TrueCrypt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
TrueCrypt
Desenvolvedor TrueCrypt Foundation
Lançamento 2 de fevereiro de 2004
Versão estável 7.2 (28 de maio de 2014; há 29 semanas e 4 dias)
Escrito em C++, C e Assembly
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Criptografia de dados
Licença TrueCrypt Collective License[1]
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Página oficial http://www.truecrypt.org/

TrueCrypt é um aplicativo descontinuado de código aberto para Windows, Mac e Linux, usado para criar discos criptografados que podem ser montados como unidades virtuais. Esta aplicação era capaz de criar discos virtuais encriptados (mesmo em Flashdrives USB) como se de um disco real se tratasse. Podia encriptar uma partição do seu disco rígido ou um outro dispositivo de armazenamento como um flash drive USB.

Encriptava automaticamente em tempo real (on-the-fly) de uma forma "transparente". Possibilitava dois níveis de proteção. Caso seja obrigado a revelar a senha, haveria uma segunda proteção na qual o cesso aos dados estará preservado.

Em 28 de maio de 2014, o website oficial do TrueCrypt anunciou que o projeto não seria mais mantido pelos seus desenvolvedores, e recomendou que seus usuários migrassem para outro aplicativo suportado em seu sistema operacional, pois havia brechas de segurança não resolvidas. O site explicitamente recomenda o BitLocker, serviço da Microsoft.

Algoritmos de criptografia[editar | editar código-fonte]

Algoritmos individuais suportados pelo TrueCrypt são AES, Serpent e Twofish. Adicionalmente, cinco diferentes combinações de algoritmos cascata estão disponíveis: AES-Twofish, AES-Twofish-Serpent, Serpent-AES, Serpent-Twofish-AES and Twofish-Serpent. Usa RIPEMD-160, SHA-512 and Whirlpool como funções de hashing.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. TrueCrypt Foundation (2008) TrueCrypt Collective License, "TrueCrypt" (em inglês). Acessado em 2008-mai-25.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]