Tsutsui Jomyo Meishu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Tsutsui no Meishu Jōmyō ( 筒井净妙明秀?) era um monge guerreiro, ou Sohei , de Mii-dera , que lutou ao lado de Minamoto no Yorimasa e seus companheiros monges na Batalha de Uji , em 1180, defendendo o Byodo-in e o Príncipe Mochihito dos ataques do clã Taira .

Tsutsui substituiu Gochin no Tajima na ponte de Uji . De pé sobre a ponte quebrada, Tsutsui lutou contra os samurais do clã Taira com arco e flecha, naginata , espada e punhal.

Segundo o Heike Monogatari :

"Ao atirar como um raio suas 24 flechas, matou 12 soldados dos Heike (Taira) e feriu 11. Uma Flecha ainda permaneceu em sua aljava, mas arremessando seu arco para o lado tirou sua aljava e a jogou ao lado também, arremessou seus calçados e pulando descalço sobre as vigas da ponte, ele atravessou." ... "Com sua naginata derruba cinco inimigos, mas no sexto a naginata fica presa, arremessando-a para longe, ele desembainha sua tachi , passa a dar golpes em uma série de estilos : zig-zag, entrelaçamento, cruz, libélula invertida, roda d'água e oito lados em um, matando mais oito adversários, mas como ele derrubou o nono com um golpe extremamente poderoso no capacete a lâmina de sua tachi quebrou no punho e caiu na água abaixo . Então, puxou sua Tanto , que era a única arma que ainda lhe restava, manejando-a com fúria enfrentando a morte 1 . "

Diz-se que ao final Tsutsui contou 63 flechas espetadas em sua armadura, o que é bem improvável, considerando a estrutura e composição do material da armadura samurai1 .


Referências

  1. a b Steve Turnbull. Samurai: The World of the Warrior (em inglês). Oxford: Osprey Publishing, 2006. p. 256.
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.