Tukulti-Ninurta I

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Tukulti-Ninurta I (cujo significado é: "minha confiança está no deus guerreiro Ninurta) foi um rei da Assíria que reinou entre 1 243- a.C. Sucedeu Salmanaser I, seu pai, como rei e teve uma grande vitória contra os hititas na batalha de Nihriya na primeira metade do seu reinado. Tukulti-Ninurta I depois derrotou Kashtiliash IV, o rei cassita e capturou a cidade rival da Babilônia, para garantir a supremacia total assíria sobre a Mesopotâmia. Kashtiliash IV foi capturado e deportado para a Assíria. Após uma rebelião na Babilônia, ele saquearam os templos da Babilônicos, e mais tarde começou a construir uma nova cidade, Kar-Tukulti-Ninurta. No entanto, seus filhos se rebelaram contra ele, e o cercaram em sua nova cidade. Durante o cerco, ele foi assassinado. Um deles, Assurnadinapli, iria suceder-lhe no trono.

Após sua morte, o Império Assírio entrou em declínio. A Épico de Tukulti-Ninurta descreve a guerra entre Tukulti-Ninurta I e Kashtiliash IV.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.