Turma da Mônica Jovem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Turma da Mônica Jovem
Revista em estilo mangá
Turma da Mônica Jovem.jpg
Capa da Primeira Edição da Turma da Mônica Jovem, de agosto de 2008
País de origem  Brasil
Língua de origem Português
Editor Estúdios Mauricio de Sousa e Panini Comics/Planet Manga
Formato de publicação 16 x 21,3 cm[1]
Encadernação Brochura
Primeira edição Agosto de 2008
Género(s) Aventura, Romance, Comédia, Ação
Autor Mauricio de Sousa
Marcelo Cassaro
Petra Leão
Colorista Preto e branco (em cores nas edições especiais)
Tema Adolescência/Vida Jovem/Romance/Aventura
Personagens principais Mônica, Cebola, Magali e Cascão.
Site oficial Página Oficial
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Turma da Mônica Jovem é um gibi em estilo mangá de Mauricio de Sousa lançada no ano de 2008. Trata-se de uma evolução dos personagens de Turma da Mônica, agora adolescentes. As revistas se apresentam em formato semelhante ao dos mangás lançados originalmente no Japão.

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

Mônica[editar | editar código-fonte]

Mônica é alegre, meiga e ainda um pouco dentucinha, mas é agora uma garota esbelta e muito bonita. Muito determinada, sempre indo até o fim quando quer algo. Parece ter uma boa amizade com Cebola, compensando os atritos entre os dois na infância, gerados por planos dele contra ela e coelhadas dela nele. Desta vez possuem uma amizade um tanto colorida, já que Mônica não esconde que é de fato apaixonada pelo Cebola, apesar que de vez em quando ainda suspira por outros garotos. Apesar de ainda ser geniosa, parece ter controlado isso conforme cresceu e se mostra mais calma e pensativa. Sempre está disposta a ajudar seus amigos e às vezes se esquece dela mesma por querer ajudar os outros. Ainda discute com o Cebola, mas não esconde suas segundas intenções e dá sempre um jeitinho de se aproximar do "amigo", sempre lhe apoiando com todo amor. Morre de ciúmes quando Cebola fala com outras garotas em especial a Irene (Menina a quem ele pede concelhos), mas também adora provocá-lo, saindo com outros garotos na frente dele. Os dois já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela). Mônica tem uma quedinha pelo Do Contra e, após ser constantemente criticada por Cebola na edição 68, ela aceita o pedido de namoro do Do Contra. Conta com uma edição especial em cores em que é a protagonista (curiosamente, ela foi a última dos quatro personagens principais a ter uma edição em cores só dela).

Cebola[editar | editar código-fonte]

Cebola é um adolescente esperto e muito inteligente. Rejeita ser chamado por seu apelido de infância, Cebolinha, e, por ter tido apenas cinco fios de cabelo nessa época, vive sendo chamado amigavelmente de careca por seu amigo Cascão, mesmo tendo hoje mais cabelo. Na edicão 48 página 39 e na edição 58 página 52 foi dito que seu nome completo é Cebolácio Júnior Menezes da Silva. Costuma trocar o R pelo L quando fica nervoso, apesar de esse distúrbio ter sido mais frequente na infância, já que atualmente ele costuma falar certo. É de fato apaixonado pela Mônica e às vezes não consegue esconder isso. Ainda assim tenta vez ou outra impressionar outras meninas bonitas e fica nervoso quando a Mônica chega perto demais ou quando ocorre um clima de romance entre eles. Tem crises de ciúmes por não gostar de ver a Mônica com outro garoto, pois morre de ciúmes dela. Já namoraram uma vez, na edição 34, porém não deu certo, mas Cebola acredita que se um dia derrotar a Mônica, finalmente ele estará à altura dela e eles poderiam namorar (mesmo que a própria Mônica considere que ele já está à altura dela). Diferentemente de quando era criança, Cebola não pensa em ser mais o "Dono da Rua",(exceto na edição 37 que estão em um universo diferente onde Cebola é o dono da rua, pois a Mônica tinha mudado de bairro) agora ele quer é conquistar seu espaço no mundo com suas inovações tecnológicas e um tanto mirabolantes. Na edição 48, ao ser levado ao futuro e descobrir que Mônica desistiu de esperar por ele, Cebola percebe que precisa se esforçar para conquistá-la e evitar assim aquele futuro. Apesar disso, depois de tratar a Mônica muito mal nas edições 68 e 69, ele acaba perdendo-a para o Do Contra. Após sofrer pela perda dela, Cebola buscou um novo amor na edição 71, na qual conheceu Mila e a namorou por um tempo, até os dois perceberem que ainda não tinham superado seus ex-namorados e romperem amigavelmente. Conta com uma edição especial em cores em que é o protagonista. Aparenta ter traços de megalomania. Aparece nas contracapas das edições 1, 24, 34, 35, 38, 39, 46, 50, 58, 68 e 71.

Magali[editar | editar código-fonte]

Melhor amiga de Mônica, era muito gulosa na infância, porém reeducou-se quanto a sua alimentação, consumindo alimentos mais saudáveis e tendo uma alimentação mais moderada, apesar de continuar sendo um pouco gulosa. Tem uma queda platônica pelo professor Rubens, o professor de Ciências, o que tem muita ênfase no começo da série; porém, nas histórias mais recentes é confirmado que continua namorando Quinzinho. Algumas histórias ainda mostram as duas situações acontecendo ao mesmo tempo. Magali ainda continua carinhosa e super meiga para com os amigos, e ainda possui uma queda por animais, especialmente por seu gato Mingau. Sua proximidade com Dudu não tem muita ênfase desta vez, pelo menos até agora. Na edição 67, um mal entendido causado por Denise faz com que Magali e Cascão percam seus namorados, e os dois consideram a possibilidade de namorarem, mas acabaram decidindo continuar apenas amigos. Ironicamente, na edição 69, é a própria Magali que interfere na vida amorosa de outra pessoa, usando psicologia reversa para fazer a Mônica se interessar pelo Do Contra. Conta com uma edição especial em cores em que é a protagonista. Aparece na contracapa das edições: 2, 21, 24 e 57.

Cascão[editar | editar código-fonte]

Cascão é um garoto esperto, criativo, descolado e muito bagunceiro, para desespero de sua mãe, que não consegue deixar o quarto em ordem. Ele não é mais o menino mais sujinho do mundo - aprendeu a tomar banho (mesmo que não goste muito) e mantém um padrão de higiene razoável, inclusive usando desodorante. Frequentemente ele também alerta os outros quanto à economia de água e destino adequado do lixo. Mesmo assim, ainda tem um certo medo de se molhar, especialmente na chuva. Adotou um estilo "street" em seu vestuário e adora praticar esportes radicais, tais como skate, mountain bike e le parkour, além de ser a estrela do time de futebol do Colégio do Limoeiro, no qual ele é o centro-avante. É fã de quadrinhos de ficção científica e cultura nerd geral. Ainda é o melhor amigo do Cebola e continua namorando a Cascuda. Na edição 49, Cascão ganha os superpoderes do Capitão Feio e adota temporariamente a identidade de Manto Negro, mas depois de ser constantemente confundido com um vilão, acaba abrindo mão dos poderes e do alter-ego. Na edição 67, um mal entendido causado por Denise faz com que Magali e Cascão percam seus namorados, e os dois consideram a possibilidade de namorarem, mas acabaram decidindo continuar apenas amigos. Também conta com uma edição especial em cores em que é o protagonista.

Edições[editar | editar código-fonte]

A periodicidade da revista é mensal. O formato de publicação é de 16 x 21 cm, encadernação é de brochura e a maioria das páginas são em preto-e-branco, mas as capas, contracapas e algumas páginas são coloridas. Até agora, a revista possui mais de 70 edições.

Série Animada[editar | editar código-fonte]

A série animada está prevista para estrear dia 22 setembro de 2014,as 20 horas e será transmitida no Cartoon Network. De acordo com o Maurício de Sousa, o desenho terá uma mistura de dublagem brasileira com reprise de voz original, funcionando como nas dublagens brasileiras de desenhos animados estrangeiros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]