Truc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde agosto de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Réplica de um baralho espanhol impresso em Valência, em 1778, do Museu Fournier, Álava, Espanha.

O Truc é um jogo de cartas jogado em Valência, na Espanha.

Utiliza-se um baralho espanhol de 22 cartas, já que todos os noves, oitos, figuras (reis, cavalos e damas), dois, ases de copas e de ouros e curingas são removidos.

É similar ao Truco Cego, excluindo-se estas cartas, e por padrão não tendo a chamada "Flor", elemento azaroso presente no truco cego.Mas pode-se jogar com flor, que é quando se tem três cartas de mesmo naipe. Porém, o padrão é jogar sem ela.

Propostas[editar | editar código-fonte]

Seguem as mesmas do truco cego. Truco/Retruco/Vale-quatro/Joc-Fora

OBS:. Joc-Fora, se for aceito, vale a partida toda (não é um "falta" truco). Se não for aceito, 4 tentos do vale-quatro.

Envido: As mesmas, envido e falta envido. Não há real envido. Pode-se chamar Tentos Envidos, e falar a quantidade que se quer envidar. Exemplo: três tentos envido, se aceite vale o expresso em primeiro lugar, senão é um tento. Caso o jogador tenha três cartas de mesmo naipe, e jogar sem flor(combinado entre os jogadores previamente), poderá somar as duas cartas mais altas para o envido. Exemplo: 3 de bastos, 4 de bastos e 5 de bastos dá 20+5+4=29 de envido. Abaixo mostra-se a sequência de cartas para o truco, em ordem decrescente:

Sequência[editar | editar código-fonte]

  1. ás de espadas,
  2. ás de bastos,
  3. sete de espadas,
  4. sete de ouros,
  5. todos os 3,
  6. setes de bastos e de copas,
  7. todos os 6,
  8. todos os 5,
  9. todos os 4.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]