Tu Vuò Fa' L'Americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Tu Vuò Fa L'Americano"
Canção de Renato Carosone
Lançamento Itália 10 de dezembro de 1956[1]
Gênero(s) Swing, Jazz
Duração 3:29
Gravadora(s) Itália Casa Ricordi/Pathé
Letrista(s) Nicola Salerno
Composição Renato Carosone

"Tu Vùo Fà L'Americano" é uma canção gravada pelo cantor italiano Renato Carosone, escrita e produzida pelo próprio Carosone e Nicola Salerno. O single de italian jazz tornou-se uma das canções mais conhecidas de Carosone.[2] Encomendada por Rapetti, diretor da Casa Ricordi, para um concurso de rádio, a música foi composta por Carosone em um espaço de tempo muito curto após a leitura das letras de Nisa. Ele imediatamente percebeu que a canção se tornaria um grande sucesso.

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O clipe da música Tu Vuò Fa' L'Americano[3] [4] foi produzida pela Pathé-Marconi-EMI, cuja versão original do vídeo apresenta o próprio Renato Carosone tocando piano e cantando sua canção com bastante animação, juntamente com sua banda.

Covers e sampling[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A letra é sobre um italiano que imita o estilo de vida contemporâneo norte-americano e age como um Yankee: bebendo uísque e refrigerante, dançando ao som do rock 'n roll, jogando baseball e fumando cigarros Camel, mas que ainda depende dos pais. [2] A canção é geralmente considerada uma sátira sobre o processo da americanização que ocorreu nos primeiros anos do pós-guerra, quando o sul da Itália ainda era uma sociedade rural tradicional[5] .
  • O próprio Carosone escreveu que suas canções "foram profundamente baseadas no sonho americano, interpretando jazz e seus derivados como um símbolo de uma "América", a terra do progresso e do bem-estar, mas sempre ao estilo napolitano, fazendo desse símbolo uma paródia dissimulada de seus costumes". [6] Segundo o jornal italiano La Repubblica "Tu vuò fa l'americano" é o símbolo da parábola artística de Carosone, já que se aposentou da música em 1960, apenas quatro anos após lançar a canção[7] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências