Trithrinax

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaTrithrinax
Trithrinax campestris

Trithrinax campestris
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Género: Trithrinax
Espécies

Trithrinax é um género botânico pequeno das regiões subtropicais da América do Sul, pertencente à família Arecaceae, e é constituído de poucas espécies, das quais 3 ocorrem no Brasil, ou ocorriam, porque a espécie Trithrinax schizophylla está possivelmente extinta no país, ocorre contudo no Paraguai, Bolívia e norte da Argentina.

Características botânicas do gênero[editar | editar código-fonte]

São plantas de estipe solitário ou cespitoso, desprovido de palmito e coberto pelos remanescentes da base das folhas já caídas, que eventualmente se desprendem deixando um estipe grosseiro e estriado longitudinalmente. A bainha é constituída de tecido fibroso claro terminado em espinhos rígidos. A lâmina foliar é flabeliforme e palmada, de forma quase circular e quase regularmente dividida além da metade do seu diâmetro em numerosos segmentos de uma única dobra, com ápice superficial ou profundamente bífido. A inflorescência é interfoliar, solitária e ramificada, com pedúnculo curto. A origem do nome deste gênero é relacionada com a forma da folha: Thrinax é uma palavra grega que significa tridente ou garfo de três pontas, e portanto, trithrinax significa "três tridentes".[1]

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ocorrência e Habitat das espécies do gênero[editar | editar código-fonte]

Este gênero ocorre no Paraguai, Uruguai, Bolívia, Argentina e Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul).

Referências

  1. Flora Brasileira, Arecaceae (Palmeiras), Lorenzi, 2010
Ícone de esboço Este artigo sobre palmeiras (família Arecaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.