Trio (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Trio é um álbum das cantoras estadunidenses Emmylou Harris, Dolly Parton e Linda Ronstadt, lançado em 1987.

Amigas de longa data, elas já haviam colaborado com vocais nos discos umas das outras; já haviam também tentado gravar um álbum juntas na década anterior, mas compromissos profissionais e o fato de pertencerem a diferentes gravadoras abortaram o projeto. Quando todos os problemas foram superados, elas escolheram um forte repertório, que favorece um som mais acústico, de raiz, e belas harmonizações entre as três. Os destaques são uma versão do clássico pop, To Know Him Is to Love Him (Phil Spector), Wildflowers (Dolly Parton), as folclóricas Rosewood Casket e Farther Along e ainda Hobo's Meditation, de Jimmie Rodgers, um dos pais do country.

O produtor George Massenburg arregimentou músicos do calibre de David Lindley, Ry Cooder, Russ Kunkel e Albert Lee (da Hot Band). O álbum alcançou o primeiro lugar na parada country e o sexto na parada geral da Billboard. Todos os compactos lançados se saíram igualmente bem: To Know Him Is to Love Him conquistou o primeiro lugar, Telling Me Lies (Thompson/Cook) foi terceiro, Those Memories of You (Alan O'Bryant), quinto e Wildflowers, sexto. O disco ganhou o prêmio Grammy de Melhor Performance Vocal Country Por Dupla ou Grupo e o de Álbum do Ano da Academy of Country Music.

Esta não foi a única vez que elas gravaram juntas. Além de continuarem a colaborar eventualmente entre si, em 1998 as três lançaram o álbum Trio II. No ano seguinte, porém sem poder contar com Dolly Parton, saiu Western Wall: The Tucson Sessions.

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Emmylou Harris é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.