Tuiuti Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Tuiuti
Nome Tuiuti Esporte Clube
Fundação 25 de agosto de 1949 (74 anos)
Presidente João Carlos Largo

O Tuiuti Esporte Clube (conhecido como Tuiuti ou pelo acrônimo TEC) é um clube da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, no Brasil. Antigamente, disputava competições de futebol profissional. Suas cores são azul e branco. Mandava seus jogos no Estádio Ciro Nardi, hoje transformado no Centro Esportivo Ciro Nardi. Fazia, com o Comercial, seu principal rival, o clássico conhecido como Tuicial.

A principal conquista esportiva da equipe foi o título de vice-campeão da chave sul do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão de 1968.

Ao final dos anos 60 o clube decidiu fechar o departamento de futebol profissional, permanecendo apenas como clube social e de esportes amadores.[1][2][3].

Na década de 90 o Tuiuti teve time profissional de futsal, que chegou a ser vice-campeão estadual em 1996.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Tuiuti" é uma palavra de origem tupi, significando, nessa língua, "rio do lamaçal", através da junção de tuîuka (lamaçal)[4] e ty (rio)[5]. O nome do clube foi em homenagem a famosa batalha da Guerra do Paraguai[6].

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.