TsAGI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde fevereiro de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
Sede do TsAGI.

TsAGI, é a contração em russo de: Instituto Hidro e Aerodinâmico Central, em russo: Центра́льный аэрогидродинами́ческий институ́т (ЦАГИ), ele foi fundado em Moscou pelo pioneiro da aviação russa Nikolai Yegorovitch Jukovsky em 1918.

Desde 1925 e durante os anos 30, o TsAGI desenvolveu e abrigou o primeiro e maior escritório de projetos aeronáuticos da União Soviética, o AGOS, de Aviatziya Gidroaviatziya i Opytnoye Stroitelstvo (Construções Experimentais de Aviões e Hidroaviões), liderado por Andrei Tupolev.[1]

Em 1930, dois outros grandes escritórios de projetos aeronáuticos no país eram: o TsKB, de Tsentralnoye Konstruksionnoye Byuro (Escritório Central de Projetos) liderado por Sergey Ilyushin, e uma equipe independente de vida curta liderada por Konstantin Kalinin na Carcóvia, Ucrânia.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Ulrich Albrecht, Ulrich; Randolph Nikutta. The Soviet armaments industry. [S.l.]: Harwood Academic Publishers, 1993. ISBN 978-3-7186-5313-3 Página visitada em 08/02/2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre TsAGI
Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.