Tronco (anatomia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde abril de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
A imagem 1219 da Anatomia de Gray ilustra o tronco.

Em anatomia, o tronco ou torso é a parte central do corpo de vários animais (incluindo o ser humano), de onde se projetam a cabeça e os membros (superiores e inferiores ou, nos quadrúpedes, anteriores e posteriores).

Está subdividido na caixa torácica (ou, ainda, tórax) e no abdómen. Estas duas partes (que internamente são a cavidade torácica e a cavidade abdominal) estão separadas por um músculo em forma de abóbada - o diafragma.

O tórax é a parte superior (ou anterior) do tronco, indo da base do pescoço até ao diafragma. A cavidade torácica alberga a maior parte do sistema respiratório e o coração, protegidos por uma armação óssea que liga o esterno à coluna vertebral através das costelas. Esta estrutura é modificada durante os movimentos respiratórios graças à ação dos músculos intercostais e do diafragma.

O abdómen, ou seja, a parte inferior (anterior) do tronco, abaixo ou atrás do diafragma, alberga os órgãos do sistema digestivo, do sistema urinário e, especialmente no caso das mulheres, os órgãos sexuais internos. Ao contrário da caixa torácica, o abdómen não tem uma estrutura óssea, mas os órgãos dos sistemas referidos são protegidos por um complexo de tecidos, entre os quais o mais importante é o peritoneu e várias camadas de músculos.