Tristan & Isolde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tristan & Isolde
Tristão e Isolda (PT/BR)
 Estados Unidos
2006 • cor • 125 min 
Direção Kevin Reynolds
Roteiro Dean Georgaris
Elenco James Franco
Sophia Myles
Rufus Sewell
Gênero romance
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Tristan & Isolde (br / pt: Tristão e Isolda) é um filme de 2006, dirigido por Kevin Reynolds.

Premissa[editar | editar código-fonte]

Em tempos sombrios, depois da queda do Império Romano, a fraca Grã-Bretanha está dividida em vários clãs que disputam o poder entre si, enquanto a poderosa Irlanda, intocada pelos romanos, domina e manda nas tribos britânicas.

Para reverter a situação, o justo e nobre Marke, líder dos bretões, se encontra com chefes de outros clãs para tentar unir o país, mas acaba por ser atacado e assassinado por Morholt, líder os irlandeses, e seus seguidores. Na tentativa de salvar o jovem Tristão, Marke perde sua mão, mas garante a sobrevivência do jovem que ele criou como se fosse seu parente.

Anos depois, após mais um ataque das forças irlandesas, Tristão resgata seu povo, que havia sido capturado para servir de escravos para o malvado Morholt, que, nesse meio tempo, havia conquistado a mão da Princesa Isolda, com quem prometeu se casar.

Ao tentar tomar de assalto o castelo, Tristão é envenenado pela espada de Morholt, declarado morto por seus companheiros, e colocado em um barco funerário, após uma simbólica cerimônia. Isolda acaba por encontrar o barco e por se apaixonar pelo jovem rapaz, e quando ambos retornam para a Grã-Bretanha, a moça mente sobre seu nome para passar despercebido e poder viver com seu amor.

No entanto, após encontrar sua filha, o Rei Donnchadh, junto do traidor Wictred, decide promover um torneio, prometendo a mão de Isolda em casamento ao vencedor. Tristão enfrenta o desafio e o vence. Sem saber que Isolda é o seu amor, Tristão a oferece a Marke, para promover a união da Grã-Bretanha, mas quando ele a vê, a confusão toma conta de sua cabeça, e ele tem que decidir entre a amizade e lealdade por Marke, e o amor que sente por Isolda. Tristao e Isolda comecam a se encontrar escondidos porem sao descobertos pelos reis Marke e Donnchadh que usa a traição para dar início a uma grande guerra entre os reinos. Após forte batalha na qual Tristão é perdoado por Marke,mas morre, a Bretanha vence. Tristão é enterrado mas Isolda vai sempre a seu túmulo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Tristan & Isolde tem recepção mista por parte da crítica especializada. Com tomatometer de 32% em base de 121 críticas, o Rotten Tomatoes publicou um consenso: “Competente, mas um tanto estático, Tristan & Isolde não atingi o romantismo arrebatador que visa”. Tem 72% de aprovação por parte da audiência, usada para calcular a recepção do público a partir de votos dos usuários do site.[1] Por comparação no Metacritic tem 49% de metascore em base de 30 avaliações profissionais.[2]

Referências

  1. Tristan & Isolde (em inglês) Rotten Tomatoes. Visitado em 24 de abril de 2014.
  2. Tristan & Isolde (em inglês) Metacritic. Visitado em 24 de abril de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]