enna.[1] [2] [3]

A oeste surgem outros montes de altura variável, como os Sicanos, cujo pico mais alto é o monte Camarata de 1580 metros, e os montes que circulam a Bacia de Ouro, a planície onde, defronte ao mar, se estende Palermo, a capital desta região.

A leste se ergue, visível do estreito de Messina, o cume do Aspromonte, o cume nevado do vulcão Etna, com 3.274 metros. Com suas frequentes erupções, o Etna recobriu o território circundante com sua lava negra que produziu a planície que se estende até o mar, a planície de Catânia, uma das províncias da região, ao longo do litoral.

Os rios sicilianos são todos de porte e extensão limitados. Desembocam no mar Jônico o rio Simeto e o rio Alcântara, ao longo da costa meridional, o rio Imera, o rio Platini e o rio Belice.[1] [2] [3]

História[editar | editar código-fonte]

A Sicília, devido à sua posição geográfica, sempre teve um papel de importância nos eventos históricos que tiveram como protagonistas os povos do Mediterrâneo.

A vizinhança de múltiplas civilizações enriqueceu a Sicília de assentamentos urbanos, de monumentos e de vestígios do passado que fazem da região um dos lugares privilegiados onde a história pode ser revista através das imagens dos sinais que o tempo não apagou.

A Sicília também foi disputada na guerra entre Roma e Cartago, na qual essas duas potências queriam o domínio sobre o comércio no Mediterrâneo. Roma saiu vitoriosa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f g h Statistiche demografiche ISTAT (em italiano) Dato istat.
  2. a b c d e f g h Popolazione residente al 31 dicembre 2010 (em italiano) Dato istat.
  3. a b c d e f g h Istituto Nazionale di Statistica (em italiano) Statistiche I.Stat.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sicília


Europa | Itália | Sicília
Agrigento | Caltanissetta | Catania | Enna | Messina | Palermo | Ragusa | Siracusa | Trapani
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.