Tsui Hark

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tsui Hark.jpg

Tsui Hark (徐克 | cantonês: Chui Hak | mandarim: Xú Kè, Cochinchina, 2 de janeiro de 1951) é um produtor, roteirista e diretor chinês, nascido no Vietnã. Já realizou filmes com astros de filmes de ação como Jet Li e Jean-Claude Van Damme. [1]

Tsui nasceu e cresceu em Saigon, no Vietnã, em uma família de imigrantes chineses composta por dezesseis irmãos. Aos 14 anos, ele e sua família emigraram para Hong Kong.[1] Desde cedo, Tsui mostrou interesse no show business e em filmes, quando ele tinha 10 anos, junto com alguns amigos, alugaram uma câmera de 8 mm para a filmagem de uma apresentação de mágica que eles realizaram na escola. Tsui também desenhava quadrinhos[1] , um interesse que influenciaria o seu estilo cinematográfico.

Em 1966, iniciou os seus estudos secundários em Hong Kong. Começou a estudar cinema no Texas, inicialmente na Universidade Metodista Meridional e depois na Universidade do Texas em Austin, graduando-se em 1975.[1] Ele afirma ter dito a seus pais que queria seguir os passos de seu pai como um farmacêutico, e que foi aqui que ele mudou seu prenome para "Hark" ("superação").

Após a formatura, Tsui se mudou para Nova Iorque, onde trabalhou em From Spikes to Spindles (1976), um documentário filmado por Christine Choy sobre a história da Chinatown da cidade. Ele também trabalhou como editor de um jornal chinês, desenvolveu um grupo de teatro comunitário e trabalhou em uma estação chinesa de televisão a cabo. Voltou a Hong Kong em 1977.

Referências

  1. a b c d Tsui Hark sensesofcinema.com. Visitado em 23 de maio de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.