Trirreme

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Trirremes)
Trirremes gregos.

A trirreme (trieres, em grego, trireme em latim) era uma antiga embarcação grega da Antiguidade impelida por remos.[1][2] A origem desse navio de guerra é incerta, a despeito de autores como Tucídides apontarem seu uso desde o século VIII a.C.

Os antigos projetistas de barcos tentaram vários métodos para aumentar a potência dos navios de guerra, inclusive colocar mais homens em cada remo. O projeto mais bem-sucedido era a trirreme: três pavimentos de remadores em cada lado. A trirreme padrão tinha cerca de 36 metros de comprimento por não mais que 5 metros de boca e tripulação de mais de 150 remadores. Tinha velocidade e maneabilidade razoáveis. Os navios cobriam cerca de 180 milhas náuticas a uma velocidade constante de 7,5 nós (13,89 km/h). Sua velocidade de arranque podia chegar a 11,5 nós (21 km/h). Dispunham de velas quadradas, que nem sempre podiam ser utilizadas no impetuoso Mar Mediterrâneo. Eventualmente, podiam ser impelidos por uma vela redonda.

Modelo em madeira de um trirreme grego.

Numa península coalhada por cerca de 3 mil ilhas, o uso de trirremes era intenso e decisivo. Eles eram a maior parte das marinhas do Mediterrâneo a partir de 500 a.C. Esse navio de escravos a remo impulsionou as cidades-estado gregas clássicas e, em particular, Atenas como forças navais. Durante as guerras com a Pérsia, Atenas comandava sozinha mais de 200 desses navios. Foi com trirremes que os gregos obtiveram sua vitória decisiva contra os persas, na Batalha de Salamina.

Contudo em grego existe outra forma de referir às Trirremes, atraves do termo "Kontoros", precedido pelo número de remadores; assim as Trirremes são "Triakontoros" (30 remos).

A mesma lógica se aplica a outra galeras: "Pentekontoros"(50 remos) ou a ""Eikosoros"" (20 remos).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Trirreme». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 6 de maio de 2020 
  2. S.A, Priberam Informática. «trirreme». Dicionário Priberam. Consultado em 14 de abril de 2023 
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Trirreme