Tulsidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tulásidas
Estátua de Tulásidas em Kanch Mandir, em Chitrakuta, em Satna, na Índia
Nome completo Gosvāmī Tulsīdās
Nascimento 1532
Rajapur, em Chitrakoot, em Uttar Pradesh, na Índia
Morte 1623 (91 anos)
Assi Ghat, em Varanasi, em Uttar Pradesh, na Índia
Ocupação Poeta
Principais trabalhos Ramayana
Movimento literário Bhakti
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Tulsidas

Gosvāmī Tulsīdās (1532-1623; Devanāgarī: तुलसीदास), também conhecido como Tulásidas,[1] foi um grande poeta hindu do século XVI contemporâneo de uma miríade de filósofos, reformadores sociais e religiosos da Idade Média indiana que, em conjunto, protagonizaram o movimento conhecido como bhakti, baseado na tradição hindu do amor a Deus.

Sua obra principal, o Ramacaritamanasa (a mentalização dos passatempos de Rama), é considerada a mais importante obra clássica escrita em hindi, hoje o idioma mais falado na Índia.

Trata-se de uma versão do épico védico Ramayana, de Valmiki Muni, escrita no idioma vulgar, o hindi, para tornar o épico mais inteligível para a população geral, que falava o vernáculo e que não era letrada em sânscrito, o idioma clássico da Índia.

Referências

  1. SCHULBERG, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 165.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.