Truman Capote

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Truman Capote
Truman em 1959
Nome completo Truman Streckfus Persons
(nascimento)
Outros nomes Truman García Capote
Nascimento 30 de setembro de 1924
Nova Orleans, Luisiana
 Estados Unidos
Morte 25 de agosto de 1984 (59 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Progenitores Mãe: Lillie Mae Faulk
Pai: Archulus Persons
Ocupação escritor
Movimento estético jornalismo literário
Assinatura Truman Capote signature.svg

Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans, 30 de setembro de 1924Los Angeles, 25 de agosto de 1984) foi um escritor norte-americano, o qual escreveu vários contos, romances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários. Foi o pioneiro do jornalismo literário, sendo Breakfast at Tiffany's a sua obra mais famosa.[1] [2]

Considerado um dos mais famosos escritores do século XX, Capote teve uma infância marcada pela negliência e conflito dos pais, fatos estes que levaram Truman a ser criado por parentes de sua mãe, em Monroeville (Alabama), Alabama.[2]

Juventude[editar | editar código-fonte]

Truman Capote nasceu Truman Streckfus Persons em Nova Orleans, Louisiana. Era filho de Archulus Persons, um comerciante vigarista, e sua jovem esposa Lillie Mae Faulk. Seus pais se divorciaram quando ele tinha quatro anos, e ele foi mandado para Monroeville, no Alabama, onde cresceu com seus parentes maternos. Uma criança solitária, Capote aprendeu sozinho a ler e escrever antes de entrar na primeira série. Era comum encontrá-lo, aos cinco anos, com um dicionário e um bloco de notas. Ele afirmou ter escrito um livro com nove anos de idade. Aos dez, ele submeteu seu conto Old Mr. Busybody a um concurso infantil patrocinado pela Mobile Press Register. Aos 11, começou a escrever durante três horas continuamente, todos os dias[3] .

Em 1933, Truman mudou-se para Nova Iorque, para viver com sua mãe e seu padrasto Joseph "Joe" Capote, um cubano que trabalhava no ramo têxtil, e que o adotou e o rebatizou de Truman García Capote. Em 1935, ele entrou para a Escola Trinity. Em 1939, os Capote mudam-se para Greenwich, Connecticut, e Truman estuda na Greenwich High School, onde escreve para os dois jornais literários da escola, "The Green Witch" e o jornal da instituição. De volta a Nova Iorque em 1942, Truman se forma na Escola Dwight, uma instituição particular que hoje concede um prêmio anual que leva seu nome. Aos 17 anos, Truman finaliza sua educação formal e começa a trabalhar na The New Yorker[4] .

Entre 1943 e 1946, Capote escreveu uma série de contos, incluindo A Mink of One's Own, Miriam, My Side of the Matter, Preacher's Legend, Shut a Final Door e The Walls are Cold. Essas histórias foram publicadas trimestralmente em revistas conhecidas como a Harper's Bazaar, The Atlantic Monthly, Mademoiselle e The New Yorker.

Other Voices, Other Rooms[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1945, Mademoiselle publica seu conto Miriam, que ganhou o O. Henry Award (melhor conto inédito) em 1946. Na primavera de 1946, Capote foi aceito na Yaddo, a colônia de artistas e escritores de Saratoga Springs, Nova Iorque.

Miriam atraiu a atenção do publicista Bennet Cerf, resultando num contrato com a Random House para escrever uma novela. Com um adiantamento de US$1.500, Capote retornou a Monroeville e iniciou Other Voices, Other Rooms, continuando a trabalhar no manuscrito em Nova Orleans, Saratoga Springs e Carolina do Norte, terminando-a em Nantucket, Massachusetts. Capote descreveu o conto simbólico como "uma explosão poética em emoção altamente suprimida". A novela é uma refração semi-autobiográfica de sua infância no Alabama.

Cquote1.svg Other Voices, Other Rooms foi uma tentativa de exorcizar demônios, uma tentativa inconsciente e totalmente intuitiva, na qual eu não estava ciente, exceto em alguns incidentes e descrições, da existência de qualquer grau autobiográfico. Cquote2.svg
Truman Capote

A história foca um adolescente de 13 anos Joel Knox, que perde a mãe. Joel é mandado para Nova Orleans, para viver com seu pai, que abandonou-o após seu nascimento. Chegando no Aterro do Skully, uma vasta e decadente mansão no Alabama rural, Joel conhece sua carrancuda madrasta Amy, o travesti pervertido Randolph Skully e a rebelde Idabel, uma garota que se torna sua amiga[5] .

Obra[editar | editar código-fonte]

O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Breakfast at Tiffany's (Ao começo do dia ou Bonequinha de Luxo)[6] .

O seu grande sucesso é A Sangue Frio (In Cold Blood) (1966), obra com que inicia um gênero por ele denominado non-fiction novel (ou seja, romance-documento ou romance de não-ficção). Nela reconstrói minuciosamente um fato real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. A história deste livro é relatada no filme Capote, indicado a 5 Oscar. Capote nunca foi premiado pela obra, no entanto, a premiação foi do público em geral, pois sua obra lhe rendeu por volta de dois milhões de dólares e o tornou rico. Mas a história desse assassinato brutal foi sua última obra relevante[7] .

Posteriormente publica Música para Camaleões (Music for Chameleons). Escreve também guiões para filmes, como Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ano Título Notas
aprox. 1943 Travessia de Verão Novela; postumamente publicada 2005
1945 Miriam Conto; publicado em Mademoiselle (revista)
1948 Other Voices, Other Rooms Novela
1949 A Árvore da Noite e outras histórias Reunião de contos
1951 A Harpa de Ervas Noveleta
1952 A Harpa de Ervas Peça
1953 O Diabo Riu por Último Roteiro original
1954 House of Flowers Musical da Broadway
1956 As Musas São Ouvidas Não-ficção
1956 Memória de Natal Conto publicado na Mademoiselle (revista)
1957 O Duque em Seu Domínio Perfil de Marlon Brando publicado na The New Yorker e republicado em Life Stories: Profiles from The New Yorker (2001)
1958 Breakfast at Tiffany's Noveleta
1960 The Innocents Roteiro baseado em A Volta do Parafuso de Henry James; 1962 Edgar Award, de Mystery Writers of America, para Capote e William Archibald pelo Melhor Roteiro de Filme
1963 Selected Writings of Truman Capote Antologia retrospectiva de ficção e não-ficção
1964 Conto publicado na revista Seventeen
1966 In Cold Blood Romance de não-ficção; Segundo Edgar Award (1966) de Capote, por Melhor Livro de Crime Factual
1968 The Thanksgiving Visitor História publicada em livro distribuído
1971 O Grande Gatsby Roteiro baseado no romance de F. Scott Fitzgerald, rejeitado pela Paramount Pictures
1973 Os Cães Ladram Reunião de artigos
1975 Mojave e La Côte Basque, 1965 Contos de Preces Atendidas; publicados na Esquire
1976 Unspoiled Monsters e Kate McCloud Contos de Preces Atendidas; publicados na Esquire
1980 Música para Camaleões Coleção de pequenos trabalhos mesclando ficção e não-ficção
1983 Um Natal História publicada em livro distribuído
1987 Preces Atendidas: O Romance Inacabado Publicado postumamente
1987 A Capote Reader Edição contendo a maioria dos trabalhos menores de Capote, incluindo ficção e não-ficção
2004 20 Contos de Truman Capote Antologia de contos
2004 Too Brief a Treat: The Letters of Truman Capote Editado pelo biógrafo de Capote Gerald Clarke

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Truman Capote - Biography (Page 1). Página visitada em 9 de Fevereiro e 2010.
  2. a b Truman Capote - Biography. Biography.com. Página visitada em 9 de julho e 2012.
  3. Truman Capote - Biography (Page 2). Página visitada em 9 de Fevereiro e 2010.
  4. Truman Capote - Biography (Page 3). Página visitada em 9 de Fevereiro e 2010.
  5. Truman Capote - Other Voices, Other Rooms. Página visitada em 9 de Fevereiro de 2010.
  6. Truman Capote - Breakfast at Tiffany's. Página visitada em 9 de Fevereiro de 2010.
  7. Truman Capote - In Cold Blood. Página visitada em 9 de Fevereiro de 2010.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Truman Capote
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.