Tsukahara Bokuden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tsukahara Bokuden
Tsukahara Bokuden
Nascimento 吉川 朝孝
1489
Kashima district
Morte 6 de março de 1571
Kashima district
Sepultamento Kashima
Cidadania Japão
Ocupação Espadachim

Tsukahara Bokuden Takamoto 塚原卜伝高幹 (1490-1571) foi um dos maiores nomes do kenjutsu durante o período Muromachi.


Nascido em Kashima, na província de Hitachi (atual Prefeitura de Ibaraki) em 1489, foi considerado um famoso espadachim do inicio do período Sengoku. O significado de Kensei seria um “Santo da Espada”, porém o mais apropriado seria um espadachim que transcendeu as técnicas meramente físicas e penetrou na essência desta Arte, imbuído de dimensão espiritual extraordinária.

Ele foi discípulo de seu pai, Yoshikawa (Urabe) Akitaka , que lhe ensinou o estilo Kashima Chûko-ryû ; posteriormente aprende o estilo Tenshin Shoden Katori Shinto-ryu com seu pai adotivo Tsukahara Tosa-no-kami Yasumoto, estudando no Templo de Katori (que possui um forte vinculo com o Templo de Kashima).

Foi instrutor do Shogun Ashikaga Yoshiteru, cujo clã unificou as duas coroas imperiais, e permaneceram no shogunato de 1337 a 1573; conhecido como Período Murimachi ou Ashikaga Bafuku. Outro aluno proeminente foi o governador de Ise, Tomonori Kitabatake.


Tsukahara Takamoto foi conhecido como um nobre rico e cavaleiro errante, até o momento em que se dedica a sistematizar o ensino das artes marciais da zona Kashima; alegando ter esta missão após uma inspiração divina de Takemikazuchi no kami, principal divindade da região de Kashima, assim como dos generais e militares desde o Reino dos Yamatos.

Está escrito que recebeu a inspiração com a frase “kokoro arata ni koto ni atare”, que o sentido literal seria manter a mente/coração como a de um principiante, frente a tudo. Muitos alegam que este estilo é advindo de suas experiências de shugyōsha, durante o seu Musha shugyo. Mesmo assim, parece que mantinha as abordagens característica do Kashima no tachi e do Ichi no Tachi.

incluindo abordagens para combater Nomeia o estilo Kashima Shinto-ryu, ou,também, Mutekatsu-Ryu ("Vitória sem as mãos"); que passou a ser considerada uma nova esgrima. Embora excelente espadachim, sempre evitava confrontos diretos, explicando que sua Escola era a da Não-Espada.

É atribuido a Mestre Tsukahara a seguinte frase: “Mente Serena, não a habilidade, é o sinal de um samurai amadurecido. Um samurai, portanto, não deve ser nem pomposo nem arrogante.”

Morreu em Suka em 6 de março de1571, de causas naturais, sendo enterrado no templo local.

Como espadachim, ele aprendeu Kashima Chûko-ryû 鹿島中古流 com o pai, Yoshikawa (Urabe) Akitaka 吉川(卜部)覚賢 e Katori Shintô-ryû com o pai adotivo, Tsukahara Tosa-no-kami Yasumoto 塚原土佐守安幹. Posteriormente, ele fundou o estilo Kashima Shintô-ryû.

Ele participou do primeiro duelo aos 17 anos no templo Kiyomizu-dera 清水寺, em Kyoto. Ao total, ele participou em 19 duelos e 37 batalhas, sem sofrer nenhum ferimento exceto 6 flechadas, matando um total de 212 guerreiros.

Foi também o instrutor dos Xoguns Ashikaga Yoshiharu, Yoshiteru e Yoshiaki.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

- Existem várias anedotas referentes a Tsukahara Bokuden, incluindo duelos contra Miyamoto Musashi e Yagyû Munenori.

- Um dos episódios atribuídos a Tsukahara Bokuden é utilizado no filme "Os Sete Samurais", de Akira Kurosawa.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.