Trujillo (Peru)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trujillo
  Cidade  
Trujillo
Trujillo
Trujillo
Símbolos
Bandeira de Trujillo
Bandeira
Brasão de armas de Trujillo
Brasão de armas
Gentílico Trujillano/a
Localização
Trujillo está localizado em: Peru
Trujillo
Localização de Trujillo no Peru
Coordenadas 8° 6' 43.2" S 79° 1' 43.68" O
País  Peru
Província Trujillo
História
Fundação 6 de dezembro de 1534
05 de marzo de 1535
Fundador Diego de Almagro
Segunda fundação Francisco Pizarro.
Administração
Alcalde Daniel Marcelo Jacinto (APP)
Características geográficas
Área total 1 100 km²
População total (2012) 799 550[1] hab.
Densidade 824 hab./km²
Altitude 34 m
Fuso horário -5
ZIP code(s) 13001
Sítio Trujillo

Trujillo é uma cidade do Peru, capital do departamento La Libertad e da província de Trujillo. Tem 823 110 habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa do país e a mais populosa do norte peruano. Trujillo possui uma longa história. Nela estão localizados monumentos das culturas chimu e mochica, principalmente. Entre estes destaca a maior cidade de barro do mundo: Chan Chan e Huacas del Sol y de la Luna. A cidade é a segunda área metropolitana mais populosa do Peru.

A nível industrial, é reconhecido como um centro de produção de couro e calçados, bem como um importante polo agroindustrial. A cidade caracterizou-se tradicionalmente pela sua variada atividade comercial a nível regional e nacional, sendo um ponto de passagem obrigatório para o Litoral Norte e com províncias que ligam a Ancash e Cajamarca, uma importância que foi reconhecida desde os tempos coloniais.[2]

A cidade de Trujillo metropolitano tem seu aeroporto internacional que conta com um Terminal "terrapuerto" rodoviário, mas cada empresa prefere usar sua própria rodoviária por motivos políticos.

Entre as personagens mais importantes que nasceram ou passaram deixando alguma contribuição inteletual ou material na historia da cidade destaca-se: César Vallejo, Antenor Orrego, Víctor Raúl Haya de la Torre, Simón Bolivar entre outros.

Elementos de identidade[editar | editar código-fonte]

Capital da Cultura[editar | editar código-fonte]

Trujillo é considerada a "Capital da Cultura do Peru", porque nesta cidade foram formados grandes pensadores e escritores[3] como César Vallejo e Víctor Raúl Haya de la Torre, e também porque a cidade tem tradições importantes como marinera dança, cavalos Paso peruano, caballitos de totora, gastronomia, etc; Nesta cidade era formar o agrupamento cultural chamado "Grupo do Norte", que tem atualmente em Eduardo González Viaña e Gerardo Chávez como sucessores. A cidade também é considerada a capital cultural, pois apresenta importantes festivais no país como Marinera Festival, Primavera Festival, Paso Cavalo e competições, Caballito de Totora, entre outros.

símbolos[editar | editar código-fonte]

  • Escudo
  • Bandeira
  • Hino

História[editar | editar código-fonte]

Arte Mochica Moche, uma cena de sexo oral, uma Felação
Arte Mochica Moche, uma cena de sexo anal

Era pré-colombiana[editar | editar código-fonte]

Civilização Moche[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Moche

A Civilização Moche (ou cultura Mochica, cultura Chimu Precoce, ou Pré-Chimu ou Proto-Chimu) floresceu no norte do Peru entre 100 a. C. e o ano 800, e ao que se sabe, não chegou a constituir um estado ou um império nem a desenvolver qualquer unidade política entre os centros populacionais que abrangia, apesar da grande região e do longo período de sua incidência. Mas a unidade cultural é bem comprovada a partir da iconografia comum expressa na cerâmica pintada e ourivesaria, que demonstra um compartilhamento de usos e costumes, religião, arquitetura e outros aspectos que fazem supor uma unidade lingüística.

Trata-se, pois, da cultura pré-colombiana típica da região dos vales do norte do Peru ocorrida entre os anos 300 a.C. e 1000 na qual, o aumento da complexidade na elaboração da cerâmica e na produção de peças de metais, notadamente ourivesaria, mais a evolução arquitetônica dos sítios urbanos, com introdução de novas técnicas construtivas, permite dividi-la em cinco períodos.

Período colonial[editar | editar código-fonte]

Fundação[editar | editar código-fonte]

Trujillo foi uma das primeiras cidades fundadas pelos conquistadores espanhóis na América. Em 6 de dezembro de 1534, Diego de Almagro preferiu fundar a cidade, em homenagem à cidade natal de Francisco Pizarro, Trujillo, na Extremadura.

Independência[editar | editar código-fonte]

Trujillo foi a primeira cidade no Peru, que alcançou a independência do governo espanhol. Em Trujillo, a independência foi proclamada em 29 de dezembro de 1820 pelo Marquês de Torre Tagle.

Monumento à Liberdade, escultura de Edmund Moeller na praça principal de Trujillo.

Período republicano[editar | editar código-fonte]

Cidade Sustentável[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2010, Trujillo foi a primeira cidade na América Latina e do Caribe, que foi escolhido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para desenvolver o projeto piloto de Trujillo: Cidade Sustentável na plataforma "Cidades Emergentes e Sustentáveis ​​do Banco Interamericano de Desenvolvimento".

vista panorâmica de Trujillo

Turismo[editar | editar código-fonte]

Algumas atrações turísticas na cidade de Trujillo.


Economia[editar | editar código-fonte]

Atualmente, a importância da cidade de Trujillo também se reflete na área econômica, uma importância que tem sido capaz de consolidar e manter, com o centro urbano-industrial de grande importância na Região Norte e um dos maiores do Peru.

Trujillo
Vista da cidade de Trujillo a partir do ar

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Trujillo

Referências

  1. Instituto Nacional de Estadística e Informática, 2012, p. 38
  2. «Informe Económico y Social Región La Libertad» (PDF) 
  3. «(spanish) Programa de city marketing y creación de marca para Trujillo)» (PDF). Consultado em 5 de julho de 2012 
  4. «Ciudades hermanadas» (em Spanish). Ayuntamiento de Trujillo. Consultado em 26 de julho de 2009. Arquivado do original em 12 de dezembro de 2009 
  5. Salt Lake sister cities, Ciudades hermanas de Salt Lake City Arquivado em 12 de março de 2012, no Wayback Machine.. Consultado el 13 de agosto de 2009.
  6. «La hermandad Trujillo-Metepec». Noticiastrujillo. Consultado em 13 de agosto de 2009 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Peru é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.