True Blood (Primeira Temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A primeira temporada da série americana dramática True Blood estreou em 7 de setembro de 2008 e foi concluída em 23 de novembro de 2008. É composta por 12 episódios, cada um rodando cerca de 55 minutos de duração e foi, em grande parte, baseado na novela Dead Until Dark, primeiro volume da coleção The Vampire Mysteries Sul por Charlaine Harris. A história se passa na fictícia cidade de Bon Temps, Louisiana, dois anos após os vampiros "sairem dos caixões", e segue a vida da garçonete telepata Sookie Stackhouse quando ela tenta resolver uma série de assassinatos que parecem ser motivados por um serial-killer motivado pelo o ódio por vampiros.

O canal HBO transmitiu a primeira temporada nas noites de domingo as 21:00 nos Estados Unidos, já no Brasil, a HBO transmitiu a primeira temporada as 22h após poucos meses de sua estréia. A primeira temporada completa foi lançada em DVD e Blu-Ray em 19 de maio de 2009, sendo lançada no final de dezembro no Brasil, inicialmente apenas em DVD pela a Wanner.

Produção[editar | editar código-fonte]

O criador da série, Alan Ball já havia trabalhado com o canal pago HBO no seriado Six Feet Under, que teve cinco temporadas. Em outubro de 2005, depois do fim de Six Feet Under, Ball assinou um contrato de dois anos com a HBO para desenvolver e produzir um novo seriado para o canal. True Blood se tornou o primeiro projecto do acordo, após Ball torna-se familiarizado com Charlaine Harris, a criadora dos livros que inspiraram a série. Tudo começou quando Ball fora a uma consulta odontológica, e estava navegando pela Barnes and Noble e deparou-se com Dead Until Dark, o primeiro volume da série de Harris. Apreciou e leu instantaneamente o primeiro livro, e acabou se interessando em "trazer a visão de Harris para a televisão". No entanto, Harris já tinha duas opções para a adaptação de outros livros. Ele disse que ela o escolheu porque Ball "realmente a convenceu, por sentir que ele entendia seus livros".

O piloto logo foi encomendado, com a direção, roteiro, e produção por Ball, que termina de escolher vários outros roteristas. Os membros do elenco Paquin, Kwanten e Trammell foram anunciados em fevereiro de 2007 e Moyer mais tarde, em abril. O piloto foi filmado no início do verão de 2007 e foi oficialmente escolhido para exibição em Agosto, altura em que Ball já tinha escrito vários outros episódios. A produção sofreu uma perda depois que Brook Kerr, que retratou Tara Thornton no piloto original saira, mas logo fora sendo substituída por Rutina Wesley. Mais dois episódios da série tinham sido filmados antes da greve dos roteristas, encerrando o ciclo de 12 episódio da primeira temporada em 2008. Em setembro, depois de apenas dos dois primeiros episódios da série terem ido ao ar, a HBO encomendou uma segunda temporada de doze episódios da série, com produção programada para começar em janeiro de 2009 para a estréia no verão de 2009.

Ball escreveu e dirigiu o episódio piloto e dirigiu o último episódio da temporada. Ao longo dos episódios novos roteristas e diretores ingressaram: O vencedor de dois Emmy, Scott Winant, John Dahl, Michael Lehmann, Daniel Minahan de The Sopranos, Nick Gomez, Pretty Persuasion, Marcos Siega, Anthony Hemingway e a co- produtora de Six Feet Under, Nancy Oliver.

Nancy Oliver juntou-se com Ball como produtora, repetindo seu trabalho visto em Six Feet Under. Ball escreveu o episódio pela primeira vez com três roteiras, Brian Buckner, Alexander Woo, Raelle Tucker, e Nancy Oliver escreveu e dirigiu o décimo primeiro episódio, marcando assim sua estréia como diretora. Buckner, Tucker e Woo também foram creditados como produtores, Offutt foi editor executivo da primeira temporada.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Anna Paquin interpreta a personagem principal Sookie Stackhouse, uma garçonete com poderes telepáticos. Stephen Moyer desempenha o seu interesse amoroso, no papel do vampiro Bill Compton. Sookie trabalha para Sam Merlotte, interpretado por Sam Trammell, proprietário do Merlotte's Bar e Metamorfo que nutre uma paixão platônica por Sookie. Rutina Wesley interpreta a melhor amiga de Sookie, Tara Thornton, que torna-se bartending no Merlotte's em alguns episódios da temporada. Também trabalha no Merlotte, seu primo Lafayette Reynolds, interpretada por Nelsan Elli, um cozinheiro sem papas na língua, e Arlene Fowler, interpretada por Carrie Preston. Arlene é uma garçonete, divorciada três vezes, com dois filhos que, ao longo da temporada, fica noiva de Rene Lenier, interpretado por Michael Raymond James, um trabalhador de um construtora que parece ser não ser o que é, e amigo de Jason Stackhouse. Ryan Kwanten interpreta Jason Stackhouse, irmão de Sookie, um trabalhador de uma construtora e "mulherengo". As parceiras sexuais de Jason começam a morrer, uma após a outra, tornando-o suspeito de ser um serial killer. Jim Parrack é Hoyt Fortenberry, também amigo e parceiro de trabalho de Jason que admira as habilidades de Jason com as mulheres. Lois Smith interpreta Adele Stackhouse, a avô de Jason e Sookie que tem cuidado deles desde a morte de seus pais. Lizzy Caplan interpreta a namoradade de Jason, Amy Burley, que começa um relacionamento com Jason por causa de um vício comum, causado pelo o consumo de sangue de vampiro, ou "V". Eles seqüestram Eddie Gauthier, interpretado por Stephen Root, para usar seu sangue. Na comunidade vampirica, Alexander Skarsgård é Eric Northman, o xerife da área 5, que inclui Bon Temps, e dono do bar de vampiros Fangtasia. Trabalham para Eric, tanto no bar e em outros negocios, Pam, interpretada por Kristin Bauer, e Chow, interpretado por Patrick Gallagher. O barman Longshadow, interpretado por Raoul Trujillo, é morto por Bill para proteger Sookie. Como punição por matar um vampiro, Bill tem de substituir o vampiro que matou, sendo levado para o Magister, interpretado por Zeljko Ivanek , e forçado a transformar Jessica Hamby, interpretada por Deborah Ann Woll. Jessica é cuidada por Eric, mas quando ele se cansa dela, ele a deixa com Bill. No meio da temporada, a mãe de Tara, Lettie Mae, interpretada por Adina Porter, sofre um exorcismo para se livrar do que ela chama de seus "demônios" - seu vício ao álcool. O exorcismo é administrado por "Miss Jeanette" um apelido de Nancy LeGuare, interpretada por Aisha Hinds. Seguindo seu exorcismo, Lettie Mae expulsa Tara de casa. Tara por sua vez perde o controle de sua vida e é recolhida por Maryann Forrester (que inicialmente se apresenta de Tara como uma espécie de assistente social), interpretada por Michelle Forbes. Enquanto ficar com Mary Ann, Tara encontra "Eggs" Benedict Talley, interpretado por Mehcad Brooks , a quem ela sente uma forte atração.

Outros personagens secundários são Mack e Denise Rattray, o casal que espaca Sookie no primerio episódio, interpretado por James Jean Parques e Karina. Bartlett Hale interpretado por Cheyenne Wilbur, é o tio-avô pedófilo de Sookie. Também merece destaque os vampiros do antigo ninho de Biil, Malcolm, Liam e Diane interpretados respectivamente por Andrew Rothenberg, Shiels Graham e Ellis Aunjanue .

Protagonistas[editar | editar código-fonte]

Ator/atriz Personagem
Anna Paquin
Sookie Stackhouse
Stephen Moyer
Bill Compton
Ryan Kwanten
Jason Stackhouse
Sam Trammell
Sam Merlotte
Alexander Skarsgård
Eric Northman
Rutina Wesley
Tara Thornton

Regulares[editar | editar código-fonte]

Ator/atriz Personagem
Nelsan Ellis
Lafayette Reynolds
Carrie Preston
Arlene Fowler
Jim Parrack
Hoyt Fortenberry
Lois Smith
Adele Hale Stackhouse
Adina Porter
Lettie Mae Thornton
Todd Lowe
Terry Bellefleur

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

Atores que duraram apenas alguns episódios da Primeira Temporada. Alguns atores retornam na próxima temporada com maior destaque, como Jessica, o casal Newlin, e a bacante Maryann.

Ator/atriz Personagem
Michael Raymond James
Rene Lenier
Lizzy Caplan
Amy Burley
Michelle Forbes
Maryann
Mehcad Brooks
Eggs
Anna Camp
Sarah Newlin
Michael McMillian
Steve Newlin
Patrick Gallagher
Chow
Lynn Collins
Dawn Green
Kristin Bauer
Pam
Deborah Ann Woll
Jessica Hamby

História[editar | editar código-fonte]

O mistério principal da primeira temporada está centrado nos assassinatos de mulheres ligadas ao irmão de Sookie, Jason (Ryan Kwanten). Maudette Pickens, Dawn Green e Amy Burley são estrangulados logo após terem relacões sexuais com Jason, levando o detective Bellefleur achar que ele é realmente o assassino, embora o xerife da cidade não suspeita dele. A avó de Sookie e Jason é assassinada pouco tempo depois. No final da temporada é revelado que o noivo de Arlene Fowler, René Lenier, é realmente o assassino, sendo seu nome real Drew Marshall. É impulsionado a matar mulheres chamadas de "fangbangers", que tiveram relações com vampiros. Ele tenta matar Sookie no último episódio, mas esta acaba matando-o com uma pá na cabeça.

A primeira temporada também se concentra na relação de Sookie e Bill, e com relação de Sam com Tara. Bill explica as regras de ser um vampiro a Sookie, depois que ele mata um vampiro para defender Sookie no bar Fangtasia de Eric Nothman, sendo forçado a transformar em vampira uma adolescente chamda Jessica, como punição. Após Maudette e assassinatos Dawn, Jason se torna viciado em sangue de vampiro e tem um relacionamento curto com Amy, que termina quando ela é assassinada por Drew. No final da primeira temporada, Jason junta-se ao a igreja antivampiros a fim de dar um novo rumo a sua vida.

Introdução das Tramas da Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

O conflito internacional entre vampiros e humanos é expandido com introdução de duas personagens menores que se tornam personagens principais na segunda temporada. Michael McMillian é Reverendo Steve Newlin e Anna Camp é sua esposa Sarah. Eles criam a igreja antivampiros Fellowship of the Sun depois da morte do pai de Steve, que foi supostamente morto por vampiros. Um representante da Sociedade do Sol abordagens Jason Stackhouse, enquanto ele está preso no episódio final da temporada. Além da introdução da personagem Maryann nos últimos episódios da primeira temporada, personagem essa que ganha mais destaque na próxima temporada.

Audiência[editar | editar código-fonte]

A audiência da primeira temporada fora razóavel, tanto que no segundo episódio desta, a segunda temporada foi confirmada. O primeiro episódio de True Blood estreou em um modesto 1.440.000 telespectadores, no entanto, no final de Novembro de 2008 , 6,8 milhões por semana estavam a ver o programa, incluído repeticões e a exibição em outros meios. O final da temporada teve audiência de 2,4 milhões de espectadores.

Série #
Temporada #
Título do episódio Direção Escrito Exibição Audiência
1 1 Strange Love Alan Ball Alan Ball Setembro 7 2008 (2008-09-07) 1.4 milhões
2 2 The First Taste Scott Winant Alan Ball Setembro, 14, 2008 (2008-09-14) 1.8 milhões
3 3 Mine John Dahl Alan Ball Setembro 21, 2008 (2008-09-21) 1.82 milhões
4 4 Escape from Dragon House Michael Lehmann Brian Buckner Setembro 28, 2008 (2008-09-28) 1.82 milhões
5 5 Sparks Fly Out Daniel Minahan Alexander Woo Outubro 5, 2008 (2008-10-05) 1.89 milhões
6 6 Cold Ground Nick Gomez Raelle Tucker Outubro 12, 2008 (2008-10-12) 1.96 milhões
7 7 Burning House of Love Marcos Siega Chris Offutt Outubro 19, 2008 (2008-10-19) 2.10 milhões
8 8 The Fourth Man in the Fire Michael Lehmann Alexander Woo Outubro 26, 2008 (2008-10-26) 2.07 milhões
9 9 Plaisir d'Amour Anthony M. Hemingway Brian Buckner Novembro 2, 2008 (2008-11-02) 2.35 milhões
10 10 I Don't Wanna Know Scott Winant Chris Offutt Novembro 9, 2008 (2008-11-09) 2.64 milhões
11 11 To Love is to Bury Nancy Oliver Nancy Oliver Novembro 16, 2008 (2008-11-16) 2.67 milhões
12 12 You'll Be the Death of Me Alan Ball Raelle Tucker Novembro 23, 2008 (2008-11-23) 2.45 milhões

Episódios[editar | editar código-fonte]

# Título Data de Exibição Código de Produção
1 "Strange Love"
Setembro 7, 2008
101
O piloto passa-se depois de dois anos da invenção de um sangue sintético chamado de TruBlood que permitiu os vampiros “saírem do caixão” e se integrarem a sociedade, buscando até diretos iguais aos mortais. A trama centra-se na pequena cidade de Bon Temps, Louisiana, acompanhado a protagonista Sookie Stackhouse, uma garçonete telepata incapaz de controlar sua habilidade, ouvindo os pensamentos de todos que se aproximam. Em uma noite no Merlottes, ela conhece o vampiro de 173 anos, Bill Compton, a quem sente uma grande atração. Mas Bill é imediatamente atraído por Mac e Denise Rattray, um casal de bandidos locais que mais tarde o ataca com prata e tentar drenar seu sangue a fim de vender no mercado negro. Mas Sookie o salva e espanta os Rattrays. Eles conversam e Bill mostra-se igualmente interessados em Sookie, que por sua vez, interessa-se ainda mais, depois que ela descobre que não pode ler seus pensamentos, pois seu cérebro está tecnicamente morto, o que lhe dar um relativo conforto. Enquanto isso, Sookie fala com sua melhor e sem papas na lingua amiga Tara Thornton que é novamente despedida de seu trabalho após discurtir com seu padão. Tempos depois é contratada por Sam Merlotte como uma nova garçonete. Enquanto isso, o irmão de Sookie, Jason Stackhouse tem um relacionamente sexual com uma jovem chamada Maudette Pickens, que gosta de ter sexo violento com vampiros. Ela mostra Jason um vídeo dela com um vampiro careca e tatuado e mais tarde vídeos deles fazendo sexo bruto. No dia seguinte, Jason é preso pelo xerife Bud e Andy Dearborne como sendo o assassinato de Maudette, que foi morta na noite anterior. Avó de Sookie Sookie Adele pergunta a Sookie se ela acha que pode convencer o vampiro Bill falar na reunião Dos Mortos Gloriosos. E no Merlotte's, naquela noite, Bill concorda em encontrá-la no estacionamento depois do trabalho para falar a sós com Sookie. Sookie entra em uma discussão acalorada com Sam e Tara, que acreditam que se envolver com um vampiro poderia ser muito perigoso e Sookie diz a eles para ficarem fora dos problemas de sua vida. Depois do trabalho, Sookie e Sam fazer as pazes, que por sua vez, deixa Sookie sozinha no estacionamento. Sookie é de repente surprendida com pancadas e violentamente atacada pelo Rattrays, que buscam vingança pela a noite anterior.