Tropas Aerotransportadas da Federação Russa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tropas Aerotransportadas da Federação Russa (VDV)
Insígnia da VDV, ostentada no terço superior da manga esquerda do uniforme
País  Rússia
Força Força Aerotransportada
Efetivo 35.000 militares
Estrutura Ministério da Defesa
Centro de Comando Moscou, Distrito Federal Central
Patrono Coronel-General Vasiliy Margelov (tio Vasya)
Lema "Ninguém, exceto nós!"
Hino Sineva
Batalhas Hill 3234, Hill 776 (Ulus-Kert)
Comandante Supremo Presidente Vladimir Putin
Comandante Coronel-General Aleksander Kolmakov
Bandeira Flag of the Russian Airborne Troops.svg Estandarte histórico da VDV
Insígnia RAT great emblem.png Brasão Maior
Website [1][2][3][4]

As Tropas Aerotransportadas da Federação Russa ou VDV (em russo: Vozdushno-Desantnye Vojska / VDV; cirílico: Воздушно-десантные войска / ВДВ) constituem um corpo de exército paraquedista de elite com status de força singular subordinada diretamente ao Comando Supremo das Forças Armadas da Federação Russa.

Historicamente foram os primeiros paraquedistas militares que se tem notícia, cujo primeiro salto operacional data dos idos de 1929. O auge da VDV ocorreu durante a era soviética quando esta chegou a possuir oito divisões com efetivos profissionais estimados em cerca de 60.000 militares. Após o colapso soviético, muitas Organizações Militares da VDV espalhadas pelo território da então URSS foram nacionalizadas e assim as ex-repúblicas soviéticas recém-independentes passaram a constituir pequenas tropas paraquedistas subordinadas aos seus novos exércitos. A Federação Russa, por sua vez, herdou a maior parte das instalações, material bélico, pessoal militar, equipamentos, viaturas e aeronaves pertencentes à VDV original soviética. Coube à nova Rússia a difícil tarefa de redimensionar sua Força Aerotransportada de forma a preservar a reputação daquela que sempre esteve entre as mais confiáveis e implacáveis tropas do antigo Exército Vermelho.

Onde houver um conflito que envolva os interesses da mãe Rússia, o Corpo Paraquedista de Elite Vozdushno-Desantnye (VDV) será sempre a ponta de lança em qualquer operação ofensiva.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Tropas Aerotransportadas da Federação Russa
Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.