Tuneladora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma tuneladora utilizada na Montanha de Yucca.

Uma tuneladora,[1] conhecida no Brasil como tatuzão,[2][3][4] (Tunnel boring machines - TBM - em inglês) são máquinas utilizadas na escavação de túneis com secção transversal circular.

São mecanismos apreciados pela sua eficiência em diversos tipos de subsolo, mostrando uma versatilidade que vai das rochas mais duras até terrenos arenosos. Os diâmetros da secção transversal pode também variar muito: desde 1 metro, realizadas por microtuneladoras, até 14 metros.Ela faz uma média de 4 metros[5] a cada 5 horas e demora 8 semanas para terminar o processo de finalização do túnel.

O maior túnel construído até junho de 2016 utilizando esta tecnologia era o Eurotúnel, que, com uma extensão de 50,5 km de estrada de ferro, liga a Inglaterra à França atravessando o Canal da Mancha. Entretanto, em 1 de junho de 2016 foi inaugurado o Túnel de base de São Gotardo, um túnel, também ferroviário, com 57,1 km de extensão, que atravessa os Alpes Suíços com a finalidade de evitar o transporte de cargas em rotas montanhosas e diminuir o tempo de viagem entre Zurique e Milão (Itália). Sua escavação foi concluída em 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.