Tuiu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tuiu
em hieroglifos é
V13 w i w
Máscara de ouro da múmia de Tuiu no Museu do Cairo.

Tuiu (também Tchuiu, Tuyu, Tuya, Tjiuyu) foi uma nobre egípcia e descendente de Amósis-Nefertari. Ela era a esposa de Yuia, um poderoso cortesão egípcio da décima oitava dinastia.

Ela estava envolvida com muitos cultos religiosos, e seus títulos incluiam A Cantora de Hathor e A Chefe das Animadoras de Amon e Min. [1] Ela também tinha o cargo influente de Superintendente do Harém dos deuses Min da cidade de Akhmim e Amon de Tebas (harém no Egito Antigo tinha um significado diferente do que se tem hoje, era um centro econômico e de treinamento). [2]

Yuia e Tuiu tiveram uma filha de nome Tiy que se tornou a rainha do Egito e esposa principal do faraó Amenófis III. Yuia e Tuiu também tiveram um filho chamado Anen, que teve o título de Chanceler do Baixo Egito, Segundo Profeta de Amon, Sacerdote de Heliópolis e Pai Divino.[3] Eles também foram pais de Ay[4] , um cortesão egípcio duranto o reinado do faraó Aquenáton, que eventualmente tornou-se vizir e então faraó, conhecido como Kheperkheprure Ay. Entretanto, não há evidências conclusivas quanto ao parentesco de Yuia e Tuiu com Ay, embora todos vieram da cidade de Akhmim. [5] Acredita-se que Nefertiti tenha sido neta de Tuiu.

Junto com seu marido, Tuiu foi enterrada no Vale dos Reis, na tumba KV46, onde muitos móveis e objetos foram encontrados em 1905. Esta tumba era a mais bem preservada antes da descoberta da tumba de Tutancâmon, (KV62).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências e notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo é uma tradução do artigo correspondente da wikipedia em inglês. Estas são as referências do artigo original.
  1. Tyldesley, Joyce. Chronicles of the Queens of Egypt. Thames & Hudson, 2006. p.116
  2. Cyril Aldred: Akhenaten, King of Egypt Thames and Hudson, 1989. p.96
  3. Rice, op. cit., p.20
  4. Rice, op. cit., p.222
  5. David, op. cit., p.167

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.