Tsujigiri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tsujigiri (em japonês: 辻 斬 り, ou 辻 斬, transl. tsuji-giri, lit. "matança pelas ruas") é a prática dum samurai, logo após receber uma nova espada katana ou desenvolver um novo estilo de luta ou arma, de testar a sua eficácia atacando um oponente humano. Geralmente, um pedestre indefeso e durante a noite. Os próprios praticantes também eram referidos como "tsujigiri."

Na era medieval, o termo era utilizado para duelos tradicionais entre samurais. No período Sengoku (1467-1600), a anarquia generalizada causou a degradadação do termo a simples assassinato indiscriminado permitido pelo poder irrestrito dos samurais. Pouco após a ordem ser restaurada, o governo Edo proibiu a prática em 1602. Delinquentes receberiam pena capital.

O único incidente no qual um grande número de pessoas foram assassinadas no período Edo foi a matança de Yoshihara, em 1696 (吉 原 百 人 斬). Um senhor rico chamado Yoshihara teve um ataque psicótico e matou dezenas de prostitutas com uma katana. Ele foi tratado pelas autoridades como um assassino em série e condenado à morte. Mais tarde, uma peça de teatro kabuki foi feito sobre o incidente.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.excite.co.jp/dictionary/japanese/?search=%E8%BE%BB%E6%96%AC%E3%82%8A&match=beginswith&itemid=13565500 Arquivado em 18 de novembro de 2015, no Wayback Machine.</ref>つじぎり 【辻斬り】 国語辞書 - エキサイト辞書. Excite.co.jp. Retrieved 22009-31-12.
  2. Mitamura, Engyo. Edo banashi shūsei. Vol. 1. 1956.