Trouble with the Curve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Trouble with the Curve
As Voltas da Vida (PT)
Curvas da Vida (BR)
Pôster oficial do filme.
 Estados Unidos
2012 • cor • 111 min 
Direção Robert Lorenz
Produção Clint Eastwood
Robert Lorenz
Michele Weisler
Roteiro Randy Brown
Elenco Clint Eastwood
Amy Adams
Justin Timberlake
Matthew Lillard
John Goodman
Gênero Drama, Comédia
Idioma Inglês
Música Marco Beltrami[1]
Cinematografia Tom Stern
Edição Joel Cox
Gary D. Roach
Estúdio Malpaso Productions
Distribuição Warner Bros
Receita $34,660,227[2]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Trouble with the Curve (no Brasil: Curvas da Vida e em Portugal: As Voltas da Vida)[3] é um filme de drama norte-americano, dirigido por Robert Lorenz e escrito por Randy Brown e estrelado por Clint Eastwood, Amy Adams, Justin Timberlake, Matthew Lillard e John Goodman.

O filme gira em torno de Gus Lobel um olheiro veterano que confia apenas em sua experiência de anos na função, desprezando por completo as engenhocas oferecidas pela modernidade. As filmagens começaram em março de 2012, e o filme foi lançado em 21 de setembro de 2012 nos Estados Unidos, 22 de novembro em Portugal,[4] e em 23 de novembro no Brasil.[5]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Gus Lobel (Clint Eastwood) é um olheiro de baseball, ele não gosta de trabalhar usando muitas tecnologias e apostam todas as fichas em seu feeling[desambiguação necessária] sobre os jogadores. Restando apenas três meses para o fim de seu contrato, ele começa a ter problemas de visão devido a um glaucoma. Com medo, ele esconde a doença de seus amigos, Gus é enviado para analisar Bo Gentry (Joe Massingill), um promissor rebatedor que pode ser a escolha de sua equipe no próximo draft.

Mas logo depois começa desconfiar que há algo errado com o velho amigo, Pete Klein (John Goodman) pede à filha dele, Mickey (Amy Adams), que o acompanhe na viagem. Mickey trabalha como advogada e está prestes a se tornar sócia na empresa em que trabalha, mas passa por cima dos compromissos profissionais para acompanhar o pai, apesar deles terem um relacionamento problemático. Juntos, eles avaliam o potencial de Gentry e encontram Johnny Flanagan (Justin Timberlake), que foi um jogador de baseball, mais está aposentado, e que agora se tornou olheiro de uma equipe.[6]

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Clint Eastwood pretendia fazer de Gran Torino seu último trabalho como ator, mas logo depois aceitou o convite para estrelar o filme em solidariedade a Robert Lorenz, que faz sua estreia na direção. Lorenz é sócio de Clint no estúdio Malpaso Productions. Ele participou como assistente de direção ou diretor de segunda unidade de vários dos longas de Eastwood.[13]

Para interpretar a filha do personagem de Clint Eastwood, os nomes de Sandra Bullock, Reese Witherspoon e Amy Adams foram cotadas para o papel, Bullock declinou o convite por estar envolvida em outro projeto.[14] Em negociações, finalmente, o papel é dado a Amy Adams, três vezes indicada para o Oscar por suas atuações em Junebug, Dúvida e o mais recente The Fighter.[15]

Justin Timberlake em uma entrevista ao site ET Online, afirmou que Amy Adams salvou sua vida por meio de respiração boca a boca, durante as gravações do filme Trouble with the Curve.[16]

Cquote1.svg Nós filmamos esta cena nas montanhas Blue Ridge, e a água estava abaixo de 10 graus. Eu estava congelando. Amy, na verdade, salvou minha vida. Sem eu perceber, estava ficando azul e não conseguia processar um pensamento. Portanto, ela salvou minha vida. Eu devo minha vida a ela. Cquote2.svg
Justin Timberlake[17]

Recepção[editar | editar código-fonte]

O critico brasileiro Francisco Russo do website AdoroCinema deu 2.5 de 5.0 estrelas para classificar o filme, segundo ele Trouble with the Curve é "um filme ingênuo, por apostar em simplificações e estereótipos batidos, que conta com um elenco bem superior à história oferecida ao espectador. Mediano". O crítico relatou que o que acaba segurando o filme é o carisma de cada integrante do elenco. Sobre Justin Timberlake, relata que cumpre sua função de forma convincente, sem brilhar nem comprometer.[18]

Trouble with the Curve recebeu críticas mistas. O website que agrega várias críticas, e um dos mais conhecido do gênero, Rotten Tomatoes informou que 55% dos críticos deram resenhas positivas ao filme, baseado em 129 opiniões, com avaliação média de 5,7 em 10. O consenso diz: "Embora o filme seja previsível e certa dramaticidade, Trouble with the Curve se beneficiam com o carisma grisalho de Clint Eastwood e sua química fácil com uma encantadora Amy Adams".[19] No Metacritic, que atribui uma avaliação normalizada em 100 opiniões dos críticos, o filme recebeu uma média de classificação de 59, baseado em 30 publicações dos críticos, indicando "críticas mistas ou médias".[20]

Referências

  1. ‘Trouble with the Curve’ to Feature Music by Marco Beltrami (em Inglês). FILM MUSIC REPORTER (16 de julho de 2012). Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  2. Os números de bilheterias, a cada semana, para o filme Curvas da Vida. AdoroCinema. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  3. Pôster de Portugal - As Voltas da Vida - Trouble with the Curve. Cinema Sapo PT. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  4. As Voltas da Vida - Lançamento. CineMax. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  5. Agenda de estreias no Brasil - sexta-feira, 23 de novembro de 2012. AdoroCinema (22 de novembro de 2012). Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  6. Amanda Crum (27 de julho de 2012). Clint Eastwood: How Justin Timberlake Got On His Bad Side (em Inglês). WebProNews. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  7. Luciana Carvalho (23 de novembro de 2012). Clint Eastwood faz novo papel de durão em “Curvas da Vida”. Exame. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  8. a b Francisco Russo. Curvas da Vida : Elenco, atores, equipe técnica, diretores. AdoroCinema. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  9. a b UOL Cinema (2 de outubro de 2012). Justin Timberlake e Amy Adams comentam "Curvas da Vida". Portal UOL. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  10. Cleide Klock (23 de novembro de 2012). "Tentei fazê-lo rir", diz Amy Adams sobre contracenar com Eastwood. Terra Networks. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  11. Matthew Lillard em Curvas da Vida: Foto do filme 1 de 9. AdoroCinema (25 setembro 2012). Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  12. Curvas da Vida - Retorno de Clint Eastwood como ator não empolga. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  13. Você Sabia? - AdoroCinema. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  14. Matheus Bonez (21 de novembro de 2012). Curvas da Vida. Papo de Cinema. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  15. Título não preenchido, favor adicionar. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  16. Redação. Justin Timberlake diz que Amy Adams salvou sua vida durante gravação de filme. Portal UOL, Virgula. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  17. Justin Timberlake quase morre afogado. Fofoki. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  18. Francisco Russo (23 de novembro de 2012). Curvas da Vida: Criticas AdoroCinema. AdoroCinema. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  19. Trouble with the Curve (2012). Rotten Tomatoes. Página visitada em 24 de novembro de 2012.
  20. Trouble with the Curve (em Inglês). Metacritic (21 de setembro de 2012). Página visitada em 24 de novembro de 2012.