Tseu-Hi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fotografia da Imperatriz Viúva Tseu-Hi

Imperatriz Viúva Tseu-Hi (Chinês: 慈禧太后; pinyin: Cíxǐ Tàihòu; Wade-Giles: Tz'u2-hsi3 T'ai4-hou4; Pequim, 29 de novembro de 1835Cidade Proibida, Pequim, 15 de novembro de 1908), também conhecida como Imperatriz Viúva Cixi ou Imperatriz Viúva Tzu-hsi, foi uma poderosa e carismática mulher que de facto, embora não oficialmente de jure, governou a China da Dinastia Qing durante 47 anos, de 1861 até à sua morte em 1908.

Ela era uma das concubinas de status inferior do Imperador Xianfeng quando, em 1856, deu à luz aquele que viria a ser seu único filho, Imperador Tongzhi. Quando o garoto tinha seis anos de idade o pai morreu e ele tornou-se Imperador, mas poucos meses depois um golpe de estado levou Cixi a assumir o poder de fato. Seu governo a princípio tentou combater a corrupção endêmica no país, mas foi marcado pela ocorrência de grandes levantes populares, que devastaram províncias tanto do norte como do sul e foram sufocados com grande brutalidade.[1]

Porém, o maior deles, o Levante dos Boxers (de 1900 a 1901) teve estímulo oficial da Imperatriz e de funcionários do governo, em apoio a uma sociedade secreta de praticantes de artes marciais, que lutavam para expulsar todos os estrangeiros do território chinês. O incidente culminou com a intervenção de uma força militar internacional que ocupou e saqueou Pequim, provocando enorme quantidade de baixas entre a população. Estima-se que cerca de 12 000 000 de pessoas foram mortas durante sua dinastia.

Referências

  1. Sue Fawn Chung, "The Much Maligned Empress Dowager: A Revisionist Study of the Empress Dowager Tz'u-Hsi (1835-1908)," Modern Asian Studies 13.2 (1979): 177-196.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Wikisource
O Wikisource contém fontes primárias relacionadas com Tseu-Hi
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tseu-Hi
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tseu-Hi
Precedido por
Tongzhi
Imperatriz Regente da China
1861 - 1908
Sucedido por
Guangxu
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.