Tubuai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista de Tubuai por satélite

A ilha Tubuai, também chamada Moutou, é o centro administrativo e econômico do arquipélago das Austrais, que também se chamam ilhas Tubuai. Está situada a 640 km ao sul de Taiti, 210 km à sudeste de Rurutu e a 180 km à noroeste de Raivavae.

Geografia[editar | editar código-fonte]

De forma oval, a ilha tem um relevo formado por dois vulcões, com uma altitude máxima de 422 metros no monte Taita, e uma superfície total de 45km². Está rodeada de uma lagoa protegida por um círculo de ilhotas: Motu Toena, Motu Roa, Motu Motiha, Motu Ofai e Ilhota de Sable.

História e população[editar | editar código-fonte]

As aldeias da ilha são Mataura (a capital), Taahueia e Mahu (com 2.171 habitantes é a ilha mais povoada do arquipélago das Austrais).

Tubuai, assim como Rurutu, foi povoada a partir do arquipélago da Sociedade por volta do ano de 900. James Cook foi o primeiro europeu a explorá-la em 9 de agosto de 1777.

Em 1819 Tubuai reconheceu a soberania de Pomare II, rei do Taiti e a população se converteu ao protestantismo. Em 1844 chegaram os mormones, hoje em dia maioritários. Por fim, em 1881 foi anexada pela França.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polinésia Francesa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.