Triumph Motocicletas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Triumph Engineering Co Ltd
Fundação 1885
Sede Hinckley, Leicestershire,  Reino Unido
Sucessora(s) Triumph Motorcycles Ltd

Triumph Motocicletas é uma empresa britânica que fabrica motocicletas. Uma nova empresa denominada Hinckley assumiu o nome dos direitos após o colapso da companhia na década de 1980.

História[editar | editar código-fonte]

A marca britânica de motocicletas Triumph é uma das mais tradicionais no mundo das duas rodas. A empresa, que comemorou seu centenário em 2002, tem atividades em outros 12 países – Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, Itália, Alemanha, Japão, Suíça, Suécia, França, Bélgica, Holanda e Japão – e comercializa cerca de 36 mil unidades por ano. Apesar de ter celebrado 100 anos em 2002, a Triumph é mais antiga. A marca nasceu na última década do Século XIX, após a ida do alemão Siegfried Bettmann para a Inglaterra. O empresário, que até então comercializava máquinas de costura, ficou impressionado com o aumento da frota de bicicletas naquele país e resolveu entrar no novo negócio. Bettmann deu o nome de Triumph às bicicletas que vendia, por ser um nome de fácil assimilação em toda a Europa. A primeira motocicleta saiu da linha de montagem da Triumph, em Conventry (Inglaterra), no ano de 1902 – data de partida para a contagem do centenário - e recebeu a nomenclatura de “N°1”. O veículo de duas rodas nada mais era que uma bicicleta com estrutura reforçada, equipada com um motor de combustão interna do fabricante belga Minerva, com 2,25 hp de potência, que ficava alocado na parte dianteira do quadro.

A Triumph ganhou popularidade rapidamente por um motivo: em pleno Fordismo, enquanto os engenheiros de outros fabricantes se preocupavam com a produção em larga escala, Mauritz Schulte, que era responsável pela engenharia da marca, procurava aprimorar e desenvolver novos mecanismos para as motocicletas. Essa política, em poucos anos, possibilitou o lançamento de outros modelos de excelente qualidade e tecnologias modernas para a época, como a partida a pedal. durante a 1ª Guerra Mundial, o governo da Inglaterra designou à Triumph a missão de equipar o exército britânico. As motocicletas da marca eram utilizadas para levar os soldados ao fronte de batalha.

O último acontecimento relevante nos anos 10 foi o rompimento entre Schulte e Bettmann, que ocorreu porque o fundador da marca queria diversificar a gama de produtos e acelerar o ritmo da linha de produção, algo que ia contra os princípios do engenheiro. Nesse período de sua história, a Triumph passou a fabricar até mesmo automóveis, o que dividiu a empresa em Triumph Motor Co. (automóveis) e Triumph Cycle Co. (duas rodas). Devido à Grande Depressão, os anos 20 foram muito difíceis para a Triumph. Por esse motivo, a marca começou a produzir motocicletas “populares”, como a Modelo P, que tinha 494 cilindradas e custava apenas 42 libras. Foram comercializadas 20 mil unidades desse modelo. Só como comparação, a Type SD, top de linha da marca, saía na época por 83 libras. Em 1937, sob o comando de Jack Sangster, a divisão de motocicletas lançou um modelo que se tornaria um ícone anos depois: a Speed Twin, conhecida também como Tiger 100. Esta motocicleta atingia 160 km/h, fato que a Honda, por exemplo, só iria conseguir em 1969, com a CB 750.

moto[editar | editar código-fonte]

Motos[editar | editar código-fonte]

ADVENTURE[editar | editar código-fonte]

NEW TIGER 800 - Qualquer que seja o caminho, qualquer que seja a distância, seja qual for o desafio, as novas Tigers 800 foram construídas para se sobressair. Apresentando uma série de tecnologias focadas no piloto, como o controle de tração e ABS comutável, as novas Tigers são mais potentes e possuem maior eficiência no uso de combustível com seu motor triplo de 95cv. Entregando um fluxo contínuo de torque em todas as faixas rotação, a Tiger 800 é perfeitamente adequada para você percorrer longas distâncias, afinal ela foi preparada para enfrentar qualquer desafio. O motor de 800cc, de última geração, apresenta agora um sistema ride-by-wire de aceleração que fornece mais suavidade na entrega de potência, melhor resposta e menor emissão. O resultado é uma melhoria de 17% na eficácia de combustível que, juntamente com o tanque de combustível de capacidade para 19l permitem maior autonomia. Disponível em duas versões, uma com um perfil de pilotagem mais Touring, a XRx, e outra com um perfil mais Off-Road, a XCx, há uma Tiger 800 para cada estilo. Nós também introduzimos novos equipamentos de série em ambas as motocicletas, como o Cruise Control e a adição de modos de pilotagem para enfrentar qualquer terreno.

TIGER 800 XCx - O espírito de aventura não está apenas vivo. Ele está presente em cada um dos componentes da nova Tiger 800 XCx. Totalmente equipada para longas aventuras com tecnologia que acrescenta uma melhor dirigibilidade e abre novos horizontes, essa é a Tiger elevando o nível. Selecionando um dos três diferentes modos de pilotagem, ROAD, OFF-ROAD e modo RIDER ajustável, você pode configurar o seu mapa do acelerador preferido, ABS e controle de tração para uma aventura completamente personalizada e emocionante. O Computador de Bordo e o controle de velocidade cruizeiro permitem-lhe acumular km com total confiança. A alma off -road dessa moto é enfatizada pela pacote de acessórios Adventure que ela possui, incluindo protetores de manoplas, protetor de cárter em alumínio, cavalete central e barras de proteção do motor.

TIGER 800 XRx - Combinamos um excelente motor Triumph de três cilindros e um chassi robusto para trazer-lhe a resistência, a praticidade no dia a dia e excepcionais competências de passeio da Tiger 800. O motor for projetado para oferecer um torque preciso.

TIGER EXPLORER ABS - Às vezes você precisa de uma motocicleta que faz de tudo - perfeitamente versátil. Um dia você precisa fazer um passeio a dois. No outro, ir de casa para o trabalho sozinho. Às vezes você só quer uma moto esportiva fora-de-estrada para se divertir. A Tiger Sport cumpre muitos papéis nos dias de hoje, conforme a exigência e o perfil dos seus usuários. A moto é totalmente nova do tanque de combustível para trás e tudo o que você pode ver mudou em relação ao modelo anterior. Como resultado, a Tiger Sport foi melhorada em todos os sentidos. O modelo ganhou melhor desempenho, melhor dirigibilidade e melhor ergonomia para o piloto e também para o passageiro. Sua capacidade para transportar carga aumentou. Por isso, a Tiger Sport é uma motocicleta mais versátil, com um visual mais compacto e uma qualidade de construção incomparável.

TIGER EXPLORER XC ABS - Por pertencer à tradicional linha Tiger da Triumph, o modelo foi desenvolvido com foco especial na aventura. Explorar novos caminhos, conhecer outros países e não parar só porque a estrada acabou – é esta a proposta principal da Tiger Explorer XC. Mas nós criamos a motocicleta para todos os motociclistas que um modelo confiável, robusto, confortável nas longas viagens, equipado com um motor potente e com muito torque, com grande autonomia de combustível e, ainda, fácil de pilotar. E não só isso. Também acrescentamos a esta motocicleta um pacote sofisticado de acessórios e equipamentos, como o sistema de freios ABS, o controle de tração e o piloto automático.

TIGER SPORT ABS - Às vezes você precisa de uma motocicleta que faz de tudo - perfeitamente versátil. Um dia você precisa fazer um passeio a dois. No outro, ir de casa para o trabalho sozinho. Às vezes você só quer uma moto esportiva fora-de-estrada para se divertir. A Tiger Sport cumpre muitos papéis nos dias de hoje, conforme a exigência e o perfil dos seus usuários. A moto é totalmente nova do tanque de combustível para trás e tudo o que você pode ver mudou em relação ao modelo anterior. Como resultado, a Tiger Sport foi melhorada em todos os sentidos. O modelo ganhou melhor desempenho, melhor dirigibilidade e melhor ergonomia para o piloto e também para o passageiro. Sua capacidade para transportar carga aumentou. Por isso, a Tiger Sport é uma motocicleta mais versátil, com um visual mais compacto e uma qualidade de construção incomparável. É uma moto ótima para a pilotagem esportiva, para passeios descompromissados e também para o uso frequente no dia a dia, oferecendo sempre conforto, segurança e facilidade de pilotagem.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

Em homenagem ao ator Steve McQueen, a empresa lançou a moto Steve McQueen Edition baseada na Triumph Bonneville T100 com o design TR6 Trophy, moto esta fabricada na década de 1960. O ator ajudou a consolidar a marca, utilizando uma no filme "The Great Escape" de 1963[1] [2] [3] .

Fábrica no Brasil[editar | editar código-fonte]

Em 2012 a fabricante anunciou que se instalará na Zona Franca de Manaus para a fabricação dos modelos Triumph Bonneville T100 e a Triumph Tiger 800.[4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]