TuS Makkabi Berlim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nome TuS Makkabi Berlim
Fundação 22 de outubro de 1898 (125 anos)
Estádio Julius-Hirsch-Sportanlage
Capacidade 1.000
Presidente Tuvia Schlesinger
Competição NOFV Oberliga (V)
Website Site oficial
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Turn- und Sportverein Makkabi Berlin e. V. é uma agremiação esportiva alemã, fundada a 22 de outubro de 1898, sediada em Berlim.

História[editar | editar código-fonte]

Criado em 1898, o antecessor Bar Kochba Berlim foi uma das maiores organizações judaicas em todo o mundo, em 1930, com mais de 40.000 membros de 24 países. Parte da missão do Bar Kochba era a de promover a educação física e a herança judaica. O clube pôs em campo equipes em diversas modalidades esportivas, incluindo o futebol que competiu nas ligas da cidade entre 1911 e 1929. Em 1924, Lilli Henoch, a detentora do recorde mundial no disco, arremesso de peso, e 4×100 metros revezamento, treinava na associação.

Tus-Makkabi em Berlim
Antigo logotipo

Em 1929, o Bar Kochba se uniu ao Hakoah Berlim para formar o Bar Kochba-Hakoah. O Hakoah se tornou um sucesso crescente ao conquistar três títulos consecutivos inferiores entre 1925 e 1927. Até que, por volta de 1928, atuou na primeira camada. O clube continuou a competir como Hakoah após 1929.

Hakoah Berlim

A ascensão ao poder dos nazistas, em 1930, culminou na discriminação contra os judeus. A partir de 1933 as equipes judaicas foram excluídas das competições em geral e obrigadas a jogar campeonatos ou torneios separados. Em 1938, os times judeus foram enfim perseguidos e banidos pelos nazistas.

No rescaldo da Segunda Guerra Mundial as associações judaicas ressurgiram na Alemanha. A 26 de novembro de 1970, o TuS Makkabi Berlim foi formado a partir da fusão do Bar-Kochba Berlim (ginástica e atletismo), Hakoah Berlim (futebol, restabelecido em 1945) e Berlim Makkabi (boxe). O time de futebol atuou no terceiro e quarto níveis de concorrência nos anos 1970 e 1980 antes de se juntar ao FV Wannsee, em 1987. O Wannsee também integrou a terceira e a quarta divisão até entrar em colapso em meados dos anos 90 e deslizar para a Landesliga Berlin-2 (VI) e em seguida para a Bezirksliga Berlim (VII) no fim da década. O Makkabi desde 2003 também têm desempenhado seu papel na Bezirksliga Berlim. Em 2006, o clube ganhou a promoção para a Verbandsliga Berlim (VI).

Atualmente o clube desportivo tem cerca de 500 membros e é uma das maiores associações do país. O clube promove fortemente o diálogo entre judeus e não-judeus em contexto esportivo.

O antissemitismo[editar | editar código-fonte]

Os clubes desportivos judeus continuam a sofrer ocasionalmente do antissemitismo no campo. Recentemente, em outubro de 2006, o Makkabi, em partida contra a segunda equipe do VSG Altglienicke, em Berlim, pela Kreisliga-B, foi hostilizado por torcedores que proferiram frases, tais quais, Auschwitz está de volta e Führer, Führer. O caso foi amplamente noticiado pela mídia da Alemanha, assim como em Israel.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Fonte[editar | editar código-fonte]