Tufão Jangmi (2008)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tufão Jangmi
Tufão  (AMJ)
Categoria 5  (EFSS)
Jangmi 2008-09-27 0445Z.jpg
O tufão Jangmi perto de seu pico de intensidade
Formação: 23 de setembro de 2008
Dissipação: 1 de outubro de 2008
Vento mais forte (1 min): 140 nós (259 km/h, 161 mph)
Vento mais forte (10 min): 115 nós (213 km/h, 132 mph)
Pressão mais baixa: 905 hPa (mbar) ou 679 mmHg
Danos: Pelo menos 240,4 milhões de dólares (valores em 2008)
Fatalidades: 2 diretas, 2 desaparecidas
Áreas afetadas: Filipinas, Taiwan e China
Parte da
Temporada de tufões no Pacífico de 2008

O tufão Jangmi (designação internacional: 0815; designação do JTWC: Super tufão 18W; designação filipina: Tufão Ofel) foi o mais intenso ciclone tropical em todo o mundo no ano de 2008. Sendo o décimo quinto ciclone tropical dotado de nome e o décimo tufão da temporada de tufões no Pacífico de 2008, Jangmi formou-se a partir de uma área de perturbações meteorológicas a sudoeste de Guam em 23 de setembro. Seguindo inicialmente para oeste, o sistema se intensificou para a tempestade tropical Jangmi durante as primeiras horas (UTC) de 24 de setembro. Com condições meteorológicas extremamente favoráveis, Jangmi começou a se intensificar continuamente, se tornando uma tempestade tropical severa durante as primeiras horas (UTC) de 25 de setembro, e um tufão ainda naquela noite. Continuando a sofrer rápida intensificação, Jangmi se tornou o ciclone tropical mais intenso de todo o mundo em 2008 quando atingiu seu pico de intensidade em 27 de setembro, com ventos máximos sustentados de 260 km/h, segundo o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), ou 215 km/h, segundo a Agência Meteorológica do Japão (AMJ)

A partir de então, Jangmi começou a se enfraquecer gradualmente assim que se aproximava da ilha taiwanesa. O tufão atingiu Taiwan durante a manhã (UTC) de 28 de setembro, com ventos de até 175 km/h. Jangmi ficou praticamente estacionário sobre a ilha por quase 24 horas enquanto se enfraquecia rapidamente devido à interação com terra e ao aumento do cisalhamento do vento, se enfraquecendo para uma tempestade tropical durante a madrugada (UTC) de 29 de setembro. A partir de então, Jangmi começou a seguir para nordeste, continuando a se enfraquecer. Em 30 de setembro, Jangmi começou a se tornar um ciclone extratropical processo completo durante as primeiras horas de 1 de outubro. Com isso, tanto o JTWC quanto a AMJ emitiram seus avisos finais sobre o sistema.

Jangmi afetou severamente a ilha de Taiwan. Os impactos econômicos diretos foram calculados em 240 milhões de dólares (valores em 2008). Além disso, os efeitos de Jangmi causaram duas fatalidades e deixaram outras duas desaparecidas na ilha.

História meteorológica[editar | editar código-fonte]

O caminho de Jangmi

Jangmi formou-se a partir de uma grande área de perturbações meteorológicas que persistia a sudoeste de Guam e que começou a mostrar sinais de organização durante as primeiras horas de 23 de setembro. Inicialmente, uma pequena e fraca circulação ciclônica de baixos níveis estava associada ao sistema, o que impedia a organização da perturbação. Além disso, fracos fluxos de saída impediam o sistema a se desenvolver, mesmo estando numa região com condições meteorológicas favoráveis, tais como o baixo cisalhamento do vento e as águas quentes oceânicas.[1] Mais tarde naquele dia, com a melhora das condições meteorológicas de altos níveis, o sistema começou a mostrar sinais de organização quando novas áreas de convecção começaram a se formar em associação ao centro ciclônico de baixos níveis.[2] Durante a noite (UTC) de 23 de setembro, a Agência Meteorológica do Japão classificou o sistema para uma fraca depressão tropical.[3] Ainda naquela noite, o sistema começou a se organizar mais rapidamente. Sua circulação ciclônica de baixos níveis começou a se consolidar, com a formação de fortes bandas curvadas de tempestade no quadrante norte da circulação do sistema. Além disso, a passagem do satélite QuikSCAT e relatos de um navio confirmaram a rápida consolidação do sistema. Com isso, o JTWC emitiu um [[Alerta de Formação de Ciclone Tropical (AFCT) sobre o sistema, o que significava que a perturbação poderia se tornar um ciclone tropical significativo dentro de 24 horas.[4] O alerta se confirmou ainda durante a noite (UTC) de 23 de setembro, e a perturbação tropical rapidamente se tornou a depressão tropical "19W", segundo o JTWC.[5]

Durante a meia-noite (UTC) de 24 de setembro, a AMJ também classificou o sistema como uma depressão tropical plena.[6] Continuando a seguir para nordeste, ao longo da periferia sudoeste de uma alta subtropical de baixos e médios níveis, e a se organizar rapidamente com a crescente melhora dos fluxos de saída de altos níveis devido à presença de um anticiclone e pela presença de um cavado de altos níveis ao seu nordeste, a depressão se tornou uma tempestade tropical, segundo o JTWC, ainda durante a madrugada de 24 de setembro.[7] Ao meio-dia de 24 de setembro, a Agência Meteorológica do Japão também classificou o sistema para uma tempestade tropical, atribuindo-lhe o nome Jangmi,[8] nome que foi submetido à lista de nomes dos tufões pela Coreia do Sul e significa rosa em coreano.[9] Durante a noite de 24 de setembro, a Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA), a agência filipina responsável pela meteorologia no país, também classificou o sistema tropical como uma tempestade tropical e lhe atribuiu o nome filipino de Ofel.[10] Jangmi continuou a se intensificar gradualmente durante todo aquele dia, e no começo da madrugada (UTC) de 25 de setembro, a AMJ classificou o sistema para uma tempestade tropical severa.[11] Um olho começou a ficar visível em imagens de satélite no canal micro-ondas ainda durante aquela madrugada.[12] A tendência de intensificação continuou durante toda aquela madrugada, e também pela manhã, quando o JTWC classificou Jangmi para um tufão.[13]

O tufão Jangmi em 25 de setembro

A partir da tarde daquele dia, Jangmi começou a seguir para oeste como resposta ao fortalecimento da alta subtropical ao seu norte.[14] Mais tarde naquele dia, a AMJ também classificou Jangmi para um tufão; naquele momento, o centro ciclônico do sistema estava localizado a leste da ilha de Luzon, norte das Filipinas.[15] A partir daquela noite, Jangmi começou a sofrer rápida intensificação.[16] Durante a madrugada (UTC) de 26 de setembro, Jangmi começou a seguir mais para nordeste assim que alcançou a periferia sudoeste da alta subtropical que o guiava. Além disso, o olho que era visível apenas em imagens de satélite no canal micro-ondas começou a ficar mais bem definido, sendo visível em todas as imagens de satélite.[17] Durante aquela manhã, Jangmi chegou a se desorganizar rapidamente; sua circulação ciclônica ficou menos definida. Porém, a formação de novas áreas de convecção profunda provocou a continuação da tendência de intensificação do tufão.[18] Jangmi continuou a se fortalecer rapidamente e se tornou um super tufão, segundo o JTWC, durante a madrugada de 27 de setembro.[19] Jangmi atingiu seu pico de intensidade ainda durante aquela manhã, com ventos máximos sustentados de 260 km/h, segundo o JTWC,[20] ou 215 km/h, segundo a AMJ.[21] Esta intensidade faz de Jangmi o ciclone tropical mais intenso de todo o mundo em 2008, e o mais intenso ciclone tropical no planeta desde o furacão Felix, em setembro de 2007.

Porém, a partir da tarde de 27 de setembro, Jangmi começou a se enfraquecer gradualmente devido ao aumento do cisalhamento do vento, associado à aproximação de um cavado de baixa pressão de médias latitudes, e a mudanças estruturais internas no núcleo do tufão. Além disso, a circulação ciclônica de Jangmi começou a interagir com a ilha taiwanesa a partir daquela noite. A tendência de enfraquecimento gradual do tufão continuou durante a madrugada e a manhã (UTC) de 28 de setembro. Por volta das 09:00 (UTC) daquele dia, Jangmi fez landfall no norte do Taiwan, no condado de Ilan, com ventos máximos sustentados de até 175 km/h, segundo o JTWC. A partir de então, Jangmi ficou praticamente estacionário sobre a ilha taiwanesa, enfraquecendo-se rapidamente devido à interação com os terrenos montanhosos da ilha.[22] O tufão perdeu praticamente todas as suas áreas de convecção profunda associadas[23] e, com isso, durante o final daquela noite, a AMJ desclassificou Jangmi para uma tempestade tropical severa.[24] Durante as primeiras horas (UTC) de 29 de setembro, o JTWC também desclassificou Jangmi para uma tempestade tropical.[25] A partir de então, Jangmi começou a seguir para norte, e depois para nordeste, afastando-se da ilha taiwanesa, devido à passagem de um cavado de médias latitudes. O sistema tropical continuou a sucumbir com os efeitos da interação com terra combinado com o aumento do cisalhamento do vento. Com isso, ao meio-dia de 29 de setembro, a AMJ desclassificou Jangmi para uma simples tempestade tropical.[26] Continuando a seguir para nordeste, Jangmi começou a se interagir com a zona baroclínica enquanto seguia ao sudoeste do Japão. Com isso, Jangmi começou a sofrer transição extratropical durante a manhã (UTC) de 30 de setembro.[27] Assim que Jangmi começou a ficar predominantemente extratropical durante aquela noite, o JTWC emitiu seu aviso final sobre o sistema.[28] A AMJ também emitiu seu aviso final sobre Jangmi à meia-noite (UTC) de 1 de outubro.[29] Jangmi tornou-se completamente um ciclone extratropical mais tarde naquele dia.

Preparativos e impactos[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.

Jangmi afetou severamente a ilha de Taiwan. Os impactos econômicos diretos foram calculados em 240 milhões de dólares (valores em 2008). Além disso, os efeitos de Jangmi causaram duas fatalidades e deixaram outras duas desaparecidas na ilha.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tufão Jangmi (2008)

Referências

  1. SIGNIFICANT TROPICAL WEATHER ADVISORY FOR THE WESTERN AND SOUTH PACIFIC OCEANS (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (23/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  2. SIGNIFICANT TROPICAL WEATHER ADVISORY FOR THE WESTERN AND SOUTH PACIFIC OCEANS (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (23/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  3. Tropical Depression Warning (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (23/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  4. TROPICAL CYCLONE FORMATION ALERT (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (23/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  5. TROPICAL DEPRESSION 19W WARNING 001 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (23/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  6. Tropical Depression Warning (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (24/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  7. PROGNOSTIC REASONING FOR TROPICAL STORM 19W WARNING 002 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (24/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  8. Tropical Storm Jangmi Warning (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (24/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  9. List of names for tropical cyclones adopted by the Typhoon Committee for the western North Pacific Ocean and the South China Sea (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão.. Página visitada em 25/01/2009.
  10. Tropical Storm Ofel Advisory 01 (em Inglês) Administração de Serviços Atmosféricos, Geofísicos e Astronômicos das Filipinas. (24/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  11. Severe Tropical Storm Jangmi (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (25/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  12. PROGNOSTIC REASONING FOR TROPICAL STORM 19W WARNING 006 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (25/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  13. TYPHOON 19W WARNING 007 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (25/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  14. PROGNOSTIC REASONING FOR TYPHOON 19W WARNING 008 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (25/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  15. Typhoon Jangmi (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (25/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  16. TYPHOON 19W WARNING 009 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (25/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  17. PROGNOSTIC REASONING FOR TYPHOON 19W WARNING 010 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (26/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  18. PROGNOSTIC REASONING FOR TYPHOON 19W WARNING 012 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (26/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  19. PROGNOSTIC REASONING FOR SUPER TYPHOON 19W WARNING 014 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (27/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  20. SUPER TYPHOON 19W BEST TRACK (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (27/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  21. Typhoon Jangmi Warning (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (27/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  22. PROGNOSTIC REASONING FOR TYPHOON 19W WARNING 020 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (28/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  23. TYPHOON 19W WARNING 021 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (28/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  24. Severe Tropical Storm Jangmi Warning (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (28/09/2008). Página visitada em 07/02/2008.
  25. TROPICAL STORM 19W WARNING 022 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (29/09/2008). Página visitada em 06/02/2008.
  26. Tropical Storm Jangmi Warning (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (29/09/2008). Página visitada em 07/02/2008.
  27. TROPICAL STORM 19W WARNING 027 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (30/09/2008). Página visitada em 07/02/2008.
  28. TROPICAL STORM 19W WARNING 029 (em Inglês) Joint Typhoon Warning Center. (30/09/2008). Página visitada em 07/02/2008.
  29. Extratropical Storm ex-Jangmi Warning (em Inglês) Agência Meteorológica do Japão. (01/10/2008). Página visitada em 07/02/2008.


Ciclones tropicais da Temporada de tufões no Pacífico de 2008
15
Escala de Furacões de Saffir-Simpson
DT TS TT 1 2 3 4 5



*PAGASA
#JTWC
SN - Sem nome