Trygve Reenskaug

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Trygve Mikkjel Heyerdahl Reenskaug (nascido em 1930) é um cientista da computação norueguês e professor emérito da Universidade de Oslo. Ele formulou o padrão Model-View-Controller (MVC) ou Modelo-Visão-Controle para o projeto de software Graphic User Interface (GUI) ou Interface Gráfica do Usuário (IGU), em 1979, ao visitar o Centro de Pesquisas de Palo Alto, da Xerox (PARC). Seu primeiro projeto principal de software, "Autokon", produziu um programa CAD/CAM bem sucedido que foi usado pela primeira vez em 1963 e que continuou em uso por estaleiros em todo o mundo, por mais de 30 anos.

Trygve Reenskaug

Reenskaug descreveu seus precoces esforços com o Smalltalk e com os conceitos orientados a objetos, da seguinte forma[1]:

O MVC foi concebido como uma solução geral para o problema dos usuários que controlam um conjunto grande e complexo de dados. A parte mais difícil foi encontrar bons nomes para os diferentes componentes da arquitetura. Model-View-Editor ou Modelo-Visão-Editor foi a primeira escolha. Após longas discussões, particularmente com Adele Goldberg, acabamos nos termos Model-View-Controller ou Modelo-Visão-Controle.

Ele se envolveu, amplamente, na pesquisa de métodos orientados a objetos e desenvolveu a Object Oriented Role Analysis and Modeling (OOram) ou Função de Análise e Modelagem Orientada a Objetos (famOO) e a ferramenta OOram/famOO em 1983. Ele fundou a empresa de tecnologia da informação Taskon, em 1986, que desenvolveu ferramentas baseadas em OOram/famOO. As idéias OOram amadureceram e evoluíram substancialmente no projeto BabyUML que culminou com a criação do paradigma Data, Context, and Interaction (DCI) ou Dados, Contexto e Interação.

Reenskaug escreveu o livro Working With Objects: The OOram Software Engineering Method ou Trabalhando com Objetos: o Método de Engenharia de Software OOram/famOO, com os co-autores Per Wold e Odd Arild Lehne.[2] Mais tarde, ele escreveu uma máquina virtual para o Unified Modeling Language (UML) ou Linguagem de Modelagem Unificada (LMU). Atualmente, ele é professor emérito de Informática da Universidade de Oslo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «MVC: XEROX PARC 1978-79». Consultado em 24 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 25 de abril de 2018 
  2. Reenskaug, Trygve; Per Wold and Odd Arild Lehne. (junho de 1995). Working With Objects: The OOram Software Engineering Method (PDF). [S.l.]: Prentice Hall. ISBN 978-0-13-452930-1. Consultado em 18 de abril de 2010. Cópia arquivada (PDF) em 25 de abril de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cientista da computação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.