Tsacónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa etnográfico do Peloponeso publicado em 1890 onde se mostra a Tsacónia a azul
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tsacónia

Tsacónia (português europeu) ou Tsacônia (português brasileiro), Tsakonia ou região tsaconiana (em grego: Τσακωνιά ou Τσακωνικός χώρος) é uma designação aplicada à área oriental do Peloponeso, no sul da Grécia continental, onde atualmente é falada a língua tsaconiana (ou tsacónia/tsacônia). Não corresponde a qualquer entidade política ou administrativa.

Na sua obra Brief Grammar of the Tsakonian Dialect ("Gramática Breve do Dialeto Tsacónio"), publicada em 1951, o professor Thanasis Costakis define a Tsacónia como a área que vai da cidade de Agios Andreas, na Cynuria, até Leonídio e Tiro, a sul, e para o interior até Kastanitsa e Sitaina, mas afirma que outrora a área linguística tsacónia se estendia até ao cabo Malea, na Lacónia oriental. A principal cidade da Tsacónia antigamente era Prastos, que beneficiava dum privilégio comercial especial concedido pelas autoridades de Constantinopla. Prastos foi incendiada por Ibrahim Paxá durante a guerra de independência da Grécia (1821–1829), tendo sido abandonada, tendo os seus habitantes fugido para a área em volta de Leonídio e Tiro ou outros locais no golfo de Argos.

Alguns autores antigos aparentemente confudiram a pronúncia de falantes do dialeto maniota (naturais da península de Mani) com o verdadeiro tsacónio, o que demonstra a natureza flexível do termo.

A comunidade de falantes de tsacónio reduziu-se significativamente desde a publicação da Brief Grammar, mas a área delineada por Costakis ainda é considerada "Tsacónia" devido à preservação de certos traços culturais, como a dança tsacónia (tsakonikos) e os trajes folclóricos únicos.

Notas


Vista panorâmica de Kastanitsa, uma das localidades da Tsacónia


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Grécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.