Lista de filmes e episódios da Turma da Mônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Com a popularidade dos gibis, vários desenhos animados da Turma da Mônica foram produzidos por diversos estúdios em colaboração com a Mauricio de Sousa Produções. Após um especial de natal em 1976, quatro curtas lançados para o Super-8 em 1980, um filme reunindo quatro segmentos em 1982 e um longa-metragem contínuo em 1984, várias séries animadas, bem como outros filmes e especiais, foram exibidos na televisão e lançados em outras mídias a partir de 1986.

No Brasil, a série de animação da Turma da Mônica é transmitida pelo Cartoon Network desde 27 de junho de 2004, com o canal por assinatura frequentemente financiando e coproduzindo novas temproadas, das quais têm exclusividade por certo período. Em TV aberta, episódios mais antigos são retransmitidos pela TV Cultura desde 9 de outubro de 2017, e pelo SBT desde 13 de julho de 2023.

No passado, houve duas passagens da animação pela TV Globo: a primeira como atração diária dentro de seus programas infantis, entre 28 de junho de 1999 e 29 de dezembro de 2000, e a segunda como uma atração autônoma nas manhãs de sábado, entre 17 de julho de 2010 e 8 de fevereiro de 2014. Nas duas ocasiões, episódios e especiais foram coproduzidos com o canal.

Atualmente, apenas parte dos episódios clássicos lançados em cinema e em vídeo entre 1986 e 1999 são distribuídos pela Mauricio de Sousa Produções. Este material ganhou uma redublagem e uma nova trilha sonora, produzida para os DVDs da Paramount em 2002.

Como grande parte dos episódios da Turma da Mônica transitam entre lançamentos para cinema, vídeo, DVD, TV paga e aberta, uma divisão exata em temporadas torna-se imprecisa. No entanto, pode-se dividir este conteúdo em séries menores, conforme sua fase de produção, formato de lançamento e particularidades na animação.

Série Características e lançamento original Anos de produção
01 Primeiros episódios (Lançamentos em TV, Super-8 e cinema) 1976–1984
02 Episódios clássicos (Lançamentos em cinema e vídeo) 1986–1992
03 Quadro a Quadro e Videogibis 1 e 2 (Lançamentos em vídeo; animação tradicional com cenários 3D) 1996–1998
04 Videogibis 3 e 4 (Lançamentos em vídeo; animação tradicional) 1998–1999
05 Primeira Série da TV Globo (Conteúdo dos DVDs Se Liga na Turma da Mônica 1 e 2) 1999–2001
06 Grandes Aventuras e Cine Gibis 1 a 3 (Lançamentos em cinema e DVD) 2002–2008
07 Primeira Série do Cartoon Network (Conteúdo dos Cine Gibis 4 e 5) 2009
08 Segunda Série da TV Globo (Especiais temáticos) 2010–2013
09 Segunda Série do Cartoon Network (Conteúdo dos Cine Gibis 8 e 9) 2012–2015
10 Terceira Série da TV Globo (Conteúdo dos Cine Gibis 6 e 7) 2013
11 Terceira Série do Cartoon Network (Lançamentos em TV, cinema e streaming) 2017–2022

Divididos por ano de lançamento[editar | editar código-fonte]

O Natal da Turma da Mônica (1976)[editar | editar código-fonte]

Após figurarem como garotos-propaganda em comerciais da Cica durante as décadas de 1960 e 70 (alguns desses comerciais podem ser vistos no VHS Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário, lançado pela Transvídeo em 1989), esta animação de pouco mais de cinco minutos, lançada no final de 1976, apresenta Mônica, Cebolinha, Cascão e Anjinho em suas formas angulares características da segunda metade da década de 1970, vivendo sua primeira história completa em animação, ou seja, estreando o episódio piloto.

O Natal da Turma da Mônica foi exibido por anos na noite de 24 de dezembro durante a programação das redes Globo e Tupi. Já o número musical de O Natal da Turma da Mônica ganharia um remake, exibido pela TV Globo em 1999 e lançado em DVD 13 anos depois, como extra do volume 2 de "Se Liga na Turma da Mônica".

Curtas em Super 8 (1980)[editar | editar código-fonte]

Outros curtas seriam produzidos em seguida e lançados em Super 8 em 1980: Um Cachorro bem Treinado, O Último Desejo, Oh, que Dia! e O Grande Show. Estes quatro seriam relançados de forma mais acessível em 1986, em As Novas Aventuras da Turma da Mônica.

As Aventuras da Turma da Mônica (1982)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: As Aventuras da Turma da Mônica

O primeiro longa-metragem para cinema da Turma da Mônica, As Aventuras da Turma da Mônica (1982), tentaria pela primeira vez reproduzir a linguagem específica dos gibis na Tela Grande, e o resultado, com sensíveis diferenças, foi a base para a maioria dos filmes seguintes. Quatro histórias adaptadas dos primeiros gibis dos personagens são apresentadas através de uma história central, em sequências live action, protagonizada pelo próprio Mauricio de Sousa, que pensa em qual argumento usaria para fazer um filme com seus personagens.

Os episódios que compõem "As Aventuras da Turma da Mônica" foram exibidos esporadicamente em TV aberta pela TV Manchete, dentro das exibições do filme em si. A estreia do filme na emissora foi em 12 de outubro de 1983.

# Episódio Data de lançamento
01 "O Plano Infalível" 23 de dezembro de 1982
Ih! Lá vem o Cebolinha com mais um de seus planos infalíveis para derrotar a Mônica. Será que dessa vez ele vai conseguir? Só posso garantir que você vai se divertir de montão com essa história superengraçada. 
02 "Um Amor de Ratinho" 23 de dezembro de 1982
A Mônica escolheu uma fantasia bem original para usar num baile a fantasia do bairro, mas ela não contava que, por causa de um pequeno acidente, iria acabar despertando a paixão de um ratinho. Hum... e agora? 
03 "A Ermitã" 23 de dezembro de 1982
O que poderia fazer a Mônica se afastar dos seus amiguinhos e até sair de casa para morar sozinha, no meio da floresta? Descubra o que está acontecendo em mais uma emocionante aventura. 
04 "O Império Empacota" 23 de dezembro de 1982
O Cebolinha vai entrar numa batalha interplanetária para salvar de invasores alienígenas... Sabe quem? Isso mesmo, a baixinha, dentuça e gorducha da Mônica. Você não acredita? Então que tal assistir este filme? 

A Princesa e o Robô (1984)[editar | editar código-fonte]

Livremente inspirado no filme Star Wars e no segmento O Império Empacota de As Aventuras da Turma da Mônica, A Princesa e o Robô foi o primeiro filme de longa-metragem da Turma da Mônica a apostar em contar uma única história com os personagens em 90 minutos. Seria o único até a estreia de Uma Aventura no Tempo, 24 anos depois.

# Filme Data de lançamento
01 "A Princesa e o Robô" 16 de janeiro de 1984
Num distante planeta em forma de cenoura, robôs e coelhos vivem lado a lado tranquilamente. Até que um raio misterioso, vindo de uma distante estrela pulsar, atinge um robozinho e o torna apaixonado pela princesinha do reino, a doce Mimi. Mas há perigos, inveja e um vilão terrível para tentar atrapalhar o romance. E a Turma da Mônica entra em cena, para ajudar os dois namoradinhos, aprontando mil peripécias pelo espaço. Vibre com essa espetacular aventura. Esteja lá com eles através desta fita. 

Episódios de 1986 a 1990[editar | editar código-fonte]

A partir de As Novas Aventuras da Turma da Mônica (1986), os filmes para cinema da Turma da Mônica seguiriam um novo formato: visando a adaptação futura para o formato de exibição televisiva, os filmes passaram a ter entre 50 ou 60 minutos de duração, como um programa infantil de televisão, consistindo apenas em trazer curtas adaptados de histórias clássicas da Turma da Mônica com vinhetas de apresentação entre elas. "As Novas Aventuras" é apresentado por Jotalhão, que, ao lado da Turminha em um cenário que emula um set de gravação, comenta cada uma das historinhas apresentadas e o perfil de cada personagem.

Os traços dos personagens em Mônica e a Sereia do Rio (1987) ganha uma sensível alteração, que pode ser percebida no novo traço dos olhos e na movimentação. A Turma fica mais reconchuda, graciosa. A apresentação fica por conta de sequências que tentam unir animação e live-action de forma meio rudimentar: Mônica encontra um portal para um mundo encantado, onde vive uma fada (Tetê Espíndola) que adora ouvir histórias e cantar. O que justifica os números musicais, um tanto exóticos, exibidos entre cada uma das 'historinhas'. Walter Hugo Khouri ("Amor Estranho Amor") dirige as sequências live-action, filmadas na Pousada do Rio Quente.

Um Show de Variedades é o formato escolhido para apresentar as histórias de O Bicho Papão e Outras Histórias (1987). Temos a Turma em dois Números Musicais ("Atirei o Pau no Gato" e "O Sonho"), um game show de charadas, uma sessão de filmes apresentada por Cascão e o Jornal da Mônica, uma paródia do Jornal Nacional apresentada por Mônica e Cebolinha que retornaria em uma 'segunda edição' no filme seguinte, A Estrelinha Mágica.

Sem o mesmo cartaz dos filmes anteriores, o formato de "apresentação" é temporariamente aposentado em A Estrelinha Mágica (1988) - que, lançado em vídeo antes dos cinemas, é ao mesmo tempo o primeiro lançamento "direct-to-video" da Turma da Mônica e a última aparição dos personagens nos cinemas antes do hiato de 16 anos que o separaria de "Cine Gibi: O Filme". Fora a segunda edição do Jornal da Mônica, exibido antes do filme em si, os episódios aqui são exibidos em sequência, sem muita cerimônia entre eles além de um pequena introdução geral em off ao início. O curta que dá nome ao filme já fora apresentado como especial de natal na TV Globo em 1987.

No lançamento original de "A Estrelinha Mágica" em 1988, quatro segmentos de "O Natal de Todos Nós" (os com Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali) são exibidos antes do episódio principal. Antes do lançamento no vídeo, estes curtas circularam pela televisão como vinhetas comemorativas. Posteriormente em 1992, O Natal de Todos Nós seria lançado separadamente em vídeo, compilando todos os segmentos - e, juntamente de "A Estrelinha Mágica", reprisado em TV aberta pela TV Cultura, no início da década de 2000, também durante a programação de natal.

O último filme desta fase, Chico Bento, Óia a Onça! (1990) tem a metade da duração dos filmes anteriores (30 minutos) e prenuncia o destino das animações da Turma da Mônica durante os anos 90, lançados diretamente em vídeo. Chico Bento, Rosinha e Zé Lelé passeiam pelo campo, enquanto Chico conta 'causos' da sua vida, ora engraçados, ora curiosos, ora emocionantes. Fora o curta que dá título à história, "Óia a Onça", os "causos" são episódios curtos, de cerca de dois minutos de duração, e sem diálogos (a ação é pontuada pela própria narração de Chico Bento). Antes do vídeo, patrocinado pela Perdigão e pelas Lojas Mabel, de artigos para pesca, três peças comerciais em animação exaltam os nomes dos anunciantes e seus produtos.

# Episódio Data de lançamento
01 "Um Cachorro bem Treinado" 20 de setembro de 1986
Cebolinha treina Floquinho para atacar a Mônica, mas na hora de colocar seu novo plano em prática, nada sai como o planejado. 
02 "O Último Desejo" 20 de setembro de 1986
Mônica está cumprindo todos os caprichos de Cebolinha. Cascão, intrigado, tenta entender a razão, até que... 
03 "Oh, que Dia!" 20 de setembro de 1986
Certos dias, é melhor nem sair da cama! Isso é o que o Cebolinha vai descobrir, afinal, acontece tanta coisa errada com ele num só dia que nem é bom lembrar! Mas é bom assistir a esta aventura e dar muita risada com as confusões do Cebolinha. 
04 "O Grande Show" 20 de setembro de 1986
O Cebolinha e Cascão descobrem um jeitinho de não apanhar da Mônica. Você sabe como? Cebolinha convida a Mônica pra assistir ao Grande Show do "maior Mágico da Terra", que é, nada mais, nada menos do que ele mesmo. Por aí já podemos imaginar que tipo de espetáculo teremos pela frente, com cartola, coelho e com direito a um "grandioso" final! Um show imperdível! 
05 "O Vampiro" 20 de setembro de 1986
O terrível Conde Drácula acorda depois de 100 anos de sono e decide atacar logo quem? A Mônica! 
06 "A Fonte da Juventude" 20 de setembro de 1986
Nada melhor que fazer um piquenique com os amiguinhos, a não ser que... o Cebolinha decide fazer um cafezinho com água colhida da "Fonte da Juventude". Imagine os efeitos. 
07 "O Monstro da Lagoa" 20 de setembro de 1986
Já o Chico Bento, tranquilão como sempre, arrumou um amigão do peito. Mas não é um companheiro comum, é o Monstro da Lagoa. Parece que muita gente não está gostando desta amizade. Por que será? 
08 "Cascão no País das Torneirinhas" 20 de setembro de 1986
E o Cascão? Com tanto lugar para ir, foi cair logo no País das Torneirinhas, onde não é permitido nada sujo. Imaginem só! 
09 "Vinhetas" 20 de setembro de 1986
Esquetes curtas apresentadas por Jotalhão durante o filme: "Karatê", "Sombra", "Túnel" e "Foguetinho", com Cebolinha, e "Pergunta Indiscreta", com Chico Bento. 
10 "A Gruta do Diabo" 7 de fevereiro de 1987
Cascão e Cebolinha decidem provar quem é o mais corajoso, mas vocês nem imaginam com quem eles foram mexer. 
11 "Jacaré de Estimação" 7 de fevereiro de 1987
Cebolinha resolve criar um bichinho perdido, mas ele nunca pensou que esse bichinho se tornaria um Jacaré de Estimação. 
12 "O Tocador de Sinos" 7 de fevereiro de 1987
Cebolinha e Cascão conhecem o Tocador de Sinos e resolvem levá-lo para se apresentar num teatro, quando chega a Mônica e acaba com a festa. 
13 "A Sereia do Rio" 7 de fevereiro de 1987
Mônica resolve provar para o Cebolinha que também sabe pescar. Mas adivinhem quem eles pescam? Claro, a Sereia do Rio! 
14 "Quero Entrar" 16 de julho de 1987
Que azar! Seu Cebola perdeu a chave e, depois de um longo dia de trabalho, não consegue entrar na sua própria casa. Ele enfrenta mil dificuldades provocadas pelo Cebolinha e a turma. 
15 "O que é, o que é?" 16 de julho de 1987
Cascão participa de um programa de TV em que precisa resolver uma série de adivinhações. Com a Mônica como apresentadora do show, será que o sujinho vai sair premiado? 
16 "Montanha Suja" 16 de julho de 1987
Cascão é o fã número um do lutador de luta livre Montanha Suja. Até que seu ídolo altera os hábitos e vira um lutador limpo. Mas aí acontece tanta coisa, que só vendo o filme. 
17 "Cine Cascão" 16 de julho de 1987
Cascão faz uma sessão particular de vídeos com cenas constrangedoras de seus amigos, atiçando a fúria de Mônica e Cebolinha. As vinhetas exibidas durante este segmento são "Linha", "Espreguiçada", "Buraco", "Pula-Sela" e "Bangue-Bangue". 
18 "O Bicho-Papão" 16 de julho de 1987
Num passeio pelo campo, Cascão e Cebolinha se deparam com um ser todo esquisito: o filhinho do Bicho-Papão. Tentam prendê-lo, mas recebem uma bela lição de moral. 
19 "Jornal da Mônica I" 16 de julho de 1987
Mônica e Cebolinha apresentam um telejornal onde tudo pode acontecer! Xaveco apresenta a chegada na cidade da banda de rock "Curto-Circuito", Chico Bento é encarregado das notícias do interior, Jotalhão cobre os esportes, Cascão enfrenta seus medos na previsão do tempo e um terremoto invade os estúdios. 
20 "O Ogro da Floresta" 16 de julho de 1987
Mônica é uma linda e temperamental princesinha raptada por um terrível monstro: o Ogro. Mas tenham calma! Cebolinha - travestido de herói e príncipe - vai tentar salvá-la. Será que vai conseguir? 
21 "A Estrelinha Mágica (Estrelinha de Belém)" 24 de dezembro de 1987
Você já imaginou uma estrelinha sozinha, abandonada, que por acidente acabou caindo na Terra? Sorte que a Mônica e o Cebolinha vão ajudar a estrelinha a retornar para o seu mundinho! 
22 "O Natal de Todos Nós" Dezembro de 1987
Como você passa seu Natal? Igualzinho ao Cebolinha? Ao Chico Bento? Ou de um jeitinho todo seu, especial, com seus amigos, sua família? Agora você vai poder comparar o Natal da Turma da Mônica com o Natal de Todos Nós. Dez segmentos de dois minutos cada contam a visão que cada personagem da Turma da Mônica têm do Natal. Os protagonistas de cada segmento são Horácio, Jotalhão, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali, Bidu, Chico Bento, Anjinho e Astronauta. 
23 "Jornal da Mônica II" Setembro de 1988
Em uma nova edição do telejornal, Mônica e Cebolinha apresentam os repórteres Cascão e Magali, com curiosidades do mundo dos esportes e da vida animal. 
24 "Super-Heróis" Setembro de 1988
Bem que o Cebolinha tentou aprontar mais uma para a Mônica... Afinal, não é sempre que a turma pode se passar por super-herói de verdade! Será que o Cebolinha vai apanhar no final? 
25 "Um Dia de Cão" Setembro de 1988
Você algum dia desejou ser uma outra pessoa ou um bichinho de estimação? Nessa aventura, Cebolinha e Cascão aprontam uma, que só mesmo uma fada-madrinha poderá salvá-los! 
26 "O Detetive" Setembro de 1988
Dessa vez, até que o detetive Cebolinha não teve culpa. Só que, para variar, acaba tendo problemas com a Mônica e o Sansão. E que problemas! 
27 "O Causo da Melancia (Melancia)" Outubro de 1990
Rosinha já está cansada de ver o Chico Bento fugindo do Nhô Lau! Por isso, fez o Chico prometer que nunca mais vai pegar goiabas no sítio desse vizinho. Só que ela não falou nada sobre... Melancias! 
28 "O Causo do Burrico (Os Três Burrinhos)" Outubro de 1990
Chico Bento descobre que o seu burrico não é nada "burro". O bicho resolveu empacar, só para não levar a carga. A situação fica ainda mais complicada quando a Rosinha aparece na história! 
29 "O Causo do Sapo" Outubro de 1990
Rosinha (a namorada do Chico Bento) deixa cair uma bola numa lagoa repleta de sapos, que fazem a maior festa e teimam em não devolvê-la. Até que um sapo muito especiar resorve o pobrema. Assista e veja como vida de sapo não é fácil,
30 "A Verdade Dói" Outubro de 1990
Chico Bento adora contar uma mentirinha e isso não é nenhuma novidade. O que o pessoar da roça nem desconfia é que ele decidiu que, daqui pra frente, só vai dizer a verdade! Será que ele vai conseguir? Parece uma tarefa bem difícil para o nosso amigo! 
31 "O Causo do Ovo (O Ovo)" Outubro de 1990
Chico estava com uma baita vontade de comer "ovo frito" e foi pedir um ovo emprestado da Giserda, sua galinha de estimação. Ela, por sua vez, não gostou muito da ideia e começou a correr atrás dele. Na fuga, Chico Bento nem sonhava com o que iria acontecer... 
32 "O Canto do Sabiá" Outubro de 1990
Chico Bento faz uma flauta, mas não consegue tocá-la bem. Em compensação, tem um sabiá no seu sítio que dá um show de canto! 
33 "O Causo das Formigas (Solo)" Outubro de 1990
Chico Bento planta uma mudinha da sua fruta favorita, mas as formigas resolvem "almoçá-la". Tá armada a confusão! Chico Bento versus formigas! 
34 "Chico Bento, Óia a Onça!" Outubro de 1990
O caipira Chico Bento e toda sua turminha estão juntos em "Chico Bento, Óia a Onça!", vivendo emocionantes e divertidas aventuras, trazendo de volta toda a alegria da vida no campo... Você vai adorar ver o Chico aprontando das suas - afinal, minino corajoso i valenti ta aí, né Chico? 

Vídeos live-action (1989)[editar | editar código-fonte]

Em 1989, a "tradição" de produções da Turma da Mônica prosseguiu na forma de lançamentos direto em vídeo, distribuídos em VHS pela Transvídeo. Os dois primeiros consistiam em produções "live-action" (com bonecos), de custo e produção mais rápida e barata. No Mundo de Romeu e Julieta, o primeiro, consistia em um especial para TV, com 40 minutos de duração. Produzido para a TV Bandeirantes em 1978, filmado em Ouro Preto, adaptava para a TV a peça de teatro homônima com os personagens da Turma da Mônica.

A Rádio do Chico Bento, a única produção inédita do pacote, também tinha cara de peça de teatro infantil. Filmada a toque de caixa em estúdio, o vídeo, de 65 minutos de duração, é hoje a produção mais obscura do universo da Turma da Mônica, nunca mais relançada.

# Episódio Data de lançamento
01 "Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta" 24 de dezembro de 1978
Vocês já imaginaram o Cebolinha e a Mônica vivendo uma história romântica? Pois preparem-se para conhecer Romeu Montéquio Cebolinha e Julieta Monicapuleto, neste filme inteiramente gravado em Ouro Preto, com bonecos ao vivo. E depois de vocês assistirem ao filme no vídeo, entenderão porque "Romeu e Julieta" é considerada a mais bela história de amor de todos os tempos. 
02 "A Rádio do Chico Bento" 1989
O programa da rádio do Chico Bento sai na frente de seus concorrentes e inaugura o sistema "Rádio-Vídeo" de transmissões. E é com muito orguio que o Chico Bento convida a Turma da Mônica para esta inovação. Ao vivo e a cores, vocês verão alguns "causos", historinhas (A Aula de Elegância, A Fita Mágica), músicas, coelhadas, imitações, danças, entrevistas e ainda uma radionovela, "Chapeuzinho Vermelho". Ligue o Rádio e veja o vídeo "A Rádio do Chico Bento", o melhor programa para você! 
03 "Momentos Inesquecíveis do Desenho Animado Publicitário" 1989
Documentário de 50 minutos dividido em quatro partes: a primeira é uma coletânea de peças publicitárias feitas para a Cica com os personagens da Turma da Mônica durante as décadas de 1970 e 1980, desde a época da Televisão Preto e Branco. A segunda é um rápido making-of e, ao final, são reprisados na íntegra dois segmentos de outros filmes: "Jornal da Mônica II" (De A Estrelinha Mágica) e "O Monstro da Lagoa" (de As Novas Aventuras). 

Episódios de 1996 a 1999[editar | editar código-fonte]

Lançado pela Estrela Vídeo em 1996, Turma da Mônica Quadro a Quadro pode ser considerado como o "Volume Zero" da Coleção Video Gibi, que concentraria boa parte dos episódios de Turma da Mônica produzidos durante a década de 1990. Aqui, quatro Episódios, reunidos em um vídeo de meia hora, separados por vinhetas sugeriam a leitura de um gibi, onde as historinhas ganhavam movimentos

Foi a primeira experiência de animação digital do Estúdio, com traços grosseiros e animação pouco fluida. Certos momentos (como a conclusão de "Tá Morto... Ou Não?") são compostos, no produto final, de storyboards e animação em progresso. Assim como "A Rádio do Chico Bento", este produto e os episódios que o compunham nunca foram relançados em outras mídias.

A Publifolha (braço audiovisual da Folha de S.Paulo), que faria o último relançamento em vídeo dos filmes originais da Turma da Mônica (alguns com cortes e sob o título "Coleção Clássicos") em 1998, prosseguiu o lançamento dos novos episódios de Turma da Mônica para vídeo. Os traços digitais evoluem nos dois primeiros volumes, O Mônico (1997) e O Plano Sangrento (1998) e testam diálogo entre personagens em animação tradicional e cenários digitais. A dinâmica de "Quadro a Quadro" se manteve, além de trazer vinhetas de 30 segundos com o personagem Penadinho e um clipe musical ao final.

A coleção Video Gibi prosseguiria com adendos especiais. No segundo volume, uma pequena animação antes do filme traz Mônica e Cebolinha desenhados em forma de esboços, interagindo com o padrão de teste e discutindo sobre "Como é feito um Video Gibi". No terceiro volume, vinhetas ilustram planos infalíveis do Cebolinha entre cada uma das histórias.

Os dois volumes finais da série, O Estranho Soro do Dr. X (1998) e A Ilha Misteriosa (1999), trazem traços mais leves e fluidos, além de uma nova abertura inspirada nos desenhos americanos, com uma versão instrumental da música-tema da Turma da Mônica.

# Episódio Data de lançamento
01 "Algo Verde, Mole e Pegajoso" Novembro de 1996
Argh! Credo! O que será isso, verde, mole e pegajoso que está deixando a Mônica preocupada? Blergh... 
02 "Tá Morto...ou não tá?" Novembro de 1996
Brincar de mocinho todo mundo gosta, mas com o Cascão a coisa parece que foi um pouquinho diferente. Entre nesta aventura. Mas seja rápido, se não... 
03 "Branca de Fome e os Sete Anões" Novembro de 1996
A princesa Magali, comilona como ela é só, acabou com toda a comida do reino e a paciência de uma rainha má e faminta. 
04 "Game ao Vivo" Novembro de 1996
Quem é esse tar de Joistique? I qui diacho é videogueime, sô? O Chico Bento recebe a visita de um primo da cidade que é louco, apaixonado e fanático por games. Mas o que pode ser mais emocionante? Um dia jogando videogueime ou um dia brincando na roça? Ocê didice! O mió: ocê arresorve! 
05 "O Mônico" Junho de 1997
Um novo garoto aparece no bairro do Limoeiro e é a cara da Mônica! Mônico?! Quem será ele? O irmão gêmeo da Mônica? Um clone meio esquisitão da nossa amiguinha dentuça? Descubra quem é esse personagem e o que ele vai aprontar com a Turminha! Assista a esta aventura e descubra quais são os mistérios que envolvem esse novo amiguinho da Turma! 
06 "Chico Bento no Shopping" Junho de 1997
"Chópingui"? Lá donde eu moro num tem dessas coisa, não! Vixi! Tô vendo qui vô passá por uns apuro aqui na cidade grande! Num sei pru que eu fui aceitá o convite do meu primo pra i num "trem" desse! 
07 "Frank em Ser Criança" Junho de 1997
Todo mundo já foi criança algum dia, ou ainda é. Mas... e o nosso amigo Frank? Será que ele já foi criança? Teve infância como todo mundo? Fique sabendo de tudo, divertindo-se e se emocionando com esta história. 
08 "Como Atravessar a Sala" Junho de 1997
Mônica tomou um delicioso banho, mas esqueceu sua roupinha no quarto. E para chegar lá, ela precisa atravessar a sala, onde estão os danadinhos Cebolinha, Cascão e seu (ai, ai) gatinho, o Reinaldinho. Como será que ela vai fazer? 
09 "Vinhetas Penadinho I" Junho de 1997
Clipe musical com quatro segmentos animados, protagonizados pelo núcleo de personagens do fantasma Penadinho: "Casablanca", "Terapia", "Planta Carnívora" e "Banho de Lua". 
10 "O Plano Sangrento" Maio de 1998
Ih!! Parece que desta vez a Mônica exagerou nas suas coelhadas. Coitado do Cebolinha! Pobre Cascão! O que será que aconteceu com eles? Divirta-se com esta emocionante, misteriosa e divertida historinha: "O Plano (argh) Sangrento"! 
11 "Na Roça é Diferente" Maio de 1998
O primo do Chico Bento vem da cidade para passar uns dias na roça e acaba descobrindo uma porção de coisas novas. Quer saber quais são? Então veja com os seus próprios olhos. Venha você também visitar o Chico Bento nesta historinha superengraçada! 
12 "Astronauta (Procurando um Novo Amor)" Maio de 1998
Parece que o namoro do Astronauta com a Ritinha foi mesmo pra cucuia! Mas eis que aparece um extraterrestre muito louco, disposto a arranjar uma namorada do "outro mundo" para o nosso herói. Será que ele vai conseguir? Quem será que vai ocupar a vaga que a Ritinha deixou neste pobre coração? 
13 "Duelo em Quadrinhos" Maio de 1998
Cebolinha inventou um personagem de histórias em quadrinhos superlegal, o homem mais "podeloso" do universo. Mais poderoso?! Bem... só até que o Cascão também inventasse o personagem dele. E agora? Qual será o super-herói mais forte? Não perca este incrível "Duelo em Quadrinhos". 
14 "Vinhetas Penadinho II" Maio de 1998
Um clipe musical e seis segmentos animados, protagonizados pelo núcleo de personagens do fantasma Penadinho: "Uma Mãozinha", "Bocejo", "Perseguição", "Resistência", "Aparências" e "Fotografia". 
15 "Coisa de Louco" Outubro de 1998
Numa partida de futebol com toda a turma, a bola cai no quintal de uma casa muito esquisita e cheia de surpresas. Quem será o louco que mora nessa casa?... Ih, acho que já falei demais. Divirta-se a valer com essa história engraçadíssima. 
16 "Comida Fresca" Outubro de 1998
O Zé Vampir acorda de madrugada morrendo de fome. O seu almoço acabou de fugir da geladeira e ele fica desesperado. Hum... mas ele tem uma idéia! Que tal chamar um técnico para o conserto da sua geladeira e, quem sabe, garantir uma boa refeição? 
17 "A História do Galo Ataliba" Outubro de 1998
Chico Bento ficou muito triste desde que seu galo Ataliba amanheceu doente. Nhô Bento, com pena do filho, resolve presenteá-lo com um pintinho. Mas parece que o Chico vai passar por algumas dificuldades para encontrar uma mãe para o pequeno filhote. 
18 "A Turma no Zoológico" Outubro de 1998
O seu Cebola, pai do Cebolinha, resolve levar a Turma da Mônica para um passeio no zoológico. Mas parece que essa turminha vai aprontar mais uma das suas. Não perca essa emocionante e, claro, divertida aventura. 
19 "O Estranho Soro do Dr. X" Outubro de 1998
Ih, um tal de "Dr. X" acaba de fugir do hospício. Esse cientista maluco adora inventar fórmulas e parece que a turminha vai entrar numa fria por causa de uma de suas invenções. Hum... ou será que o Cebolinha vai se aproveitar disso para bolar mais um plano infalível contra a Mônica? 
20 "A Ilha Misteriosa" Setembro de 1999
O que pode acontecer quando a Mônica e o Cebolinha ficam sozinhos, completamente perdidos numa ilha deserta? Não fique só imaginando, confira a história! 
21 "Regras e Exceções" Setembro de 1999
A família da Magali resolve se mudar para um prédio onde animais são proibidos! E como é que fica o Mingau (o gatinho da Magali) nessa história?? Pra saber se ele fica ou não fica, assista a esse episódio e veja como a Magali e o Mingau resolveram essa situação tão delicada. 
22 "Chico Mico" Setembro de 1999
Que o Chico Bento sempre fez macaquices todos sabem! Mas dessa vez, ele exagerou um pouquinho. Dá só uma oiada no qui ele aprontô agora, sô! 
23 "Mingau com Chuva" Setembro de 1999
Em noite de chuva, assistir a um filminho de terror na TV é tudo o que o Mingau quer fazer, só para relaxar! O que ele não sabe é que o filminho vai ficar muito mais interessante do que ele pensa. 

Primeira Série da Rede Globo (1999–2000)[editar | editar código-fonte]

Vinhetas e animações curtas, entre 1 e 2 minutos de duração, originalmente produzidas para a Rede Globo, feitas em animação limitada, digitalmente. Lançadas em DVD entre 2011 e 2012 nos dois volumes de "Se Liga na Turma da Mônica" e exibidas pelo Cartoon Network a partir de setembro de 2013, trazem pequenas histórias com a Turma da Mônica e Chico Bento.

Turma da Mônica teve sua estreia na Globo em 1999 e ganharia, no ano seguinte, o bloco "Turma da Mônica na TV", durante o programa "Bambuluá". No entanto, em 2001, a emissora suspendeu a exibição sem qualquer acordo formal com a MSP, o que constituiu quebra de contrato e ocasionou extensa batalha judicial. Por conta disso, nem todos os episódios deste período foram ao ar no ano de produção.

# Título Exibição Original
01 "Feliz Natal para Todos (Natal da Turma) (1999)" 24 de dezembro de 1999
Nova versão de "O Natal da Turma da Mônica" (1976). Na noite de natal, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali fazem uma vigília para encontrar o Papai Noel. 
02 "Um Ano de Festa" 31 de dezembro de 1999
As crianças se reúnem para fazer uma comemoração de Ano-Novo. Todos se vestem muito bem e fazem votos de felicidade - e Cascão até "toma um banho" para comemorar! 
03 "Os Milhos" 17 de julho de 2010
Chico Bento tenta plantar milhos, mas é atrapalhado pelas galinhas e pintinhos do sítio. 
04 "A Vassoura" 17 de julho de 2010
Cascão brinca dentro de casa e bagunça tudo, irritando sua mãe, que tinha acabado de fazer a limpeza. 
05 "Conta Outra" 24 de julho de 2010
Dona Marocas ouve uma desculpa absurda do Chico por ele ter se atrasado e não acredita, mas é tudo verdade... 
06 "De Mal" 24 de julho de 2010
Mônica e Magali brigam, mas depois resolvem fazer as pazes ao relembrarem dos bons momentos que passaram juntas. 
07 "O Espantalho" 31 de julho de 2010
Chico se suja todo no caminho de uma festa e acaba ganhando um concurso de fantasias. 
08 "Volta ao Mundo" 31 de julho de 2010
Mônica erra o alvo de uma coelhada e faz Sansão viajar pelo Planeta Terra. 
09 "Quanto Vale um Burrico?" 31 de julho de 2010
Para impressionar Rosinha, Chico arrisca tudo e desafia com seu burro o cavalo alazão do Genesinho. 
10 "Bichinhos" 07 de agosto de 2010
Após ser atacada por Floquinho, Mingau e Chovinista, Mônica reflete se vale a pena ter um animal de estimação. Será que eles são perigosos? 
11 "Aviãozinho" 07 de agosto de 2010
Brincar de aviãozinho com a Mônica pode ser perigoso. Cebolinha comprova quando faz um aviãozinho de papel e contagia seus amigos com a brincadeira, até chegar a vez da forçudinha... 
12 "A Caixa" 14 de agosto de 2010
Cebolinha e Cascão imaginam um mundo de aventuras dentro de uma caixa velha. 
13 "Banho de Lua" 14 de agosto de 2010
Mônica tenta tomar banho de sol na praia, mas seus amigos a atrapalham. 
14 "O Sapo" 21 de agosto de 2010
Cebolinha fantasia sobre uma vitamina que sua mãe quer fazê-lo beber. E se ela se transformasse em uma poção para criar um sapo mutante, e assim derrotar a Mônica? 
15 "A Tentativa" 21 de agosto de 2010
Cebolinha rouba o coelhinho da Mônica sem que a menina perceba, mas a fuga acaba sendo mais dolorida do que levar apenas uma mera coelhada. 
16 "Um Coelho de Verdade" 14 de maio de 2011
Mônica está desanimada por não ter um bichinho de estimação. É quando Cebolinha resolve aproveitar a chance para pôr em prática um novo plano: e se ele fizesse a Mônica acreditar que o Sansão foi transformado em um coelho de verdade? 
17 "Deu Bode" 14 de maio de 2011
Chico Bento salva um bode de uma armadilha. O problema é que, depois, o bicho começa a perseguí-lo para retribuir o favor. 
18 "Pai e Filho" 28 de agosto de 2010
Seu Cebola se desdobra pra brincar com o filho depois que chega do trabalho. 
19 "Dois em Um" 04 de setembro de 2010
Cebolinha cria um plano para derrotar a Mônica: e se ele destruísse o Sansão? Mas tudo é alterado quando ele percebe que iria longe demais para ofender a amiga... Ou seria algo mais? 
20 "A Flor" 04 de setembro de 2010
Rosinha pede para Chico lhe pegar uma flor que está plantada no alto de um morro. 
21 "Picadeiro" 11 de setembro de 2010
Cebolinha pensa em levar a Mônica para o circo e distraí-la para roubar o Sansão. 
22 "Super Cebolinha" 11 de setembro de 2010
Cebolinha sonha que é o Superomão, mas acorda justamente quando está prestes a derrotar a Mônica. 
23 "Jogo de Vôlei" 18 de setembro de 2010
Mônica, Magali e as meninas do Bairro do Limoeiro pegam o campinho para jogar uma partida de vôlei justamente quando os meninos estão prestes a começar uma partida de futebol no mesmo lugar. É quando meninos e meninas decidem fazer uma partida pelo mando de campo. Quem sairá vitorioso? 
24 "Meu Herói" 18 de setembro de 2010
Cebolinha tenta defender Cascão de um valentão usando suas fantasias de super-herói. 
25 "Jogo de Palito" 25 de setembro de 2010
Cebolinha atrapalha Mônica enquanto ela tenta se concentrar pra jogar palito com a Magali. 
26 "Um Desastre de Amigo" 25 de setembro de 2010
Zé Lelé faz Chico entrar em uma série de enrascadas, até que o caipira decide por uma saída radical pra se livrar do primo azarado. 
27 "Leitura Difícil" 09 de outubro de 2010
Cebolinha é incomodado por todo mundo enquanto tenta ler um gibi do Ursinho Bilu. 
28 "Mui Corajoso (A Montanha Russa)" 09 de outubro de 2010
Cebolinha, Cascão, Xaveco e Franjinha se aventuram no Parque de Diversões. Cebolinha se impõe e é o primeiro a entrar no brinquedo mais assustador. Mas será que ele é tão corajoso quanto parece? 
29 "O Burrico" 16 de outubro de 2010
O burro do Chico empaca no meio do caminho da roça, e ele tenta convencer o animal a sair do lugar. 
30 "O Cabelo" 16 de outubro de 2010
Mônica resolve mudar seu penteado e Franjinha faz um xampu para ajudá-la. Mas os efeitos colaterais não agradam nem um pouco a dentucinha. 
31 "Esconde-Esconde" 23 de outubro de 2010
Mônica tenta encontrar seus amigos numa brincadeira de esconde-esconde. 
32 "Disfarces" 23 de outubro de 2010
Cebolinha e Cascão testam vários disfarces pra distrair Mônica enquanto tentam pegar o Sansão. 
33 "Cabra-Cega" 30 de outubro de 2010
Os meninos protegem a Mônica de se machucar enquanto ela está vendada, brincando de Cabra-Cega. 
34 "A Pescaria" 06 de novembro de 2010
Chico tenta pescar um peixe do tamanho ideal para o almoço, mas não tem tanta sorte. 
35 "O Circo" 06 de novembro de 2010
Chico e Zé Lelé fazem um atalho perigoso pra chegar no circo e fazem grandes malabarismos pra enfrentar o perigo. 
36 "O Sortudo" 06 de novembro de 2010
Zé Lelé usa todo o lixo que o primo pesca e joga fora como roupas novas - e acaba se dando bem. 
37 "A Bela" 06 de novembro de 2010
Cascão se apaixona pela Mônica depois que ela tropeça e acaba se sujando em uma poça de lama. 
38 "Desejos" 06 de novembro de 2010
Cebolinha usa um poço dos desejos e um gênio da lâmpada pra criar clones pra enfrentar a Mônica. 
39 "O Robô" 20 de novembro de 2010
Cebolinha imagina: E se um robô superpoderoso mandasse a Mônica para a lua? Mas Cascão logo o adverte dos problemas de seu novo projeto de plano infalível. 
40 "De Ponta-Cabeça" 20 de novembro de 2010
Mônica e Cebolinha se desdobram pra descobrir onde está a cabeça de Floquinho para escovar seus dentes. 
41 "O Mágico" 27 de novembro de 2010
Cebolinha encontra um livro de mágicas e, enquanto testa os feitiços, transforma Cascão em vários animais e objetos. 
42 "O Rei do Skate" 27 de novembro de 2010
Cebolinha ganha um skate, mas não sabe como brincar. Acaba colando seus sapatos no brinquedo pra aprender, mas perde o controle. 
43 "O Esquecido" 04 de dezembro de 2010
Chico tenta se lembrar da razão de ter amarrado um barbante no dedo. 
44 "O Sabe-Tudo" 11 de dezembro de 2010
Dona Marocas ouve Chico se lamentando das notas baixas enquanto ajuda seus pais em casa, e sem perceber, ensina uma lição valiosa para sua professora. 
45 "A Aposta" 11 de dezembro de 2010
Cebolinha aposta uma corrida com a Mônica. 
46 "Fotografia" 18 de dezembro de 2010
Mônica se prepara pra tirar uma foto, sem saber que vai ser alvo de uma brincadeira do Cebolinha. 
47 "A Árvore de Natal" 18 de dezembro de 2010
Um maquiavélico empresário rouba os pinheiros da cidade para vendê-las a preços altos no Natal. As crianças, então, saem em busca do último pinheiro da cidade na floresta, e acabam tendo que enfrentar o vilão. 
48 "Tubarões" 01 de janeiro de 2011
Mais um projeto de plano infalível do Cebolinha. E se ele colocasse Sansão em um precipício, para que Mônica caísse ao tentar pegar e fosse devorada por um tubarão? 
49 "Pelada" 01 de janeiro de 2011
Os meninos tentam resgatar uma bola que caiu no quintal de um cachorro bravo. 
50 "O Surdo" 08 de janeiro de 2011
Cascão passa um dia em completo silêncio, sem ouvir nada à sua volta. O que será que aconteceu com o sujinho? 
51 "Monstros" 08 de janeiro de 2011
Vampiros, múmias e lobisomens atacam Mônica em várias provações na hora do sono, mas a dentucinha acaba sucumbindo ao medo na mais inusitada das ameaças. 
52 "Quantos Cabritos Ficaram?" 08 de janeiro de 2011
Chico Bento tenta resolver um problema de matemática e pede ajuda a seus amigos. 
53 "O Monstro" 15 de janeiro de 2011
E se o Cebolinha conseguisse se transformar em um monstro para derrotar a Mônica? 
54 "O Invasor" 22 de janeiro de 2011
Um extraterrestre invade a Terra e cai em pleno Bairro do Limoeiro, onde terá que enfrentar a Mônica. 
55 "O Dorminhoco" 22 de janeiro de 2011
Floquinho protege Cebolinha, que acorda sonâmbulo e sai pela rua no meio da noite. 
56 "Folias no Clube" 29 de janeiro de 2011
Mônica e Magali passam um dia em um Clube de Campo, sem saber que Cebolinha e Cascão também estão lá. Tendo a vantagem sobre a amiga, Cebolinha começa a pregar peças em Mônica sem que ela saiba de onde estão vindo as travessuras. 
57 "No Clube" 05 de fevereiro de 2011
Cebolinha prega peças em Mônica em um Parque Aquático. 
58 "Quando Crescer" 05 de fevereiro de 2011
Bruxa? Atriz? Astronauta? Esportista? Incentivada pela comida, Magali fantasia sobre o que quer ser quando crescer. 
59 "O Banho" 05 de fevereiro de 2011
Cebolinha tenta dar banho em Floquinho. 
60 "Brinquedos" 12 de fevereiro de 2011
Cascão observa os brinquedos supertecnológicos de seus amigos enquanto brinca com seu caminhãozinho de madeira. 
61 "Sonolento Sonolento" 26 de fevereiro de 2011
Chico assiste filme até tarde na casa do Zé da Roça, e passa o dia seguinte todo cansado, com dificuldade em se manter acordado. 
62 "Sombra Fresca" 05 de março de 2011
Mônica convence seu pai a montar uma piscina em casa para se refrescarem num dia quente. 
63 "Que Susto" 12 de março de 2011
Cebolinha tenta assustar a Mônica, estourando um saco de papel atrás dela enquanto está distraída. 
64 "Fácil como um Bicho!" 19 de março de 2011
Chico tenta pegar uma goiaba no alto do pé com a ajuda de sua galinha, um gato, um cachorro e um bode. 
65 "O Forçudo" 26 de março de 2011
Cebolinha começa a praticar musculação para derrotar a Mônica. 
66 "Roupa Nova" 26 de março de 2011
Mônica compra um vestido novo e branquinho, mas não quer sujá-lo. Sabendo disso, os meninos se aproveitam. 
67 "Era um Fim de Tarde" 26 de março de 2011
Numa tarde quente, a casa de Cebolinha é atacada por vespas. 

Episódios de 2002 a 2008[editar | editar código-fonte]

Em 2002, a Paramount lançou Grandes Aventuras Turma da Mônica, a primeira série de DVDs da turma. Os episódios antigos foram relançados com nova dublagem, misturados com episódios inéditos, com cenários feitos por Mauro Sousa e dando início à fase 2000 da Turma da Mônica.

A partir de 2004, com o lançamento do longa-metragem Cine Gibi: O Filme - Turma da Mônica, os episódios novos da Turma da Mônica passariam a ser lançados através de uma série de DVDs com o mesmo título. Enquanto os demais curtas foram desmembrados para exibição na TV via Cartoon Network e, posteriormente, pela Globo, os episódios que compõem o primeiro volume da série foram exibidos esporadicamente em TV aberta pelo SBT, dentro das exibições do próprio filme em si. A primeira exibição do primeiro Cine Gibi foi em 9 de julho de 2008, na sessão "Cinema em Casa". Os dois volumes seguintes, Cine Gibi 2 e Cine Gibi 3: Planos Infalíveis, chegariam nas lojas entre 2005 e 2008.

"Os Azuis", integrante desta leva de episódios, nunca foi integrado às exibições de TV regulares ou mesmo lançado comercialmente em home-vídeo. Sua distribuição se restringiu a um vídeo educacional sobre Discriminação Étnica produzido pelos Estúdios Mauricio de Sousa, que foi disponibilizado publicamente em 4 de outubro de 2009 pelo canal do Youtube ClipsdaTurma. O episódio "Montanha Suja", com dublagem original (a exibição regular é redublada), também integra este vídeo, apresentado pelo próprio Mauricio de Sousa ao lado de bonecos.

# Episódio Data de lançamento
01 "Eu sou..." 04 de junho de 2002
Pequenos segmentos em ritmo de poema infantil apresentam Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, os principais personagens da Turma da Mônica. Um último segmento, em live-action, introduz rapidamente Mauricio de Sousa e a nova coleção de DVDs da Paramount. 
02 "Os Azuis" 04 de outubro de 2009
Em um dia qualquer, Mônica acorda e sai para brincar, quando nota que todos os seus amigos inexplicavelmente estão azuis. Inicialmente achando que é um plano infalível do Cebolinha, a garota se surpreende ao notar que não só eles, mas todas as pessoas do mundo estão azuis - menos ela. E o que parecia brincadeira vira um pesadelo quando Mônica passa a ser hostilizada e perseguida apenas por sua cor. 
03 "Perdidos no Meio do Nada" 04 de junho de 2002
O pai de Cascão resolve levar o filho para passear de carro e ir ao shopping center. Mas no caminho parece que ele tem alguns problemas para dirigir. Nisso, ele coloca seu filho e amigo Cebolinha numa confusão e em uma aventura completamente maluca. 
04 "Um Doente, sua Irmã e a Grande Competição de Cuspe à Distância" 04 de junho de 2002
Xaveco fica doente num dia muito importante! O dia da grande final do “Campeonato de cuspe a distância”. Por este motivo, Cebolinha e Cascão resolvem dar uma força ao amigo, neste momento tão difícil e delicado da sua “carreira de atleta”. 
05 "Bichinhos sem Pelúcia" 04 de junho de 2002
Mônica decide levar o Monicão, seu cãozinho de estimação, a um pet shop para fazer sua primeira tosa. Muitas surpresas acontecem quando Cebolinha decide fazer a mesma coisa com seu cãozinho Floquinho, no mesmo local. 
06 "Era uma vez..." 04 de junho de 2002
Dia de chuva não tem jeito: a turminha tem mesmo que ficar em casa! Contar histórias parece ser uma boa opção para passar o tempo. Mônica começa, Cebolinha, Cascão e Do Contra vão completando, cada um com muita criatividade e à sua maneira. 
07 "O Guarda-Chuva Voador" 12 de outubro de 2002
Franjinha, o garoto cientista da Turma, preparou mais uma das suas invenções: um poderoso e destemido... guarda-chuva! Não poderia haver melhor notícia pra quem adora guarda-chuvas: o Cascão. Porém, um pequeno incidente no laboratório provoca uma enorme confusão, e começa a aventura do Castão em essa nova "maravilha de ciência" - o seu inseparável guarda-chuva! 
08 "Um Dia no Circo" 12 de outubro de 2002
O Cebolinha apronta mais uma das suas! Desta vez, ao fugir com o coelhinho da Mônica, ele vai parar num circo. Vale tudo para escapar das coelhadas, inclusive bagunçar a vida dos artistas circenses! Malabaristas, trapezistas, domadores e equilibristas ficam "loucos" com essa fuga alucinante. Mas apesar dessa correria toda, o espetáculo deve continuar e como diz o Cebolinha: "Lespeitável público: boa divelsão!" 
09 "Um Natal Glacial" 12 de outubro de 2002
Para desespero do Cebolinha e do Cascão, a Mônica pediu um ursão de presente pro Papai Noel. Se um coelhinho "incomoda muita gente", um ursão incomoda muito mais! O plano é impedir a todo custo que isso aconteça e fazer o Papai Noel trocar esse "item" na sua lista de presentes. Tudo correria bem, não fosse um pequeno imprevisto. Uma verdadeira supresa para todos, numa noite inesquecível! 
10 "Em Busca do Nariz de Isabelle" 09 de junho de 2004
Mônica e Cebolinha vivem uma grande aventura para encontrar a última peça perdida de um lendário quebra-cabeças. 
11 "O Concurso de Beleza" 09 de junho de 2004
Em um novo plano infalível de Cebolinha, os garotos do bairro forjam um concurso para que Mônica ganhe e, para honrar seu prêmio, tenha que segurar sua fúria - não importando o quanto ela seja provocada. Mas, para que tudo dê certo, os garotos precisarão resistir à beleza de Carminha Frufru... 
12 "Um Amor Dentuço" 09 de junho de 2004
Um jovem vampiro se apaixona pela Mônica e a transforma em vampira, sem que a garota perceba. Mas os novos - e estranhos - costumes da Mônica fazem os seus amigos tentarem descobrir o que aconteceu. 
13 "O Caça-Sansão" 09 de junho de 2004
O Doutor Frankestóim transforma Sansão em um monstro gigante e apenas Cebolinha será capaz de detê-lo. 
14 "Um Cenário para meus Bonequinhos" 09 de junho de 2004
Cascão tenta construir dentro de casa um grande cenário de ação para tornar mais realistas as aventuras de seus brinquedos. Proibido pelo pai, ele consegue a ajuda de Cebolinha para fazer um ambiente mais ambicioso no quintal. Mas quando Mônica e Magali aparecem querendo ajudar, a brincadeira vira uma grande bagunça. 
15 "Irmão Cascão" 09 de junho de 2004
Cebolinha está de saco cheio da sua irmãzinha Maria Cebolinha e decide pedir a Cascão para que se torne seu novo "irmão". Mas o garoto vai perceber que, mesmo que seja com seu melhor amigo, todo relacionamento familiar embaixo do mesmo teto tem suas vantagens e desvantagens. 
16 "Os Tênis da Mônica" 07 de setembro de 2005
As olimpíadas do bairro estão chegando e o Cebolinha resolve presentear a Mônica com um lindo par de tênis. Já que ela não usa sapatos, com esses tênis e algum treino, a Mônica venceria qualquer competição fácil, fácil! Mas de um presente do Cebolinha para a Mônica... a gente desconfia! Pode ser um plesente de glego - ou melhor, presente de grego. Será? Assista e divirta-se! 
17 "O Baile Frank" 07 de setembro de 2005
Nosso amigo Frank se sente solitário ao se ver rejeitado pelas pessoas. Felizmente, nem todos pensam da mesma maneira e a Mônica acaba convidando nosso simpático amigo para dançar num incrível baile à fantasia. Confusões e surpresas num episódio de arrepiar. 
18 "Poeirinha Mágica" 07 de setembro de 2005
Se você não acredita em duendes, é bom assistir a esse episódio, porque coisas inacreditáveis acontecem com a Mônica justamente por causa de um duende chamado Mug. Pequeno no tamanho, mas grande bagunceiro. Episódio que vai levantar poeira... mágica! 
19 "Chapeuzinho Vermelho 2" 07 de setembro de 2005
Todo mundo conhece a história da Chapeuzinho Vermelho e do Lobo Mau. Principalmente quando Chapeuzinho resolver comer todos os pães de mel da vovó, para desespero do lobo, que também adora os pães de mel! Bom, se a história não é bem assim, pelo menos a Magali achou uma "doce aventura". Bom apetite, isto é, bom filme! 
20 "O Sumiço de Todas as Mães" 07 de setembro de 2005
Já imaginou se, de repente, sem mais nem menos, todas as mães sumissem? Onde elas foram parar? Por quê? Parece coisa de louco, mas aconteceu mesmo, e a turminha resolveu encarar os fatos e desvendar esse mistério terrível. Assista a esse episódio grudado em sua mãe, tá? 
21 "Boas Maneiras" 07 de setembro de 2005
Essa coisa de se comportar direitinho e tudo mais não é exigida só de meninos travessos como o Cebolinha. Meninas como a Mônica também precisam aprender algumas coisas num cursinho de Boas Maneiras. Rápido, que a primeira aula já vai começar! E podemos garantir que a aula está bem animada! Animada até demais, confira! 
22 "A Hora da Onça Beber Água" 07 de setembro de 2005
Buscar água na nascente de um rio é uma tarefa simples e fácil para o Chico Bento. O que comprica um pouco é que uma onça resolve beber água justamente na mesma hora e lugar! Mas coragem é o que não falta pro caipirinha mais querido do mundo! Assista 'cê tamém a esse firminho danado di bão, sô
23 "Plano Hipnótico" 05 de dezembro de 2008
Desta vez, o Cebolinha resolve estudar hipnotismo e com isso se diverte colocando em prática seus "poderes"! Mas o objetivo maior é pegar certo coelhinho "encaldido", portanto, olhe beeeem pra telinha e muito cuidado pra não ser hipnotizado também, viu? 
24 "O Sumiço da Jujuba" 05 de dezembro de 2008
Cascão está desesperado com o sumiço da sua querida Jujuba. O seu bichinho de estimação não amanheceu ao seu lado, como de costume. O Cebolinha aparece para ajudá-lo a descobrir o paradeiro dela. Afinal, ond estará essa tal de Jujuba? Assista e descubra. 
25 "Um Plano Levemente Infalível" 05 de dezembro de 2008
O Cebolinha acha que pode mover as coisas com a "folça" do pensamento. Pensando bem, até que pode, né? Principalmente se o objetivo for vencer aquela "baixinha, golducha e dentuça" pra se tornar o dono da rua. Então, muita concentração e divirta-se. 
26 "Álbum de Fotografias" 05 de dezembro de 2008
Por acaso, o Cebolinha encontra na rua um álbum de fotografias. Adivinha de quem? Da Mônica, é claro! Curiosos e gozadores, ele e o Cascão se divertem comentando todos os momentos inesquecíveis registrados nas fotos. Afinal, recordar é viver e tomar cuidado pra Mônica não aparecer. Dê uma espiadinha com eles também. 
27 "Diga o que eu Digo e Faça o Que eu Faço" 05 de dezembro de 2008
Sabe aquele negócio de imitar tudo o que a outra pessoa diz e faz? Pois é, o plano é fazer isso com a Mônica até ela não aguentar mais. Coisas que só uma mente blilhante ousaria fazer. É para assistir e repetir. 
28 "Cor de Rosa" 05 de dezembro de 2008
Agora, nosso amigo Cebolinha resolveu estudar a "psicologia das cores" e descobre que a Mônica é folte porque usa a cor vermelha no vestido. Será? Com a ajuda do Cascão, ele vai comprar um vestido novo para que a Mônica fique calminha... O problema é se ela descobrir que isso faz parte de outro plano infalível. Aí, sim, a coisa pode ficar preta pra ele. Confira. 
29 "O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis" 05 de dezembro de 2008
Parece que esse dia chegou! O Cebolinha finalmente desiste de bolar planos infalíveis. A pergunta que se faz é: "Por que ele falia isso?" A emocionante resposta você encontrará nesse episódio. É ver para crer. 

Uma Aventura no Tempo (2007)[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Uma Aventura no Tempo

Primeiro longa-metragem original da Turma da Mônica em mais de 20 anos, lançado em 17 de fevereiro de 2007, Uma Aventura no Tempo também é o primeiro trabalho do estúdio com os serviços de animação terceirizada com outros estúdios brasileiros - no caso, a carioca Labocine. Tal formato de produção definirá os projetos seguintes do estúdio, que passa a concentrar apenas a parte criativa da animação.

Primeira Série do Cartoon Network (2009)[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o Cartoon Network lança uma nova fase de Turma da Mônica, com episódios inéditos que estreiam na televisão antes dos DVDs. Com animação do estúdio Labocine, o mesmo de "Uma Aventura no Tempo", 13 episódios inéditos são lançados na programação do canal, com nova abertura e uma linguagem ligeiramente diferente das séries anteriores. Mais tarde, este material seria lançado em Cine Gibi 4: Meninos e Meninas (2009) e Cine Gibi 5: Luz, Câmera, Ação! (2010).

# Episódio Data de lançamento
01 "Os Cinco Fios Mágicos" 14 de junho de 2009
Uma fada esquisita concede ao Cebolinha cinco desejos - um para cada fio de cabelo que ele arrancar. O que será que ele vai pedir, hein? A essa altura você já está careca de saber. E ele, mais ainda! 
02 "Venha à Minha Festinha!" 21 de junho de 2009
Ooba! É aniversário da Mônica! Tem bolo, humm... Tem brigadeiro, humm... Tem boneca... Epa! Boneca! Olha só, cada convidade precisa levar sua própria boneca! Então, vamos ver como o Cebolinha e o Cascão contornam essa delicada situação... 
03 "Mônica, a Famosa" 28 de junho de 2009
Para não apanhar da Mônica (de novo!), o Cascão resolve ajudá-la a conquistar o Fabinho. A ideia é convencê-lo a ir até sua casa assistir ao programa da mais famosa atriz da TV - a Mônica! Só que a sirigaita da Carminha Frufru também vai e essa história tão romântica, não sei não... pode virar a maior confusão! 
04 "Máquina do Tempo... De Novo?" 02 de julho de 2009
E lá vem o Franjinha com outra máquina para visitar o passado e o futuro! O Cascão duvida que funcione, mas mesmo assim aceita testar. E não é que funciona mesmo? Ou será apenas o Cascão aprontando de novo? 
05 "Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou!" 05 de julho de 2009
Mônica e Magali estão brincando de maquiagem, quando a Mônica deixa cair os brincos novinhos de sua mãe no ralo da pia! E agora? Para recuperá-los antes que a mamãe volte, somente um menino com cinco fios de cabelo poderá ajudá-las! Quem será, hein? Veja rápido, antes que todos entrem pelo cano! 
06 "Patins... pra Mim?" 06 de julho de 2009
Que surpresa! O Cebolinha e o Cascão dão patins novos de presente para a Mônica. Será que os meninos, enfim, tomaram jeito? Que nada, é apenas mais um plano infalível! Com a Mônica patinadora solta por aí, o Bairro do Limoeiro que se cuide! 
07 "Brincando de Boneca" 12 de julho de 2009
Magali está brincando sozinha em sua casa quando o Cascão entra correndo, apavorado, fugindo da chuva. Então ela o "convence" a participar da brincadeira também. Mas esperaí! Brincar de boneca não é coisa de menina? Veja como o "Capitão Refugo" - isto é, o Cascão - enfrenta mais essa "missão perigosa"! 
08 "O Corpo Fala" 19 de julho de 2009
Orelha ardendo é sinal de que estão falando mal de você. Morder o dedo mindinho faz o fofoqueiro morder a língua. Se o pé está formigando, o tempo vai esfriar. A Magali sabe tudo das mais estranhas crendices do corpo humano! 
09 "A Nova Babá" 26 de julho de 2009
Enquanto os pais do Cebolinha saem, Xabéu - a irmã mais velha do Xaveco - vai tomar conta dele. Mas o Cascão também está por lá e não é que os dois se "apaixonam" por ela? Ah, esses meninos, viu? Quem vai conquistar o coração da jovem Xabeuzinha, Cascão ou Cebolinha? 
10 "A Minhoca Encantada" 09 de agosto de 2009
Mônica encontra uma minhoca falante que diz ser um príncipe encantado. Ele só voltará ao normal com um beijo beeem romântico! Claro que a Mônica quer muito virar princesa, mas... ai, que nojo! No final, tudo era farsa do Cebolinha e do Cascão. 
11 "...E Assim se Passaram Trinta Anos" 16 de agosto de 2009
Será que a Mônica vai continuar baixinha e dentuça mesmo quando ficar mais velha? Essa não! Ela acaba cochilando embaixo de uma árvore mágica e muito tempo se passa. Todos na turma estão adultos. E agora? 
12 "Abduzidos?" 23 de agosto de 2009
Mônica e o Bidu são capturados por ETs que falam elado. Só pode ser outro plano do Cebolinha e... Espere! Os homens do espaço também o pegaram! E agora, como escapar do disco voador? 
13 "Turma da Mônica Contra o Capitão Feio" 06 de setembro de 2009
Montanhas de lixo sujam o bairro! O vilão mais encardido de todos os tempos tem um novo e misterioso poder. Ele pretender poluir ainda mais o mundo. A turminha precisa acabar com esse plano sujo. Sujo mesmo! 

Se Liga na Turma da Mônica, Volume 1 (2011)[editar | editar código-fonte]

Primeiro volume da compilação dos mini-episódios exibidos pela Rede Globo. Os mini-episódios aqui são apresentados de forma similar aos vídeos da série "Cine Gibi", mas reeditados em forma de episódios-coletânea e redublados.

Episódio Data de lançamento
Folias no Clube 15 de setembro de 2011
Cebolinha Versus Mônica (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Planos do Cebolinha (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Chico Bento e os Bichos (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Chico Bento e Zé Lelé (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Sustinhos (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Brinquedos e Brincadeiras (Mini-Episódios) 15 de setembro de 2011
Um Coelho de Verdade 15 de setembro de 2011

Se Liga na Turma da Mônica, Volume 2 (2012)[editar | editar código-fonte]

Segundo volume da compilação dos mini-episódios exibidos pela Rede Globo, também reeditados e redublados.

Episódio Data de lançamento
Jogo de Vôlei 5 de setembro de 2012
Cebolinha e Floquinho (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Coisas de Menino (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Chico Bento e Companhias (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Mais Coisas de Menino (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
Coisas de Menina (Mini-Episódios) 5 de setembro de 2012
A Árvore de Natal 5 de setembro de 2012
Feliz Natal para Todos (Natal da Turma) (1999) 5 de setembro de 2012
Um Ano de Festa 5 de setembro de 2012

Exibição pela Rede Globo (2010–2014)[editar | editar código-fonte]

Em 2010, os desenhos da Turma da Mônica voltaram à grade da Globo. Pela primeira vez em TV aberta, episódios de 1986 a 1999 e da Década de 2000 foram veiculadas. Tal material era exibido sempre na mesma ordem, mas sem compromisso cronológico. Por esta razão, um episódio de 1988 pode ser exibido sempre ao lado de um de 1998. A ordem geral dos blocos de 20 minutos semanais era de quatro episódios: dois de 7 minutos e dois mini-episódios de 50 segundos. Dependendo da duração dos episódios, o esquema poderia ser alterado. A exibição não tinha créditos finais e a abertura é uma vinheta de dez segundos produzida pela própria Globo.

Em 2010, uma série de episódios foi lançada pelos Estúdios Mauricio de Sousa na forma de especiais para datas específicas do ano. Tais episódios não estrearam no horário habitual de exibição do desenho na programação da Rede Globo (manhãs de sábado), indo ao ar em faixas especiais de programação. Apenas alguns chegaram a ser reprisados, esporadicamente.

Durante o ano de 2012, vinhetas em computação gráfica do personagem Horácio e clipes animados da Turma da Mônica, produzidos em motion graphics para o canal do Youtube ClipsdaTurma, foram incluídos nas exibições habituais de Turma da Mônica nas manhãs de sábado na Globo.

Enquanto estas prévias da nova temporada iam ao ar, um novo lote de episódios, incluindo os segmentos do filme para DVD "Cine Gibi 5: Luz, Câmera, Ação!" (2009) e 13 episódios exclusivos que dariam origem a Cine Gibi 6: Hora do Banho (2013) e Cine Gibi 7: Bagunça Animal (2014), foi adquirido e, sem divulgação, começou a ser veiculado em 5 de janeiro de 2013. Mas, antes, foi exibido na Véspera de Natal de 2012 o primeiro destes novos episódios, o especial Véspera de Natal.

A partir de abril de 2013, a Rede Globo passa a exibir "Turma da Mônica" apenas em alta definição, descartando a maioria do material reprisado até então. Apenas um pequeno lote restante de 23 episódios, lançados em 2013, passa a ser reprisado aleatoriamente.

A partir de 1 de junho de 2013, juntaram-se a esta nova temporada exibida pela Rede Globo a safra de episódios produzidos para o Cartoon Network em 2012. Antes, em abril, a ordem fixa de episódios até então obedecida pela Globo foi alterada, passando a partir daí a existir variações semanais na exibição dos blocos.

Em dezembro do mesmo ano, a exibição do inédito especial de natal "Feliz Natal para Todos", programada para o horário nobre do dia 24 de dezembro, é cancelada sem prévio aviso e substituída pelo filme Kung Fu Panda 2. O remake de "O Natal de Todos Nós" só seria veiculado no dia seguinte, sem divulgação, às 7 da manhã - já indicando um possível desgaste na parceria entre a Globo e os estúdios Mauricio de Sousa.

Em 15 de fevereiro de 2014, o desenho "Esquadrão de Heróis" da Marvel passou a ocupar o lugar de Turma da Mônica nas manhãs de sábado da Rede Globo, herdando seu horário e intervalo comercial. O desenho foi retirado da grade do canal, tendo inclusive suas menções no site do canal retiradas, indicando, mais uma vez, o fim do contrato entre a Rede Globo e a MSP.

# Episódio Data de lançamento
1 Um Dia no Circo, Os Milhos, O Guarda-Chuva Voador, "Tirano" (na Reprise de 25/08/12) e A Vassoura 17 de Julho de 2010
2 Como Atravessar a Sala, Conta Outra, Coisa de Louco, "Laloin" (na Reprise de 01/09/12) e De Mal 24 de Julho de 2010
3 O Vampiro, O Espantalho, O Plano Sangrento, Volta ao Mundo, "Pôr do Sol" (na Reprise de 08/09/12) e Quanto Vale um Burrico? 31 de Julho de 2010
4 Duelo em Quadrinhos, Bichinhos, Jacaré de Estimação, "Água! Vamos Economizar" (na Reprise de 15/09/12) e Aviãozinho 07 de Agosto de 2010
5 Um Doente, sua Irmã e o Grande Campeonato de Cuspe a Distância, O Causo do Ovo, A Caixa, Na Roça é Diferente e Banho de Lua 14 de Agosto de 2010
6 Super-Heróis, O Sapo, O Grande Show, Na Roça é Diferente e A Tentativa 21 de Agosto de 2010
7 Um Coelho de Verdade, Deu Bode, O Monstro da Lagoa e Pai e Filho 28 de Agosto de 2010
8 O Detetive, Dois em Um, "Não Perca a Cabeça" (na Reprise de 27/04/13), Poeirinha Mágica e A Flor 04 de Setembro de 2010
9 Mingau com Chuva, Picadeiro e Super Cebolinha 11 de Setembro de 2010
10 Jogo de Vôlei, Meu Herói e A Gruta do Diabo 18 de Setembro de 2010
11 Bichinhos sem Pelúcia, Jogo de Palito, Um Desastre de Amigo, "Abrace!" (na Reprise de 03/11/12) e Chico Mico 25 de Setembro de 2010
12 Boas Maneiras, Leitura Difícil, Astronauta, "ABC da Turma da Mônica" (na Reprise de 17/11/12) e Mui Corajoso 09 de Outubro de 2010
13 Regras e Exceções, O Burrico, O Tocador de Sinos e O Cabelo 16 de Outubro de 2010
14 Montanha Suja, Esconde-Esconde, A Hora da Onça Beber Água e Disfarces 23 de Outubro de 2010
15 Era uma Vez, Cabra-Cega e Chico Bento, Óia a Onça! 30 de Outubro de 2010
16 O Mônico, A Pescaria, O Circo, O Causo do Burrico, O Sortudo, A Bela, O Causo da Melancia e Desejos 06 de Novembro de 2010
17 O Bicho-Papão, O Robô, Cascão no País das Torneirinhas e De Ponta-Cabeça 20 de Novembro de 2010
18 Os Tênis da Mônica, O Mágico, Chico Bento no Shopping, O Rei do Skate e Perdidos no Meio do Quarto (na Reprise de 08/06/13) 27 de Novembro de 2010
19 Chapeuzinho Vermelho 2, Comida Fresca, A Turma no Zoológico e O Esquecido 04 de Dezembro de 2010
20 O Sumiço de Todas as Mães, O Sabe-Tudo, A Fonte da Juventude, A Aposta e Peteca (na Reprise de 01/06/13) 11 de Dezembro de 2010
21 Um Natal Glacial, Fotografia e A Árvore de Natal 18 de Dezembro de 2010
22 Linda Noite de Natal 24 de Dezembro de 2010
23 A Ilha Misteriosa, Tubarões, A História do Galo Ataliba e Pelada 01 de Janeiro de 2011
24 Um Dia de Cão, O Surdo, A Verdade Dói, Monstros e Quantos Cabritos Ficaram? 08 de Janeiro de 2011
25 Perdidos no Meio do Nada, O Monstro e O Ogro da Floresta 15 de Janeiro de 2011
26 O Baile Frank, O Invasor, O Estranho Soro do Doutor X e O Dorminhoco 22 de Janeiro de 2011
27 Ser Criança, O Causo do Sapo e Folias no Clube 29 de Janeiro de 2011
28 A Nova Babá, No Clube, O Canto do Sabiá, Quando Crescer, Oh, que Dia! e O Banho 05 de Fevereiro de 2011
29 Plano Hipnótico, Brinquedos e O Sumiço da Jujuba 12 de Fevereiro de 2011
30 Um Plano Levemente Infalível, O Causo das Formigas e Álbum de Fotografias 19 de Fevereiro de 2011
31 Diga o que eu Digo e Faça o Que eu Faço, Sonolento Sonolento e Cor de Rosa 26 de Fevereiro de 2011
32 O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis, Sombra Fresca e Mônica, a Famosa 05 de Março de 2011
33 Venha à Minha Festinha!, Que Susto e Brincando de Boneca 12 de Março de 2011
34 Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou, Fácil como um Bicho! e Os Cinco Fios Mágicos 19 de Março de 2011
35 O Forçudo, Roupa Nova, Era um Fim de Tarde, "Maré" (na Reprise de 18/08/12) e A Minhoca Encantada 26 de Março de 2011
36 Um Conto de Páscoa 24 de Abril de 2011
37 Um Plano para Salvar o Planeta 14 de Julho de 2011
38 Bruxarias no Aniversário 12 de Outubro de 2011
39 Turma do Penadinho: Um Natal Diferente e "Natal do Horácio" (na Reprise de 15/12/12) 24 de Dezembro de 2011
40 As Doze Badaladas dos Sinos de Natal 24 de Dezembro de 2011
41 Véspera de Natal 24 de Dezembro de 2012
42 Muita Confusão para um só Monicão, Professor, Professor e O Final Infalível de um Plano Infalível 05 de janeiro de 2013
43 A Revolta dos Carecas, Estrelas e Campo de Guerra 12 de janeiro de 2013
44 Não Morda Tudo que Voa e Isso Não vai Fazer bem para Minha Imagem 19 de janeiro de 2013
45 O Anel da Coragem, Penhasco e Um Porquinho incomoda Muita Gente 26 de janeiro de 2013
46 Patinando na Cera e A Máquina de Lavar Assombrada 02 de fevereiro de 2013
47 Pega pra mim? e A Cozinha já não é um Lugar Seguro 09 de fevereiro de 2013
48 Máquina do Tempo... De Novo?, Abduzidos? e ...E Assim se Passaram Trinta Anos 06 de abril de 2013
49 O Corpo Fala, Patins... pra Mim? e Turma da Mônica Contra o Capitão Feio 13 de abril de 2013
50 O Anel da Discórdia e Chamadas a Longa Distância 15 de junho de 2013
51 Os Namorados e Vai Brincar lá fora, Cebolinha! 10 de agosto de 2013
52 Brincadeiras Modernas e Do que Você Está Brincando? 17 de agosto de 2013
53 Arte na Praça e O Topetinho Mutante 24 de agosto de 2013
54 Feliz Natal para Todos (2013) 25 de dezembro de 2013

Segunda Série da Rede Globo (2010–2013): Especiais Temáticos[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "Linda Noite de Natal" 24 de dezembro de 2010
A Turma da Mônica e Chico Bento se reúnem para celebrar o Natal. As crianças decidem doar seus brinquedos antigos e relembram do quanto se divertiram com eles através de números musicais. Inclui trechos de "O Natal de Todos Nós" (1987) e "O Natal do Horácio". 
02 "Um Conto de Páscoa" 24 de abril de 2011
Uma nave espacial pousa na terra e uma coelhona deixa aos cuidados dos coelhinhos da floresta um ovo gigante feito com o chocolate mais gostoso das galáxias: o "Ovo Primordial". Ela nomeia um deles como Coelhinho da Páscoa e o encarrega de, juntamente com os demais, fabricar ovinhos com esse chocolate especial e distribuí-los a todos durante a Páscoa. No domingo, num almoço no campo com a turminha toda, Mônica e Cebolinha encontram o Coelhinho da Páscoa e acabam descobrindo a fábrica secreta de ovos de chocolate - mas a comilona da Magali também descobre o caminho secreto, para desespero de todos os coelhinhos. Com muita música e curiosidades, Mauricio (em desenho animado) nos apresenta este divertido Conto de Páscoa. 
03 "Um Plano para Salvar o Planeta" 14 de julho de 2011
Franjinha inventa uma loção que deixa Cascão limpo sem necessidade de banho. O experimento dá certo, mas tem validade. Após a decepção, as crianças começam a discutir sobre formas de preservação da natureza. 
04 "Bruxarias no Aniversário" 12 de outubro de 2011
É aniversário da Magali e Tia Nena fica encarregada de entregar os convites. No entanto, um mal-entendido faz com que as Bruxas dos Contos de Fada Infantis sejam convidadas para a festa ao invés dos seus amiguinhos do Limoeiro. Enquanto isso, Mônica, Cebolinha e Cascão acabam indo parar em uma Convenção de Bruxas. 
05 "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal" 24 de dezembro de 2011
Cebolinha está contagiado pelo Espírito de Natal, mas o mesmo não pode ser dito de seus amigos. Mônica, Cascão e Magali tem outras preocupações que lhes desviam dos preparativos para as festas de fim de ano e Cebolinha fará de tudo para que eles sejam contagiados antes das doze badaladas da meia-noite. 
06 "Véspera de Natal" 24 de dezembro de 2012
É véspera de natal. Mônica diz à Magali que não vai brigar para não correr o risco de ficar sem ganhar presente. Sabendo disso, o Cebolinha e Cascão aproveitam a chance para provocá‐la — e a Mônica acaba perdendo a paciência! Os meninos levam boas coelhadas. Súbito, uma nuvem mágica faz surgir um pinguim com gorro vermelho! O Pinguim Noel explica que o Papai Noel construiu uma nova fábrica no Pólo Sul, onde trabalham pinguins, em vez de duendes. Ele avisa que, por brigarem, as crianças ficarão sem presentes de natal —e desaparece. Aflitas, a turma pensa em um plano: decidem doar seus brinquedos velhos para as crianças carentes do bairro, e assim voltar a ficar bem aos olhos do Papai Noel. 
07 "Feliz Natal para Todos (O Natal de Todos Nós) (2013)" 25 de dezembro de 2013
Nova versão de "O Natal de Todos Nós" (1987), unindo animação e cenas em live-action. Maurício de Sousa tem um encontro virtual marcado com a Turma da Mônica diretamente do estúdio de criação de sua casa. Ele conversa com Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Bidu, Anjinho e outros integrantes da turminha sobre a celebração da data. Após o bate-papo, os filhos de Maurício aparecem na tela do computador e o chamam para celebrar a passagem do Natal. 

Terceira Série da Rede Globo (2013)[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "Muita Confusão pra um só Monicão" 05 de janeiro de 2013
Mônica tenta ajudar a mãe com as tarefas de casa. Infelizmente ela tem um cachorrinho muito agitado, o Monicão. Ela mal termina uma tarefa, quando o bicho espevitado vem e bagunça tudo de novo. O que fazer para manter a casa arrumada? 
02 "O Final Infalível de um Plano Infalível" 05 de janeiro de 2013
Cebolinha rabisca, em um grande pedaço de papel, seu próprio plano infalível para derrotar a Mônica. Mas ela aparece de repente. E agora? Ela não pode saber sobre o plano! Muita bagunça enquanto o Cebolinha inventa mil truques para proteger o seu segredo. 
03 "A Revolta dos Carecas" 12 de janeiro de 2013
Tem coisa estranha acontecendo! O pessoal do bairro está ficando careca - até o cabelo da Mônica sumiu! Tudo é parte do plano maligno de uma vilã, a Madame K-Pilar. Ela quer roubar o cabelo de todo mundo para ficar rica vendendo perucas! 
04 "Campo de Guerra" 12 de janeiro de 2013
Chove muito lá fora, então o Cascão trata de ficar em casa. Mas mesmo ali dentro ele não está seguro, o teto tem goteiras! Para escapar heroicamente dos "terríveis" pingos d'água, o Cascão ataca de bombeiro, piloto espacial, capitão pirata... 
05 "Não Morda Tudo que Voa" 19 de janeiro de 2013
O Monicão é cheio de energia e precisa sair de vez em quando. Mas quando a Mônica tenta levar o bichinho para passear... Primeiro ele resolve atacar um frisbee. E depois, qualquer brinquedo ou coisa que esteja voando! 
06 "Isso Não Vai Fazer Bem Pra Minha Imagem" 19 de janeiro de 2013
Cebolinha está no banho, mas o chuveiro enguiça. Como terminar de tirar o xampu do cabelo? E quando Cascão e a Mônica aparecem para "ajudar", começa uma grande bagunça para evitar que o bairro inteiro veja o Cebolinha peladão! 
07 "O Anel da Coragem" 26 de janeiro de 2013
A Mônica não tem coragem para se declarar o Ricardinho, o garoto mais fofo do bairro. Quando ela faz um pedido a uma fonte dos desejos, surge uma fadinha que a presenteia com um anel mágico. Mas será uma fada de verdade? Ou outro plano infalível do Cebolinha? 
08 "Um Porquinho incomoda Muita Gente" 26 de janeiro de 2013
Cascão pede para o Cebolinha cuidar de Chovinista, seu porquinho de estimação, enquanto sua família viaja. "Ele não dá trabalho nenhum", diz o Cascão! Mas o Cebolinha vai descobrir que ter um porquinho em casa não é nada fácil... 
09 "Patinando na Cera" 02 de fevereiro de 2013
A Mônica está brincando de encerar a casa. Deixa o chão muito liso e brilhante - tão liso que, quando seus amigos chegam, não conseguem ficar em pé! E agora, como escapar? 
10 "A Máquina de Lavar Assombrada" 02 de fevereiro de 2013
Quando Cascão vai dormir na casa do Cebolinha, a noite chuvosa o deixa apavorado. E quando vão para a cama, tudo piora com o barulho molhado que vem da lavanderia. É apenas a máquina de lavar roupa. Ou será que não? Tem alguma coisa estranha aqui. 
11 "Pega Pra Mim?" 09 de fevereiro de 2013
Quando Mônica persegue Cebolinha para mandar uma merecidas coelhadas, o Sansão acaba preso no alto de uma árvore - a maior do Limoeiro! Em troca de ficar cinco dias sem levar coelhadas, o Cebolinha concorda em salvar o bichinho. 
12 "A Cozinha já não é um Lugar Seguro" 09 de fevereiro de 2013
A Mônica vai passar a noite na casa da Magali. Quando as amigas estão prontas para dormir, barulhos estranhos e assustadores chegam da cozinha. Elas reúnem toda a coragem para investigar, e descobrem que a pia da cozinha está assombrada! 
13 "Não Perca a Cabeça!" 27 de abril de 2013
O Cebolinha aprontou de novo, e lá vem a Mônica retribuir com as costumeiras coelhadas. Mas ela erra o alvo, e o Sansão acaba quebrando a estátua do Almirante Viramundo. Como consertar o estrago antes que alguém perceba? 

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "Laloin" 01 de setembro de 2012
Segmento musical do episódio especial "Bruxarias no Aniversário". 
02 "Água! Vamos Economizar" 15 de setembro de 2012
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
03 "Abrace!" 03 de novembro de 2012
Videoclipe da Turma da Mônica sobre a importância da amizade. Produzido em Motion Graphics, originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
04 "ABC da Turma da Mônica" 17 de novembro de 2012
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 
05 "Professor, Professor" 05 de janeiro de 2013
Videoclipe educativo da Turma da Mônica em Motion Graphics, produzido originalmente para internet (Canal Clips da Turma do Youtube). 

Segunda Série do Cartoon Network (2012–2015)[editar | editar código-fonte]

Desde 2004, o canal Cartoon Network transmite a maior parte dos episódios produzidos nas décadas de 1980 e 1990 em sua grade de programação. Em 2009, um primeiro lote de episódios inéditos no canal foi exibido - todos já lançados a partir do volume 3 da série de DVDs Cine Gibi.

Em 2012, a MSP e o Cartoon Network renovaram a sua parceria e firmaram a criação de um novo pacote[1] de 41 episódios, exclusivos para o canal. O primeiro episódio desta fase, Do Que Você Está Brincando?, já fora exibido em pré-estreia no dia 18 de fevereiro, mas a estreia definitiva na programação da emissora paga foi apenas partir de 2 de setembro, todos os domingos às 11 da manhã - com reprises às 19h, em blocos de uma hora mesclados a episódios antigos.

Cada episódio desta nova fase conta com pequenas histórias, que remontam o formato eternizado pelos gibis. A maior parte das histórias, como sempre, saiu diretamente dos quadrinhos, mas algumas foram desenvolvidas especialmente para o canal.

Para promover a série, a equipe de criação do Cartoon Network preparou uma campanha, com muito bom humor, que mostra os personagens do canal dando boas-vindas aos integrantes da Turma da Mônica. A campanha inclui anúncio impresso e peças para TV em que aparecem, por exemplo, o gambá Pepe Le Pew, de O Show dos Looney Tunes, prova do próprio remédio quando o cheirinho do Cascão o faz desmaiar.

Em outro spot, a comilona Magali visita os moradores do Reino Doce, de Hora de Aventura, dando a maior dor de cabeça para a princesa Jujuba. Mônica também participa de outras duas peças. Na primeira, Gumball e Darwin, de O Incrível Mundo de Gumball, fogem de Tina que, por sua vez, está sendo perseguida pela baixinha dentuça. Na outra, ela é “escalada” para manter a paz em Townsville, quando As Meninas Superpoderosas saem de férias.[2]

O Cartoon Network dividiu o pacote de episódios em lotes, conforme a MSP finalizava novas histórias. Num primeiro momento, apenas 14 episódios, em regime esporádico, foram ao ar. A partir de 1 de junho de 2013, a Globo começou a veicular esta safra de episódios em TV aberta - e, coincidentemente, sem divulgação, o Cartoon Network voltou a estrear novos episódios em sua programação no dia seguinte.

Em setembro de 2013, o Cartoon Network veiculou uma programação especial de um mês em comemoração ao cinquentenário da personagem. Um bloco chamado "Mônica 50 Anos" foi encarregado de transmitir pequenas maratonas, incluindo a estreia de episódios inéditos da nova série. Um deles, "O Coelhinho Amarelo", foi lançado simultaneamente aos quadrinhos. Já "Mônica? Que Mônica?" iria além e teve sua versão em animação lançada na TV quatro meses antes de ser publicada.

Após seu cancelamento na Rede Globo, Turma da Mônica seguiu sua exibição de episódios inéditos em 2014 apenas pelo Cartoon Network, lançando novos episódios em lotes mensais na faixa das 11h30 da manhã de domingo. Os episódios desta fase compõem os lançamentos da série Cine Gibi em DVD a partir do volume Cine Gibi 8: Tá Brincando? (2015).

A exibição de episódios inéditos desta fase concluiu-se, enfim, em 26 de outubro de 2015, após uma série de hiatos. O 41º episódio não mencionado na lista abaixo é O Príncipe Perfeito, piloto do spin-off Turma da Mônica Jovem. Diferentemente dos demais, este último foi lançado pelo Cartoon Network dividido em cinco partes, e veiculado de forma aleatória durante sua programação a partir de 19 de outubro de 2015. A exibição dos episódios finais coincidiu com as homenagens aos 80 anos de Mauricio de Sousa, comemoradas através de maratonas e especiais.[3]

# Título Exibição Original
01 "Do que Você Está Brincando?" 18 de fevereiro de 2012
Cebolinha acredita que encontrou um tesouro perdido de um pirata, e a Mônica fica tão feliz que decide ajudá-lo a resgatar esse tesouro. O que eles não percebem é que essas "coisinhas" que eles estão encontrando são muito modernas para serem da época dos piratas. Agora o verdadeiro mistério é: como essas coisas foram parar lá? 
02 "Arte na Praça" 02 de setembro de 2012
Hoje é um dia especial para a Marina. Ela irá expor a sua arte na praça para que todos possam ver. Mônica irá ajudá-la para que nada dê errado, mas o que elas não esperavam era encontrar a concorrência acirrada do seu pequeno amigo que só busca a fama, Cebolinha. Veja como o Cebolinha se enfia em muita encrenca e como as meninas vão garantir que ele tenha o o que castigo que merece - em dobro! 
03 "O Anel da Discórdia" 09 de setembro de 2012
Cascão vai até o mercadinho do bairro, pois ele decidiu comprar um anel de brinquedo para a sua namorada Cascuda. Para a sua surpresa, ele encontra a sua antiga babá trabalhando lá. Mas, para o seu azar, o seu amigo Cebolinha também resolve aparecer - e ao saber das intenções do Cascão começa a tirar sarro do amigo. Para complicar a situação, a Mônica também vai até a lojinha e é aí que a bagunça começa de vez! 
04 "Perdidos no Meio do Quarto" 16 de setembro de 2012
Cascão e Cebolinha estão se divertindo no quarto do Cascão, quando percebem que a bagunça é tanta que eles não conseguem achar a saída. Ao começarem a procurar a porta, eles acabam encontrando um desconhecido mundo de aventuras e mais uma coisinha: o seu amigo Xaveco. Será que eles vão conseguir escapar dessa? 
05 "Vai Brincar lá fora, Cebolinha!" 07 de outubro de 2012
Cansada da bagunça que o Cebolinha está fazendo em casa, a sua mãe decide mandar ele brincar lá fora. Mas a mente criativa de Cebolinha, somada a de seus amigos Cascão, Mônica, Magali e até o Dudu, conseguem transformar uma simples brincadeirinha em uma bagunça geral! Quem disse que ir brincar lá fora adianta alguma coisa? 
06 "Peteca" 14 de outubro de 2012
Dudu decide fazer uma visita surpresa para o Cebolinha para brincar de Peteca. O único problema é que, ao chegar lá, ele encontra o Cebolinha tomando banho e não tem paciência em esperar. O que pode dar de errado no banheiro do Cebolinha? TUDO! 
07 "Chamadas a Longa Distância" 21 de outubro de 2012
O Cascão construiu um telefone de latinhas mas não está tendo sorte para fazê-lo funcionar. Cebolinha chega lá e decide mostrar ao seu amigo como é um expert nesse tipo de comunicação arcaica, mas o que eles não percebem é que o verdadeiro problema é encontrar alguém para falar do outro lado da linha. Como será que eles vão lidar com essa tecnologia tão ultrapassada? 
08 "Brincadeiras Modernas" 09 de dezembro de 2012
Cebolinha encontra o seu amigo Cascão passeando de carro novo e fica louco para dar uma voltinha nele. Mas, dessa vez, o seu parceiro está a fim de brincar sozinho. Quando a Mônica aparece e faz o Cascão brincar com ela a força, o Cebolinha fica morrendo de ciumes e tenta de tudo para estragar a brincadeira. Será que ele vai se dar bem? 
09 "O Topetinho Mutante" 16 de dezembro de 2012
Nosso amigo Cascão se recusa a seguir a nova moda em cabelos, por ter que lavar para poder fazer um penteado novo. Mas depois de ver o quanto as meninas estavam curtindo essa nova onda de topetes, ele resolve pedir ajuda ao seu amigo Franjinha, que tem uma solução inovadora e de alta tecnologia. Só que o que era para ajudar, acabou atrapalhando - e muito! 
10 "Os Namorados" 23 de dezembro de 2012
A Denise diz que viu o Cebolinha e a Magali se beijando, e começa a espalhar para todo mundo que eles estão namorando. Em pouco tempo, o ciúme toma conta: a turminha do bairro do Limoeiro entra em pé de guerra, e a bagunça toma conta geral. 
11 "O Teatro dos Fantoches" 30 de dezembro de 2012
Cascão e Cebolinha resolvem fazer uma apresentação de bonequinhos de fantoche, mas não contavam que iam ter uma competição acirrada da Mônica e Magali. Na sua missão de agradar o público a qualquer custo, os dois fazem de tudo para eliminar a competição, e é aí que o bicho pega! 
12 "As Fantasias de Carnaval" 10 de fevereiro de 2013
Carnaval é tempo de festa e alegria, mas isso não impede Cebolinha e Cascão de atrapalhar Monica e Magali com suas fantasias de carnaval. Como sempre, o tiro vai sair pela culatra, pois Dorinha aparece para apaziguar as coisas no dia mais festivo do ano e ensinar um pouco sobre as origens do carnaval. 
13 "Não sei o nome disso, mas é muito Divertido!" 02 de junho de 2013
Como um simples brinquedo inofensivo que ninguém sabe o nome pode se transformar em motivo de brigas, muita competição e uma confusão danada? A turminha não poupa esforços para ver quem são os melhores: os meninos ou as meninas. 
14 "Amarra ou Larga do Pé, Cebolinha!" 09 de junho de 2013
A Mônica acha que encontrou a solução perfeita para acabar com os planos infalíveis do Cebolinha. Mas ela esqueceu com quem estava lidando e que as coisas sempre podem piorar quando se trata do Cebolinha - e é isso mesmo que acontece. 
15 "No Reino do Bueiro" 16 de junho de 2013
Cebolinha e Cascão estão sempre aprontando e desta vez a aventura é nas profundezas dos esgotos. Os meninos reencontram um velho conhecido deles, o Capitão Feio, e fazem de tudo para atrapalhar os seus planos de sujar a cidade. 
16 "Provas Comprometedoras" 23 de junho de 2013
Basta a mãe da Monica dar uma saidinha de casa que ela começa a aprontar. Depois de fazer uma bagunça com as roupas e maquiagens da mamãe, ela achou que ninguém iria perceber, mas estava enganada. Alguém viu e tirou uma foto. E agora, o espião quer impor algumas condições - se não, ele mostra a foto pra mãe da Mônica. 
17 "Cinema em Casa" 30 de junho de 2013
O pai da Mônica compra um aparelho novo de DVD e, de repente, aumenta o numero de visitas de surpresa em sua casa. E o mais estranho, todos trazem um filme para assistir no novo aparelho. Como a nossa amiguinha não é nem um pouco boba, ela começa a botar ordem na bagunça, e aí sobra pra todo mundo! 
18 "Intrigas Interplanetárias" 01 de setembro de 2013
O Cebolinha continua trabalhando duro para bolar aquele plano infalível para pegar a Mônica. E, desta vez, ele acha que conseguiu. Não perca ele e o seu fiel escudeiro Cascão utilizando de toda a sua criatividade, e de uma ajudinha do Franjinha, para pegar a Mônica de vez. Ou não. 
19 "Socorro, Polícia! Pega Ladrão!" 08 de setembro de 2013
O que começou com uma brincadeira inocente da turminha acaba virando um pesadelo. Ao brincar de policia e ladrão, Mônica bate a cabeça e pensa que é uma policial de verdade e quer manter os meninos presos para a eternidade. Enquanto tentam encontrar uma solução para fazer a Mônica voltar ao normal, aparece um ladrão de verdade - e aí, as coisas complicam ainda mais. 
20 "Mônica em Câmera Lenta" 15 de setembro de 2013
O dia não está sendo fácil para a nossa querida Mônica. Ela acordou com a sua força descontrolada e está quebrando tudo por onde passa. E o pior é que hoje tem festa na casa da Carminha e a mãe dela é super fresca. Será que alguém vai poder ajudá-la? Não perca, pois essa historinha vai quebrar tudo! 
21 "Alguém pra Cuidar de Mim" 22 de setembro de 2013
O Cebolinha promete que vai tomar conta da sua irmãzinha, a Maria Cebolinha. Só que ele não contava com um irrecusável jogo de futebol bem na hora que ele está com ela. Será que ele vai conseguir tomar conta da irmã e jogar ao mesmo tempo? Nunca duvide do nosso querido Cebolinha. 
22 "Mônica? Que Mônica?" 29 de setembro de 2013
Desta vez, o Cebolinha foi longe para que seu plano infalível dê certo. Ele voltou no tempo 50 anos, para ser mais exato. Tudo para impedir que o pai e a mãe da Mônica se conheçam, fazendo com que a nossa querida Mônica nem chegue a existir. Será que o seu plano infalível vai dar certo de uma vez por todas? Não perca essa viagem no tempo com a turminha mais querida do Brasil! 
23 "O Coelhinho Amarelo" 29 de setembro de 2013
A nossa querida Mônica aparece com um coelhinho amarelo, e deixa a turminha toda de cabelos em pé. Eles fazem de tudo para adivinhar como ela arrumou aquele estranho bichinho amarelo e o que aconteceu com o seu amado Sansão, mas não chegam nem perto de descobrir. Será que a Mônica ficou maluca e esse é o fim do Sansão? Não perca, pois essa história vai dar o que falar. 
24 "Os Quatro Músicos do Bairro do Limoeiro" 29 de setembro de 2013
A turminha incorpora os personagens dos Saltimbancos e saem por aí aprontando. Depois de serem abandonados, eles se unem para participarem do grande concurso de música do bairro do Limoeiro. Em que lugar será que eles ficaram? Não perca a Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali numa aventura musical eletrizante. 
25A "Muito Silêncio, por Favor" 06 de abril de 2014
Para que um artista possa criar uma obra prima, ele necessita de um lugar quieto e de muita inspiração. Era só isso que a Marina estava procurando. Mal sabia ela que, com a turminha por perto, sossego é a última coisa que ela vai encontrar. 
25B "Um Show de Perseguição" 06 de abril de 2014
Não perca o Cebolinha dando um show e usando todas as suas habilidades para escapar da fúria da Mônica, que não vai sossegar enquanto não pôr as suas mãos nele. 
26 "Inseturminha" 13 de abril de 2014
A nossa querida turminha foi viajar para o sítio, onde eles vão poder curtir a natureza e brincar muito! O dia estava indo bem, mas de repente coisas estranhas começaram a acontecer... E quando eles perceberam, já era tarde demais! Em que enrascada será que eles vão se enfiar, dessa vez? Não perca, pois o bicho vai pegar! 
27 "Duas Princesas e um Pestinha" 20 de abril de 2014
Mônica convence Marina a deixar de lado um pouco seus desenhos para brincarem juntas de boneca. Marina improvisa uma boneca e alguns acessórios com seu lápis mágico e tudo anda bem... Até que Cebolinha resolve usar da sua imaginação para interferir na brincadeira das amigas. 
28 "O Assassino" 27 de abril de 2014
Era pra ser um simples jogo de cartas entre amigos, mas com essa turminha, nada é tão simples assim. Depois da Mônica explicar as regras do jogo diversas vezes, eles embarcam numa aventura cheia de mistérios, drama, e muita trapalhada. Quem será que vai vencer essa batalha? 
29 "Para cada Anjo, um Pestinha" 04 de maio de 2014
O Dudu está sempre aprontando, e desta vez não foi diferente. Depois de cair da bicicleta, ele recebeu ajuda de um ilustre amiguinho, o Anjinho. Como se um tombo não fosse suficiente, ele se esborrachou novamente e mais uma vez recebeu uma ajuda angelical. Ao perceber que, caindo, ele chamava a atenção do Anjinho, Dudu não saiu mais do pé dele. Será que o Anjinho conseguiu escapar desse sapeca? 
30 "Faça um Pedido" 11 de maio de 2014
É o aniversário do Cascão e ele está pronto para comemorar com uma festa de abalar, mas os seus amiguinhos não esperavam que ele fosse tão exigente assim. Ao perceberem que o aniversariante ficou triste com a surpresa que eles haviam preparado, Mônica e Cebolinha resolveram improvisar, e aí foi quando a bagunça começou de vez. Será que o Cascão teve a festa que ele tanto queria? 
31 "Depois do Banho" 18 de maio de 2014
A turminha estava muito feliz com o Cascão, pois ele havia tomado banho e adorado. Já o Cascão não conseguia lembrar de maneira alguma quando este evento horrível havia acontecido com ele. Como era de se esperar, ele ficou totalmente perdido e não sabia mais o que fazer ou em quem acreditar. Será que isso tudo foi apenas um terrível pesadelo ou será que a turminha está aprontando algo com ele? 
32 "O Dia em que Derrotei a Mônica" 25 de maio de 2014
O Cebolinha estava em apuros fugindo da Mônica, quando entrou numa caverna escura para escapar. Mal sabia ele que encontraria algo que sempre sonhou: um jeito para derrotar a Mônica de uma vez por todas. Será que desta vez o seu plano vai realmente ser infalível? Não perca, pois, desta vez, a Mônica pode perder o trono! 
33 "Rei por um Dia" 07 de setembro de 2014
Todos sabem que quando o rei chega, devemos sempre reverenciá-lo e nos curvar. Mas a nossa querida Mônica não está nem aí para isso, principalmente quando o rei é, para a nossa surpresa, o Cebolinha! Será que ele vai conseguir reinar por muito tempo, ou esse é só mais um dos seus planos infalíveis? 
34 "Tem uma Estranha no meu Banheiro!" 14 de setembro de 2014
Quando o Cascão vê a sua mãe sem o seu tradicional lenço na cabeça, ele não a reconhece e corre pra pedir ajuda ao Cebolinha. Após os dois passarem pelo choque inicial, o Cebolinha tem uma reação muito inusitada que deixa o Cascão sem saber o que fazer. Como será que o nosso querido Cascão vai conseguir resolver essa bagunça toda? 
35 "Coqueluche" 21 de setembro de 2014
O Cebolinha não consegue dizer "não" para a sua mãe, e tem que sair de casa passando vergonha e torcendo para não encontrar nenhum dos seus amiguinhos. Mas, como era de se esperar, ele dá de cara com vários coleguinhas e tem que usar toda a sua criatividade para tentar passar despercebido. Será que ele conseguirá enganar a todos e ainda sair por cima? Não perca, pois essa história vai dar o que falar! 
36 "O Dia em que o Cascão Fugiu de Casa... De Novo" 28 de setembro de 2014
Quando o Cascão toma a difícil decisão de fugir de casa, ninguém consegue fazer com que ele mude de ideia. Decidido a não ter que obedecer as duras regras dos seus pais (como ter que tomar banho todos os dias e até mesmo lavar atrás das orelhas!), Cascão sai de casa de vez. Será que esta será a última vez que veremos ele pelo bairro do Limoeiro? 
37 "Cuidado com o Apagão" 12 de outubro de 2015
O nosso querido Cascão adora tecnologia, e está sempre fazendo diversas coisas ao mesmo tempo. Mas como a maioria das crianças, o resto da turma também está sempre plugada, e é aí que as coisas complicam. O que será que eles vão aprontar dessa vez? 
38 "O Menino do Boné Amarelinho" 19 de outubro de 2015
Mônica quer visitar uma vidente com Magali e Cascão e Cebolinha resolvem aproveitar a deixa para aprontar com as meninas. Tudo porque Mônica deseja solucionar um mistério insistente sobre uma paixão perdida: o misterioso desaparecimento do garoto de boné amarelo. 
39 "O Plano Luca" 26 de outubro de 2015
Cebolinha e Cascão resolvem se aproveitar da quedinha que Mônica tem por Luca para bolarem um novo plano infalível, se fantasiando do garoto. Será que confundir a cabeça da dentucinha dará tão certo quanto promete? 

Exibição pelo Cartoon Network (2017–2022)[editar | editar código-fonte]

Em 2016, a parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e o Cartoon Network foi renovada com uma novidade: o canal passaria a co-produzir duas séries de animação paralelas da Turma da Mônica clássica. Os dois projetos se diferenciam em linguagem e estética, e ambicionam públicos distintos.

Em 2017, as adaptações de quadrinhos habituais da Turma da Mônica retornaram em uma temporada renovada, com 26 episódios de 7 minutos cada um. Os novos episódios são produzidos pelo Split Studio[4] e mantém o visual e a linguagem atual da Turma da Mônica nos quadrinhos, assim como as séries anteriores. Inicialmente anunciados para estrearem em 2 de janeiro, a estreia foi adiada para 25 de fevereiro, durante a programação especial de carnaval.[5]

Enquanto estes novos episódios tradicionais vão ao ar pelo Cartoon Network, outra série entrou em desenvolvimento. Em 26 histórias inéditas de 11 minutos, Bairro do Limoeiro seria uma reformulação da Turma da Mônica Clássica direcionada ao mercado internacional, independente do habitual formato dos quadrinhos e com público-alvo pré-adolescente. O design das revistas em quadrinhos dos anos 1970 (que chegou a ser usado nos primeiros desenhos animados da Turma) foi resgatado, e seria aliado à linguagem narrativa moderna de animação. Embora sua produção eventualmente tenha sido descontinuada, um promo de 4 minutos foi divulgado durante a Comic Con Experience de 2016 como o piloto da nova série.[6]

Oito episódios da Terceira Série do Cartoon Network tiveram pré-estreia através do especial Surra de Sansão, exibido nos cinemas entre os dias 02 e 04 de novembro de 2018; outros dois foram lançados antes da TV pelo canal da Turma da Mônica no Youtube. Foram exibidos antes da televisão:

Youtube: "Vida de Gente Grande" (05 de outubro de 2018) e "Planos Infalíveis" (02 de novembro de 2018)

Surra de Sansão: "Dá uma Chance", "Sozinho no Mundo", "Versus Versus Versus", "O Quarto Posterizado", "Reptilianos", "Hoje eu vou tomar Banho!", "Aniversário Macabro" e "A Grande Final" (02 de novembro de 2018)

Surra de Sansão ainda inclui episódios de Mônica Toy e os Stories da Mônica - uma série de vídeos curtos exclusivos em que Mônica, se utilizando das mídias digitais, tenta dos mais diversos truques para entreter os espectadores. [7]

Uma nova leva de episódios para a segunda temporada da Terceira Série foi anunciada durante o painel da HBO Max na CCXP Worlds, com estreia programada para o dia 10 de dezembro de 2021 no Cartoon Network. No dia 24 de dezembro de 2021, os 13 primeiros episódios da segunda temporada da Terceira Série foram adicionados ao catálogo de streaming brasileiro da HBO Max, juntamente com os episódios da Segunda Série do Cartoon Network e da primeira temporada da Terceira Série.

12 dos 13 episódios restantes da temporada foram lançados simultaneamente pela HBO Max e Cartoon Network em 23 de setembro de 2022, com exibição semanal na televisão a partir do dia 04 de outubro.[8] No entanto, por um erro interno da plataforma de streaming, o episódio "A Melancia" foi omitido do lançamento original. Ele só foi disponibilizado ao público da HBO Max em 07 de novembro do mesmo ano, véspera de sua estreia na grade linear do Cartoon Network.

Terceira Série do Cartoon Network (2017–2022)[editar | editar código-fonte]

Primeira Temporada (2017–2018)[editar | editar código-fonte]
# Título Exibição Original
01 "Quem Bate?" 25 de fevereiro de 2017
Tudo que o Cebolinha mais quer nesta linda manhã é assistir os seus desenhos preferidos na te-vê, mas hoje a turminha não vai lhe dar sossego. Primeiro é a Mônica que bate à sua porta para vender rifa, depois a Magali quer a sua ajuda para cuidar de sua lagosta de estimação, o Cascão apertado pra fazer x-i-x-i... Ah, assim não é possível! Se a mãe do Cebolinha não estivesse tão ocupada, bem que poderia atender a porta em seu lugar. 
02 "Uma Senhora Faxina" 26 de fevereiro de 2017
Mônica vai à casa da Magali e descobre que sua amiguinha está muito atarefada com a faxina. Mas... espere aí! Alguma coisa está errada, afinal dona Lili nunca deixaria a casa aos cuidados de sua filha. Além do mais, isso não é trabalho para uma criança. Enquanto as duas discutem, uma senhora, pra lá de esquisita, e cheia de boas intenções aparece para ajudar. Será que essa senhora chegou pra dar uma mãozinha mesmo? Ou tem alguma coisa muito estranha acontecendo? 
03 "A Casa na Árvore" 27 de fevereiro de 2017
Cascão está prestes a realizar um sonho de criança, construir uma linda casa na árvore. Para ajudá-lo a realizar esta empreitada, Cascão encontrou o parceiro ideal: Cebolinha, seu fiel companheiro de planos infalíveis (ou nem tão infalíveis assim) contra a Mônica. E, por falar em Mônica, nossa amiguinha pode acabar com o tal sonho dos meninos ou, quem sabe, dar uma bela mãozinha nesta empreitada. 
04 "Dono de Metade da Rua" 28 de fevereiro de 2017
Cebolinha está inconformado, pois acabou de levar mais umas boas coelhadas da Mônica. Para ele isso não é justo, afinal tudo o que o coitadinho quer é ser dono da lua... ou melhor, da rua. Então Mônica tem uma ideia para acabar de vez com o "m-i-m-i-m-i" do Cebolinha: divide a rua em duas partes e dá metade para ele. Mas será que a nossa dentucinha fez a coisa certa? Ser dono de metade de rua pode subir a cabeça do Cebolinha e trazer outros conflitos para a Turma. Será? 
05 "Coincidências" 01 de março de 2017
Cebolinha está eufórico, pois acabou de bolar o melhor plano infalível contra a Mônica de todos os tempos. Então o nosso amiguinho resolveu dividir sua grande ideia com o seu melhor amigo e parceiro de todas as horas, o Cascão. Mas o Cascão não acredita mais no careca, ainda mais quando o seu plano precisa de uma série de eventos e coincidências para dar certo. E agora? Será que o Cebolinha vai conseguir colocar o seu plano em prática ou ele está... digamos "viajando na maionese" mais uma vez? 
06 "Todos os Coelhos" 10 de julho de 2017
Enquanto Mônica está brincando de casinha em seu quarto, Cebolinha está rondando a sua casa, à espera de uma oportunidade para pegar o seu coelhinho. Bem, para facilitar a missão do nosso amigo, eis que aparece o seu fiel parceiro de planos infalíveis, Cascão. Mas pegar o Sansão pode se tornar uma missão quase impossível, ainda mais porque nossos amigos descobrem que a Mônica não tem apenas um coelhinho azul, mas dezenas deles. E agora? Como se livrar de tantos coelhinhos? 
07 "Rei e Rainha da Rua" 17 de julho de 2017
A Turma da Mônica está promovendo uma festinha para o sábado, e Mônica e Magali tiveram uma ideia genial para tornar a festa mais divertida: eleger o Rei e a Rainha da Rua. Mas para serem eleitos os candidatos precisam ser o menino e a menina mais fofos do bairro. Claro que Cebolinha e Cascão farão o possível e o impossível para ganhar essa eleição. Será que eles conseguirão? E, no final das contas, quem será a Rainha? Enfim, muitas e idas e vindas e um final inesperado e superdivertido nesta emocionando aventura! 
08 "Barulho Além da Janela" 24 de julho de 2017
Cascão está dormindo tranquilo quando é acordado pelo seu amigo Cebolinha, que se encontra em seu quarto, fazendo-o despertar do mais lindo dos sonhos para viver um dos maiores pesadelos de sua vida. É que uma batida incessante na janela do quarto faz com que os meninos fiquem apavorados. Quem será a esta hora da noite? Quem sabe a Mônica, louca da vida porque eles aprontaram mais uma de suas traquinagens? G-l-u-p... 
09 "O Plano da Falsa Amiga" 31 de julho de 2017
Mônica anda muito esquisita, usando óculos escuros e procurando, aflita, pela sua amiga Magali. Cebolinha e Cascão, curiosos para saber o que está se passando com a baixinha dentuça, bolam mais um plano infalível para descobrir esse mistério: um dos meninos vai ter que se passar por sua melhor amiga e fazer a Mônica confessar o seu segredo. Será que, desta vez, o plano infalível dos meninos dará certo? 
10 "Feliz com o meu Brinquedo" 07 de agosto de 2017
Nesta história Cascão dá uma aula de criatividade, transformando brinquedos comuns em personagens das mais incríveis aventuras. Uma pequena nave de plástico pode se transformar na arma espacial que defenderá o planeta terra de malvados invasores alienígenas, uma simples bola pode ser o mais importante símbolo da vitória de uma grande equipe esportiva, entre tantas outras coisas. E assim o nosso herói prova que para um brinquedo comum se tornar mágico, só é necessário um pouco de imaginação! 
11 "Poeta de Lanchonete" 14 de agosto de 2017
Cebolinha convidou o Cascão para comer um baita h-amburgão na lanchonete do bairro. E tudo por conta do Cebolinha... isto é, desde que o Cascão aceite participar de mais um de seus planos infalíveis contra a Mônica, é claro! Só que a dentucinha aparece de repente e pior (ou melhor), com a Bianca, sua nova vizinha, que deixou o nosso carequinha apaixonado. Bem, com tanto amor no coração, Cebolinha não para de criar poesias para a nova musa. Hum, e agora? Será que o plano infalível ficou para "segundo plano"? 
12 "Cada um na sua História" 28 de agosto de 2017
Cebolinha não está satisfeito com o cenário deste episódio. Além de muito simples, não tem muitas opções para o nosso amigo se esconder da Mônica. Então o nosso amigo tem mais uma ideia brilhante: transformar o bairro do Limoeiro em um grande jogo de vídeo game. Hum... bem que a Marina e seu lápis mágico poderiam ajudar e, o melhor, ela nem precisa saber desse seu plano infalível. Eh, eh, eh... 
13 "Meu Bolo é de Bruxa" 4 de setembro de 2017
Magali está toda p-rosa porque hoje é o dia do seu aniversário. Sua mãe preparou uma linda festa com muitos comes e bebes e sua Tia Nena, a melhor boleira do bairro, é quem vai fazer o bolo! Tudo é motivo de alegria para a nossa amiguinha, até que o seu priminho Dudu faz uma revelação assustadora: Tia Nena é uma Bruxa, e o seu bolo vai transformar a Magali em um baita sa-pão. E agora? Será que o Dudu está viajando na maionese? Ou será que sua doce titia é mesmo uma bruxa malvada? Tcham, tcham, tcham, tcham... 
14 "Uma Piada Muito Louca" 11 de setembro de 2017
Mônica acabou de cair em uma pegadinha do Titi. Claro que ela não ficou nada contente com isso e lhe deu uns bons p-etelecos. Mas para se sentir menos b-obona, ela bem que podia usar a mesma pegadinha para aprontar com seus amiguinhos. Mas será que a Mônica leva jeito com essa história de "pegadinha"? E se a Turma não cair? Ai... que c-arão a nossa amiga vai passar, não é mesmo? Venha se divertir com mais essa aventura superdivertida da Turma da Mônica! 
15 "Presente de Grego" 18 de setembro de 2017
Cavalo de Tróia é o símbolo da guerra entre gregos e os troianos. Os gregos deram um cavalo de madeira gigante para os troianos, que o levaram para dentro de sua fortaleza. Quando anoiteceu alguns soldados gregos saíram de dentro do cavalo e tomaram a cidade, vencendo a guerra. Inspirado por essa história incrível, Cebolinha bolou mais um plano infalível para pegar o coelhinho da Mônica. E agora? Será que o plano do Cebolinha vai dar certo ou o Cascão vai estragar tudo mais uma vez? 
16 "Reunião no Clubinho" 13 de novembro de 2018
Os meninos estão reunidos no clubinho para mais uma assembleia extraordinária. Cebolinha, o presidente do clube, quer mostrar o seu mais novo plano infalível contra a Mônica, mas o Cascão ainda não apareceu e os meninos querem discutir outras prioridades, como a necessidade de um hino oficial para o clube, um novo nome e a construção de um banheiro para a sede, entre outras coisas. O tempo está passando e Cebolinha já começou a ficar impaciente. Será que o presidente vai conseguir a união da turminha para executar o novo plano infalível? 
17 "Sozinho no Mundo" 15 de novembro de 2018
Cebolinha exagerou na bagunça! Sua mãe ficou louca da vida e o nosso amigo teve que arrumar tudo e ainda foi pra cama mais cedo. Contrariado na véspera do dia mais importante de sua vida, o dia do seu aniversário, tudo que o Cebolinha quer, agora, é poder ficar sozinho no mundo. Será que isso é possível? Quem poderia realizar um desejo desse? Bem... melhor a gente assistir o filme e tirar nossas próprias conclusões. 
18 "Hoje eu vou tomar Banho" 15 de novembro de 2018
Todos sabem que o Cascão morre de medo de água e, por causa disso, nunca tomou um banho na vida. Até aí tudo bem, mas o problema agora é que seu cheirinho se tornou insuportável e ninguém mais aguenta ficar perto dele, nem por um segundo. Bem... a única maneira de reconquistar seus amiguinhos é tomando um belo banho! E para essa missão, Cascão pediu uma mãozinha de dois dos seus melhores amigos: Cebolinha e Xaveco. E aí? Será que o "grande dia do banho do Cascão" finalmente chegou? 
19 "Aniversário Macabro" 16 de novembro de 2018
A Turma toda foi convidada para o aniversário da Mônica. Cebolinha e Cascão foram os primeiros a chegar, mas eles não esperavam participar de uma festinha de aniversário em um lugar tão sombrio, com anfitriões esquisitos e comidinhas (argh) assustadoras. De qualquer maneira, nosso carequinha não iria perder mais esta oportunidade para surpreender a Mônica com um presentinho inesquecível. Ih, será que vai dar tudo certo nessa festinha? 
20 "A Grande Final" 17 de novembro de 2018
Os meninos do Limoeiro vão enfrentar os Mamutes no final do campeonato de futebol entre bairros, e Cebolinha e Cascão (conhecido nos campos como "O Espetaculoso") estão com um grande problema para resolver: como vencer o outro time, de meninos mais velhos e muito mais fortes que eles? É aí que Cebolinha arma um plano infalível para que Mônica aceite ser o reforço de última hora para salvá-los do massacre! 
21 "O Quarto Posterizado" 18 de novembro de 2018
Empolgado com a ideia de redecorar seu quarto com sua grande coleção de pôsteres, Cebolinha se esquece de pedir permissão para seu pai. Quando se dá conta que pode levar um sermão daqueles, ele pede a ajuda de Mônica e Cascão para retirá-los todos das paredes antes que Seu Cebola veja - mas com todo o cuidado para não rasgar ou estragar nenhum! 
22 "Versus Versus Versus" 19 de novembro de 2018
Quem não gosta de desenhos animados japoneses, com seus personagens poderosos, que possuem histórias incríveis de luta e superação? Pois é... essa moda pegou tão intensamente entre os meninos do bairro, que Cebolinha e Cascão estão começando a levar a sério demais esses filmes e até estão agindo como verdadeiros guerreiros animes. Alguém precisa dar um basta... Hum... quem sabe a Mônica e a Magali deem um jeito nisso? 
23 "Dá uma Chance" 20 de novembro de 2018
Cebolinha aprontou de novo. Só que, bem na hora de levar umas boas coelhadas da Mônica, ambos se veem envolvidos no mais novo programa de televisão do bairro, o "Dá uma Chance", no qual o apresentador Cascão, seu assistente de palco Nimbus e seus rígidos jurados, Xaveco, Titi e Jeremias, criam uma grande competição entre eles. E o melhor: se o Cebolinha vencer a gincana, poderá sair dessa aventura sem levar nenhuma coelhada. 
24 "Reptilianos" 20 de novembro de 2018
Cascão passou a noite assistindo vídeos de teorias da conspiração na internet e, no dia seguinte, surge paranoico com a ideia de que seus amigos podem ter sido substituídos por extraterrestres disfarçados. Para fazê-lo se acalmar, Mônica, Magali e Cebolinha entram na dança e passam por uma série de "testes" para demonstrar que são humanos. Será que Cascão vai se convencer? 
25 "Vida de Gente Grande" 23 de novembro de 2018
Mônica anda desconfiada com as atitudes do Cebolinha e do Cascão que, de repente e sem mais nem menos, resolveram que são adultos demais para ficar de brincadeira com as meninas. No fundo ela acha que tudo não passa de mais um dos mirabolantes planos do Cebolinha e quer a ajuda de sua amiga Magali para provar que está certa. Pode ser parte de um plano ou os meninos realmente estão viajando na maionese. Vamos ver no que isso vai dar? 
26 "Planos Infalíveis" 26 de novembro de 2018
Mônica perdeu uma aposta e, consequentemente, também perdeu o Sansão. Agora ela precisa arranjar uma maneira de pegar o seu coelhinho de volta, salvando-o das mãos cheias de dedos do Cebolinha. Para isso, a nossa amiguinha precisa bolar um superplano infalível, e contar com a ajuda de um assistente perfeito. Hum... a gente sabe que, o Cascão é o melhor assistente de planos infalíveis de todo o bairro do Limoeiro, você não acha? 
Segunda Temporada (2021–2022)[editar | editar código-fonte]
# Título Exibição Original
01 "A Corrida do Século" 10 de dezembro de 2021
Incentivados por uma pergunta de Milena, Cebolinha e Cascão disputam quem é a criança mais rápida do Limoeiro numa corrida repleta de armadilhas. 
02 "A Cadeira Sumiu" 14 de dezembro de 2021
A cadeira de rodas do Luca sumiu e ele não vive sem ela! Mônica, Milena e Cebolinha se unem para ajudá-lo a resolver o mistério: onde foi parar algo tão importante? 
03 "A Culpa é Sempre dos Outros" 21 de dezembro de 2021
Para escapar de uma bronca, Dudu sugere para Cebolinha contar uma mentirinha para fugir do problema. Mas uma mentira puxa outra, e ele vai não só se enrolando cada vez mais, quanto causando um monte de problemas. 
04 "O Buraco" 24 de dezembro de 2021
Para recuperar a bola de futebol perdida, Cascão e Jeremias entram em um buraco escuro e assustador, e vão ter que encarar túneis cheios de vultos e barulhos estranhos para conseguir a missão. 
05 "O Segredo da Múmia" 24 de dezembro de 2021
Cascão faz amizade com uma múmia que se perdeu do museu. Mas nem todos no Limoeiro parecem entender essa amizade tão curiosa com uma assustadora criatura de mais de 2000 anos. 
06 "O Mestre Zen" 24 de dezembro de 2021
Mônica está mais uma vez brava com Cebolinha. Magali assume a difícil tarefa de ensinar à amiga um jeito mais zen de lidar com os problemas. 
07 "Uma Noite de Cão" 24 de dezembro de 2021
Em um dia entediante de chuva, Mônica e Milena decidem brincar com o Monicão. Só que Xabéu, sua babá da noite, não permite: Monicão fica incontrolável dentro de casa! 
08 "O Monstro na Piscina" 24 de dezembro de 2021
Durante os dias quentes de verão, Cascão está preocupado com seus amigos, afinal eles não saem da água, que perigo! Cascão define então um plano de ação para salvá-los da ameaça molhada. 
09 "Melhores Amigos para Sempre" 24 de dezembro de 2021
Cebolinha e Cascão encontram um mapa para um tesouro e saem em busca de novas pistas. Mas a tarefa que deveria uni-los, torna a convivência um pouco mais difícil. 
10 "O Babado do Cão Falante" 24 de dezembro de 2021
Denise está mais uma vez em busca da fofoca da semana, quando se depara com uma estranha cena: o Bidu está falando! Para poder provar a todos amigos o que viu, Denise prepara um grande plano. 
11 "Tem um Pestinha no Banheiro" 24 de dezembro de 2021
Cebolinha está cuidando do maior pestinha do Limoeiro, o Dudu. E uma simples ida ao banheiro da lanchonete vira uma grande confusão. 
12 "Bugado" 24 de dezembro de 2021
Após passar a noite jogando videogame, Cascão aparece um tanto estranho: ele está bugado! A turma se une para trazer o amigo de volta ao normal montando um game no mundo real. 
13 "Os Outros Sentidos" 24 de dezembro de 2021
Dudu fica impressionado com os "superpoderes" de Dorinha, e insiste em aprender com ela. Dorinha explica que não tem superpoderes mas cede aos pedidos de Dudu, fazendo-o entender como usar outros sentidos além da visão. 
14 "A Grande Gincana" 23 de setembro de 2022
A turma está em um acampamento com o pai do Cascão, onde vai acontecer uma gincana em duplas. Após uma discussão, a dupla Cebolinha e Cascão se separa e encontram novas parcerias. 
15 "O Fantasma de Todos os Medos" 23 de setembro de 2022
Mônica, Denise e Jeremias encontram uma fita de onde escapa um fantasma que desperta os maiores medos de cada pessoa. Para encará-lo, as crianças precisam combater os seus próprios medos. 
16 "Não tem Gostosura" 23 de setembro de 2022
Magali quer participar do programa de culinária da Denise, mas ela não quer deixar por já ter dado errado no passado. Para não ficar de fora, Magali cede aos pedidos dos amigos, mesmo tendo muita dificuldade de se adaptar. 
17 "O Mistério do Cascão" 23 de setembro de 2022
Como o maior fã de Itakera, Cascão decide fazer uma tatuagem em homenagem ao seu herói. Porém, descobre que, na verdade, ele é um traidor! E agora, precisa esconder de seus amigos que foi o último a saber disso. 
18 "Quem não tem Cão, caça com Árvore" 23 de setembro de 2022
Milena encontra um cachorrinho na rua e descobre que ele está se abrigando em uma árvore oca, que está sendo protegida pelo Xaveco. Os dois se unem para tentar impedir a árvore de ser derrubada pelo Seu Juca. 
19 "O Mundo ao Contrário" 23 de setembro de 2022
Do Contra não consegue resistir aos apelos de Franjinha e acaba acionando uma máquina que reverte tudo ao contrário. Agora ele vai precisar confrontar sua própria natureza para as coisas voltarem ao normal no Bairro do Limoeiro. 
20 "Gibis pra que te quero" 23 de setembro de 2022
Querendo comprar um doce super caro, Magali segue o conselho de Cascão e decide vender seus gibis para conseguir dinheiro. Será que o amor de Magali por comida consegue ser maior que seu amor por gibis? 
21 "A Melancia" 07 de novembro de 2022
Alienígenas estão invadindo a Terra! Um inimigo improvável, porém, aparece atraído pela sua nave em formato de melancia. 
22 "Coelho por um dia" 23 de setembro de 2022
Em mais uma travessura com o Sansão, Cebolinha acidentalmente rasga uma das orelhas do coelho. Mônica, dessa vez, traz uma nova solução: Cebolinha será seu mascote até ele pedir desculpas do jeito certo. 
23 "A Nova Dona da Rua" 23 de setembro de 2022
Durante o feriado, Mônica cai à casa da sua tia-avó, e pede a Magali que tome conta das coisas. Para surpresa dos amigos, Magali pode ser uma Dona da Rua muito mais implacável do que sua antecessora. 
24 "Os Perigos da Noite" 23 de setembro de 2022
Todos os objetos vermelhos do bairro sumiram! Só a Mônica continua com seu vestido de sempre... Coincidência? Cebolinha tem certeza que não, e se une a Jeremias e Titi para espionar a amiga e solucionar o mistério. 
25 "Eu quero ir à Praia" 23 de setembro de 2022
Mônica está de malas prontas para a praia, mas seus pais precisam cancelar a viagem em cima da hora. Magali e Jeremias tentam animar a amiga levando a praia até ela. 
26 "Tô de Mal" 23 de setembro de 2022
As melhores amigas do Limoeiro, Mônica e Magali, estão sem se falar! A super fofoqueira Denise entra em ação para unir as meninas, usando todos os recursos que uma influencer sabe usar. 
Bairro do Limoeiro[editar | editar código-fonte]
# Título Exibição Original
Piloto "Um Dia como Todos os Outros no Bairro do Limoeiro" 05 de dezembro de 2016
A perseguição de Mônica e Cebolinha provoca um descontrole entre tempo e espaço e traz dinossauros, naves espaciais e um elefante verde para o Bairro do Limoeiro. 

Exibição pela TV Cultura (2017-presente)[editar | editar código-fonte]

Quase três anos após o fim do ciclo de exibição pela Rede Globo, os desenhos da Turma da Mônica retornam à televisão aberta brasileira pela TV Cultura. A exibição diária começa em 9 de outubro de 2017, em dois blocos de 15 minutos (primeira exibição 11h30 e reprise 17h30).

As novas exibições reaproveitam, em sua maior parte, o conteúdo produzido na última década, com episódios e especiais produzidos originalmente para a Globo ou Cartoon Network. Em razão disso, este novo ciclo não prevê, num primeiro momento, a produção de conteúdo inédito e exclusivo. Apesar disso, episódios não-recentes que, por uma razão ou outra, eram ainda inéditos na televisão e só estavam disponíveis em DVD ou no canal de Youtube acabaram por fazer seu debute pela TV Cultura (incluindo-se aí também Mônica Toy).

Embora a novidade tenha sido vendida de forma superlativa como se a Turma fosse "fazer parte da programação da TV Cultura pela primeira vez na história"[9], esta parte da informação por parte do canal é falaciosa. Houve, na verdade, um precedente anos antes. Em 2002, os personagens fizeram uma rápida aparição na TV Cultura, através de uma exibição especial de "A Estrelinha Mágica" (e dos segmentos de "O Natal de Todos Nós") na programação infantil de véspera de Natal. Naquela ocasião, TVE Brasil e Futura também fizeram a exibição especial no mesmo dia, sem grande divulgação, em horários diferentes.

# Episódio Data de lançamento
0 O Natal de Todos Nós e A Estrelinha Mágica 24 de dezembro de 2002
1 A Cozinha já não é um Lugar Seguro e A Máquina de Lavar Assombrada 09 de outubro de 2017
2 A Minhoca Encantada e A Nova Babá 10 de outubro de 2017
3 A Cabeleireira, A Regra dos 3 Erres e A Revolta dos Carecas 11 de outubro de 2017
4 A Rua do Cebolinha e Abduzidos? 12 de outubro de 2017
5 Amarra ou Larga do Pé, Cebolinha e Arte na Praça 13 de outubro de 2017
6 As Fantasias de Carnaval e Brincando de Boneca 16 de outubro de 2017
7 Alguém para Cuidar de Mim e Brincando de Casinha (programado); Cor de Rosa e Cuidado com o Apagão (exibido) 17 de outubro de 2017
8 No Reino do Bueiro e Chamadas a Longa Distância 18 de outubro de 2017
9 Brincadeiras Modernas e Cinema em Casa 19 de outubro de 2017
10 Campo de Guerra e Coqueluche 20 de outubro de 2017
11 Depois do Banho e Diga o que eu Digo e Faça o que eu Faço 23 de outubro de 2017
12 Duas Princesas e um Pestinha e ...E Assim se Passaram Trinta Anos 24 de outubro de 2017
13 Do que Você Está Brincando?, Improviso e Faça um Pedido 25 de outubro de 2017
14 É Natal!, Intrigas Interplanetárias e Laloin 26 de outubro de 2017
15 Isso não vai Fazer bem para Minha Imagem e Máquina do Tempo... De Novo? 27 de outubro de 2017
16 Mônica em Câmera Lenta e Não sei o Nome disso, mas é muito Divertido! 30 de outubro de 2017
17 Bruxarias no Aniversário 31 de outubro de 2017
18 Mônica, a Famosa e Mônica? Que Mônica? 01 de novembro de 2017
19 Muita Confusão pra um só Monicão, Muito Silêncio, por Favor! e Um Show de Perseguição 02 de novembro de 2017
20 Não morda Tudo que Voa e Não perca a Cabeça 03 de novembro de 2017
21 O Anel da Coragem e O Assassino 06 de novembro de 2017
22 O Coelhinho Amarelo 07 de novembro de 2017
23 O Corpo Fala e O Dia em que Derrotei a Mônica 08 de novembro de 2017
24 O Dia em que o Cascão Fugiu de Casa... De Novo e O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis 09 de novembro de 2017
25 O Final Infalível de um Plano Infalível e O Plano Luca 10 de novembro de 2017
26 O Anel da Discórdia 13 de novembro de 2017
27 O Sumiço da Jujuba e O Teatro de Fantoches 14 de novembro de 2017
28 O Topetinho Mutante e Os Quatro Músicos do Limoeiro 15 de novembro de 2017
29 Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou e Os Cinco Fios Mágicos 16 de novembro de 2017
30 Para Cada Anjo, um Pestinha e Patinando na Cera 17 de novembro de 2017
31 Patins... pra Mim? e Pega pra Mim? 20 de novembro de 2017
32 Os Namorados e Perdidos no Meio do Quarto 21 de novembro de 2017
33 Peteca e Plano Hipnótico 22 de novembro de 2017
34 Provas Comprometedoras e Socorro, Polícia! Pega Ladrão! 23 de novembro de 2017
35 Quem foi que fez pi-pi Aqui? e Rei por um Dia 24 de novembro de 2017
36 Turma da Mônica contra o Capitão Feio e Um Dia muito Especial 27 de novembro de 2017
37 Vai Brincar lá fora, Cebolinha! 28 de novembro de 2017
38 Um Plano Levemente Infalível e Um Porquinho Incomoda Muita Gente 29 de novembro de 2017
39 Venha à Minha Festinha! 30 de novembro de 2017
40 É Natal!, O Natal Legal do Cebolinha, O Papai Noel que Existe dentro de Você, Quando Chega Dezembro e Um Plano Infalível de Natal 24 de dezembro de 2017
41 As Doze Badaladas dos Sinos de Natal, Véspera de Natal e Feliz Natal pra Todos (2013) 24 de dezembro de 2017
42 Um Plano para Salvar o Planeta 30 de dezembro de 2017

Posteriormente, a Primeira Temporada da Terceira Série do Cartoon Network também entrou na rotação da TV Cultura, com seus episódios inseridos em uma configuração próxima à descrita acima (seguindo uma ordem assemelhada à alfabética).

Os especiais temáticos têm apenas exibições esporádicas.

"Série" da TV Cultura (2017)[editar | editar código-fonte]

Os episódios abaixo não foram produzidos para a TV Cultura, mas tiveram sua primeira exibição regular dentro da rotação do canal.

# Título Exibição Original
01 "A Cabeleireira" 05 de setembro de 2012
A mãe do Cascão o manda ir cortar o cabelo, mas o sujinho fica com medo que o barbeiro use água no processo. Mônica, então, resolve ajudar, cortando ela mesma o cabelo do amigo. Sem saber o risco que está correndo, Cascão entra na brincadeira... e acaba levando a pior. 
02 "A Rua do Cebolinha" 05 de setembro de 2012
Mônica fica intrigada quando a placa da Rua do Limoeiro amanhece com um novo nome: "Rua do Cebolinha". Ela então, tenta encontrar um jeito de descobrir se tudo é mesmo um plano do Cebolinha, como ela imagina ser... ou uma forma para que o próprio Cebolinha acabe dando com a língua nos dentes. 
03 "Brincando de Casinha" 05 de setembro de 2012
Mônica obriga Cebolinha a brincar de casinha com ela. Não bastasse ter que participar de uma brincadeira de menina, o careca não pode sequer ditar o rumo do seu personagem: tudo tem que ser como a Mônica quer. Cebolinha, então, resolve radicalizar e subverter as regras do jogo se aproveitando das brechas da Mônica. Será que ele vai se sair bem dessa? 
04 "Improviso" 05 de setembro de 2012
Cebolinha surge na porta da casa da Mônica e começa a falar bobagens de cultura inútil para distraí-la. Mas na verdade, a visita não passa de um plano para que Cascão possa pegar escondido o Sansão no quarto da Mônica sem que ela perceba. 
05 "Quem foi que fez pipi aqui?" 25 de setembro de 2014
Magali quer passar uma gostosa tarde no sofá, com gibis e biscoitinhos de mel, até perceber um cheirinho de pipi na almofada. O gatinho Mingau andou aprontando! Nada que ela tente para limpar a almofada, funciona. Como se livrar do cheiro terrível? 
06 "Um Dia Muito Especial" 11 de março de 2016
Mônica está animadíssima porque, além de ser sexta-feira, hoje é um dia muito especial. Mas por que será? Só assistindo ao vídeo pra saber! 

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

# Título Exibição Original
01 "A Regra dos Três Erres" 11 de outubro de 2017
Segmento musical do episódio especial "Um Plano para Salvar o Planeta". 
02 "É Natal!" 26 de outubro de 2017
Segmento musical do episódio especial "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal". 
03 "O Natal Legal do Cebolinha" 24 de dezembro de 2017
Segmento musical do episódio especial "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal". 
04 "O Papai Noel que Existe Dentro de Você" 24 de dezembro de 2017
Segmento musical do episódio especial "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal". 
05 "Quando Chega Dezembro" 24 de dezembro de 2017
Segmento musical do episódio especial "As Doze Badaladas dos Sinos de Natal". 
06 "Um Plano Infalível de Natal" 24 de dezembro de 2017
Segmento musical do episódio especial "Véspera de Natal". 

Simulador 4D Parque da Mônica (2019)[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em janeiro de 2019, a atração do parque temático localizado em São Paulo traz filmes especiais de animação da Turma da Mônica com cerca de 10 minutos de duração, somando à história efeitos de ação tridimensionais e sensoriais.

# Título Exibição Original
01 "Coelhada nas Estrelas" 08 de janeiro de 2019
Um plano infalível da dupla Cebolinha e Cascão contra a Mônica que não sai conforme o esperado. O que seria uma história de rotina do bairro do Limoeiro se transforma em uma viagem espacial. Isso porque Lord Coelhão, um supervilão, captura o Sansão para seus planos de fornecer energia à máquina Cenoura Fatal, que transformará todos os seres do universo em coelhos. É neste momento que se inicia a aventura. A bordo da nave espacial criada pelo Franjinha estão Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali que, com a ajuda dos visitantes, fazem uma jornada de tirar o fôlego em busca do Sansão para trazê-lo de volta à terra e impedir que o Lord Coelhão finalize seu plano. Um filme com muitas surpresas e diversão para toda a família. 

Exibição pelo SBT (2023)[editar | editar código-fonte]

Em 07 de julho de 2023, uma propaganda exibida nos intervalos da programação do SBT anunciou a estreia "na próxima semana" da Turma da Mônica dentro da sessão de desenhos Bom Dia e Cia de Férias. A exibição, entretanto, foi divulgada antes da assinatura do contrato, o que só aconteceu na quarta-feira da semana seguinte. A exibição começou um dia depois[10].

Os episódios de Cine Gibi 3: Planos Infalíveis, que ilustravam a chamada de estreia, também inauguraram a exibição regular no canal, que prosseguiu obedecendo a ordem dos Cine Gibis. No entanto, ela foi descontinuada junto do fim do programa Bom Dia e Cia de Férias, no dia 28 do mesmo mês.

No dia 12 de outubro, a exibição foi retomada dentro do programa eventual Feriadão SBT.

# Episódio Data de lançamento
1 Plano Hipnótico e O Sumiço da Jujuba 13 de Julho de 2023
2 Um Plano Levemente Infalível e Álbum de Fotografias 14 de Julho de 2023
3 Diga o que eu Digo e Faça o Que eu Faço e Cor de Rosa 17 de Julho de 2023
4 O Dia em que o Cebolinha Desistiu dos Planos Infalíveis e Mônica, a Famosa 18 de Julho de 2023
5 Venha à Minha Festinha e Brincando de Boneca (cortado, sem a cena final) 19 de Julho de 2023
6 Os Brincos Novos que a Mamãe Comprou e Os Cinco Fios Mágicos 20 de Julho de 2023
7 A Nova Babá e A Minhoca Encantada 21 de Julho de 2023
8 ...E Assim se Passaram Trinta Anos e Abduzidos? 24 de Julho de 2023
9 Máquina do Tempo... de Novo? e O Corpo Fala 25 de Julho de 2023
10 Patins... pra Mim? e Turma da Mônica contra o Capitão Feio 26 de Julho de 2023
11 Isso Não Vai Fazer Bem Pra Minha Imagem e Pega pra Mim? 27 de Julho de 2023
12 O Anel da Coragem e Patinando na Cera 28 de Julho de 2023
13 A Revolta dos Carecas e Muita Confusão para um só Monicão 12 de Outubro de 2023

Episódios Institucionais[editar | editar código-fonte]

Alguns episódios de Turma da Mônica foram realizados sob encomenda para instituições ou empresas, com a função de apresentarem ao público infantil informações de utilidade pública. Entre os temas abordados, figuram doação de sangue, tipos de alergia, inibição do uso de bebidas alcoólicas entre crianças e adolescentes, entre outros. O mais antigo aqui registrado, "Alergias", teve seus segmentos de animação produzidos em uma data incerta da década de 1980.

A listagem abaixo cita apenas vídeos institucionais com histórias completas que envolvam os personagens da Turma da Mônica. Apesar dessas características, eles não tiveram exibição regular em TV ou vídeo, alguns deles classificando-se como raridades.

# Episódio Data de lançamento
01 "500 Filmes Petrobras" 26 de julho de 2011
Em 2011, cinco vídeos de um minuto foram produzidos para integrar a campanha "500 Filmes Petrobras", que comemorava a marca histórica de filmes realizados com financiamento da estatal. São eles "Cidade do Chico", paródia do filme Cidade de Deus, "Tlopa de Elite", paródia de Tropa de Elite, "Franjinha que Copiava", paródia de Meu Nome Não é Johnny e O Homem que Copiava, "Se Você Fosse Eu", paródia de Se Eu Fosse Você, e "Higiene Básica", paródia de Saneamento Básico, o Filme. O material foi veiculado antes das sessões de filmes realizadas durante o Anima Mundi 2011. 
02 "A Pele e o Sol" 27 de setembro de 2013
Mônica e Magali se esbaldam na piscina e acabam ficando vermelhas e com a pele ardida. Franjinha, então, dá uma aula às amigas explicando que, apesar de o sol fazer bem à saúde, em excesso pode trazer vários problemas, como ardor, envelhecimento precoce e até câncer. Vídeo educativo de 20 minutos de duração produzido sob encomenda para a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para exibição pedagógica em escolas. Seu projeto também acompanha uma história em quadrinhos, do qual a animação é adaptada.[11] 
03 "Improviso (Versão GRAACC)" 18 de novembro de 2013
Uma versão alternativa de "Improviso" foi produzida por encomenda para uma campanha publicitária do GRAACC, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, com a ideia de incentivar crianças que enfrentam a doença a buscar se divertir como qualquer outra. Por esta razão, a historinha apresenta todos os personagens carecas, sem fazer referência direta ao câncer. Cinco dias após ser divulgado na internet, o episódio foi levado ao ar como interprograma pelo canal pago Gloob, em 23 de novembro de 2013, para coincidir com o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Um ano antes, no entanto, uma versão "normal" do episódio, sem os personagens carecas, já havia sido integrada ao DVD "Se Liga na Turma da Mônica - Volume 2". 
04 "Papo em Família: Pai Professor" 18 de novembro de 2013
Seu Cebola adverte seu filho sobre a idade certa de ter contato com bebidas alcoólicas. Material realizado para a AmBev. 
05 "Papo em Família: Pai Vigilante" 18 de novembro de 2013
O pai de Cascão detém o filho em uma festa a tempo do garoto não beber vinho acreditando ser suco de uva. Material realizado para a AmBev. 
06 "Alergias: A Informação é o Melhor Remédio" 01 de abril de 2014
Em curtos segmentos animados de um vídeo educativo didático em live action, a turma se dedica a deixar o ambiente de suas casas saudável para um grupo de amigos que sofrem de crise alérgica. 
07 "Pai Herói" 26 de novembro de 2014
A história homenageia os heróis que dedicam seu tempo a salvar vidas: os doadores de sangue! Cebolinha está triste porque seu pai não pode ficar em casa para brincar. É quando Dona Cebola chama o filho lhe explicar a importância da doação de sangue e porque ele deve ter razões para se orgulhar do seu pai. 
08 "Papo em Família: Gente Grande, Gente Pequena" 24 de setembro de 2015
A mãe da Mônica não precisa se preocupar quando as crianças vão pegar algo para beber na geladeira: a Turma da Mônica sabe direitinho qual a diferença entre bebida de gente grande e bebida de gente pequena. Material realizado para a AmBev. 
09 "Missão Infalível" 17 de agosto de 2018
Mônica viaja para Taiwan, para entregar um celular novo chamado ZenFone 5, que será lançado em São Paulo, numa grande conferência. Só que o Cebolinha tem um plano para roubar este precioso equipamento das mãos da dentuça. E aí, o que irá acontecer? Só ficando de olho nessa aventura! Material realizado para a ASUS. 
10 "Da Onde Vem o Dinheiro?" 10 de maio de 2019
Mônica e Magali recebem uma lição do sorveteiro sobre a origem do dinheiro que recebem de mesada dos seus pais. Material realizado para o Sicredi. 
11 "Orçamento Familiar" 10 de maio de 2019
Cascão ajuda Cebolinha, que está preocupado com a possibilidade de não poder viajar para a praia nas férias por causa dos problemas financeiros dos seus pais. Material realizado para o Sicredi. 
12 "A Recompensa de quem sabe administrar o Dinheiro" 10 de maio de 2019
Durante uma visita à loja de eletrodomésticos, Mônica aprende qual é a diferença entre a venda de produtos à vista e à prazo. Material realizado para o Sicredi. 
13 "Respeito e Tolerância" 06 de janeiro de 2020
Do Contra reflete sobre as diferenças entre a Turma da Mônica. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
14 "Pessoas com Deficiência" 06 de janeiro de 2020
A turma brinca de cabra-cega para entender a forma como Dorinha vê o mundo. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
15 "Autoestima" 06 de janeiro de 2020
Cascão aprende sobre o que significa ter autoestima e o que isso significa para se tornar uma pessoa melhor. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
16 "Povo Brasileiro" 06 de janeiro de 2020
Franjinha explica para Mônica como a miscigenação formou a diversidade racial do Brasil. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
17 "Inclusão" 06 de janeiro de 2020
Mônica repreende Ricardinho por rejeitar Do Contra por ser diferente e lhe explica o que significa preconceito. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
18 "Amor à Pátria" 06 de janeiro de 2020
Denise faz um vídeo com Xaveco para ensinar sobre símbolos nacionais e sua importância. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
19 "Cuidado com o Patrimônio Público" 06 de janeiro de 2020
Mônica está incomodada com uma pichação na parede da sua casa e explica para Cebolinha porque cuidar do que é público é benéfico para a sociedade. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
20 "Cuidado com o Meio Ambiente" 06 de janeiro de 2020
Cebolinha explica para Mônica o que as crianças podem fazer para ajudar o planeta. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
21 "Defesa do Patrimônio Cultural" 17 de fevereiro de 2020
Marina fala sobre elementos culturais do Brasil e como devem ser preservados. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
22 "#EuParticipo" 18 de fevereiro de 2020
A turma faz uma votação para definir quem será o mascote do clubinho. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
23 "A Escolha Certa" 18 de fevereiro de 2020
Cebolinha quer se candidatar á presidência do Grêmio Estudantil, mas Magali tenta alertá-lo que ser eleito para um cargo público não significa que ele tem poder para fazer o que quiser. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
24 "Juntos somos Mais" 18 de fevereiro de 2020
Cascão aprende uma lição sobre trabalho em grupo durante uma partida de futebol com toda a turma. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
25 "Todos são Importantes" 18 de fevereiro de 2020
Magali, Xaveco e Jeremias formam uma banda de "rockambarró". Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
26 "A Gente se Entende" 18 de fevereiro de 2020
A turma disputa por um lápis especial perdido no clubinho, mas Magali tem uma ideia melhor para resolver a situação. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
27 "Bem-Vindos" 04 de março de 2020
A turma introduz a série de histórias educativas. Material realizado para a SENAR/Controladoria-Geral da União - CGU como parte da campanha "Um por Todos e Todos por um pela Ética e Cidadania". 
28 "Juntos pela Igualdade" 05 de março de 2020
Mônica, Cebolinha, Cascão e Milena conversam sobre seus sonhos de profissão e aprendem que não existem limites sobre o que homens e mulheres podem ser quando crescerem. Material realizado para a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) e Secretaria de Educação do DF (SEE/DF), com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a ONU Mulheres. 
29 "Videochamada com o Perigo" 12 de setembro de 2020
A turma se reúne em uma videochamada para assistir o painel do filme Mulher-Maravilha 1984 quando é surpreendida por uma ligação de Robin, que pede por ajuda para salvar a Torre Titã de um ataque - mas ninguém o leva muito a sério. Material realizado para o evento DC FanDome
30 "Aprendendo a Economizar" 24 de novembro de 2020
Mônica está indecisa sobre como gastar sua mesada, até que Zé Luís lhe explica sobre as vantagens de poupar e investir seu dinheiro. Material realizado para o Sicredi. 
31 "Prevenção e Proteção" 24 de novembro de 2020
Cebolinha aprende o que significa aposentadoria com o seu avô e como é necessário aprender desde cedo sobre educação financeira. Material realizado para o Sicredi. 
32 "Formas de Economizar" 24 de novembro de 2020
Mônica vai ao supermercado com sua mãe e aprende como fazer compras de forma responsável com o próprio bolso. Material realizado para o Sicredi. 
33 "Turma da Mônica e o Poder Judiciário: O Supremo" 24 de março de 2022
Enquanto Mônica quer bater no Cebolinha por um mal-entendido, Seu Antenor explica ao Seu Juca a função do Supremo Tribunal Federal. Material realizado para o STF, Ajufe, Anamatra e AMB. 
34 "Turma da Mônica e o Poder Judiciário: Justiça Federal" 24 de março de 2022
O avô do Cebolinha finalmente conseguiu se aposentar e a Justiça Federal foi fundamental para reconhecer seu tempo de trabalho. Material realizado para o STF, Ajufe, Anamatra e AMB. 
35 "Turma da Mônica e o Poder Judiciário: Justiça Estadual" 24 de março de 2022
Dona Luísa quer trocar um vestido que não serviu na Mônica, e precisa ir à Justiça Estadual para valer o seu direito de consumidora. Material realizado para o STF, Ajufe, Anamatra e AMB. 
36 "Turma da Mônica e o Poder Judiciário: Justiça do Trabalho" 24 de março de 2022
Seu Cebola foi demitido, mas graças à Justiça do Trabalho, ele teve direito a aviso prévio e férias. Material realizado para o STF, Ajufe, Anamatra e AMB. 
37 "Protegido contra Gripe: Não deixe a Gripe "Viralizar"" 25 de abril de 2022
Você sabe como se proteger contra a gripe? A gripe, causada pelo vírus influenza, é uma doença imprevisível e que é facilmente transmitida de pessoa a pessoa através de espirros. A vacinação é a principal forma de proteção e não pode causar a doença! Material realizado para o Instituto Butantan e Sanofi Brasil. 
38 "Protegido contra Gripe: Vacinação e Saúde de Montão" 25 de abril de 2022
O inverno está chegando: saiba como se proteger. A vacinação anual contra a gripe é uma das formas mais importantes de prevenção, ela impede que você adoeça e transmita o vírus para outros. Como o vírus que causa a gripe muda constantemente, quem foi vacinado no ano passado, deve proteger-se novamente nesse ano. Fique ligado! Fale com seu médico e proteja sua família! Material realizado para o Instituto Butantan e Sanofi Brasil. 
39 "Protegido contra Gripe: Ouça o Recado da Turma da Mônica para Você" 27 de abril de 2022
A vacinação anual contra a gripe é uma das formas mais importantes de prevenção, ela impede que você adoeça e transmita o vírus para outros. Como o vírus que causa a gripe muda constantemente, quem foi vacinado no ano passado, deve proteger-se novamente nesse ano. Material realizado para o Instituto Butantan e Sanofi Brasil. 
40 "Um Bolo para Mônica" 21 de março de 2023
Hoje é dia de festa e toda festa tem que ter bolo! E a Mônica ajudou a Carole Crema a fazer um super especial. D-E-L-I-C-I-O-S-O, né? Mas não precisa ficar na vontade porque ela dividiu o segredo. Hummmm! Material realizado com Carole Crema + Fischer. 

Séries derivadas[editar | editar código-fonte]

Penadinho e Astronauta (2002)[editar | editar código-fonte]

Curtas lançados exclusivamente no site oficial de internet da Turma da Mônica. Produzidos em Flash, a série chamava a atenção por testar um formato interativo: cada episódio continha três finais diferentes, que podiam ser escolhidos livremente pelo espectador. Com a reformulação do site em 2012, este conteúdo acabou retirado de circulação.

Episódio Data de lançamento
Penadinho: Que Sujeira! 2002
Penadinho: Quando a Alma Foge 2002
Penadinho: Surpresa! 2002
Penadinho: Coisa de Gênio 2002
Penadinho: Quem tem Medo de Barata? 2002
Penadinho: Sustos 2002
Penadinho: Tem Bicho na Tumba 2002
Astronauta: O Surfista 2002
Astronauta: A Bela Dorminhoca 2002
Astronauta: O Mecânico 2002
Astronauta: O Roubo 2002
Astronauta: O Circo 2002

Horácio 3D (2002–2008)[editar | editar código-fonte]

Consiste em uma série de curtas em computação gráfica do personagem Horácio, apresentados originalmente como extras de VHS e DVD. Foram feitos, em 2002, três curtas que podiam ser vistos apenas nos DVDs da série Grandes Aventuras, da Paramount, e no VHS do filme Cine Gibi 2. Em 2008, foram feitos mais três curtas, apresentados nos extras do DVD do filme Cine Gibi 3, sendo que um deles, "Natal", foi integrado no especial Linda Noite de Natal, em 2010.

# Episódio Data de lançamento
01 "Maré" 18 de agosto de 2002
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho reflete sobre as águas que envolvem o planeta. 
02 "Tirano" 25 de agosto de 2002
Mini-Episódio do Horácio. Um dinossauro enorme aterroriza a todos, até se deparar com o pequeno comedor de alfaces. 
03 "Pôr do Sol" 08 de setembro de 2002
Mini-episódio do Horácio. Mauricio acorda o dinossaurinho e o convida a contemplar a beleza da paisagem do fim do dia pré-histórico. 
04 "Natal" 15 de dezembro de 2008
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho filosofa sobre o significado do natal na pré-história. Faz sentido comemorar o nascimento de Jesus séculos antes disso acontecer? 
05 "Estrelas" 12 de janeiro de 2008
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho tenta aprender a voar para visitar as estrelas no céu. 
06 "Penhasco" 26 de janeiro de 2008
Mini-episódio do Horácio. O dinossaurinho é encurralado por um oponente ameaçador. 

Turma do Penadinho 3D (2010)[editar | editar código-fonte]

Produzidos em parceria com a Digital21, são curtas de animação em computação gráfica protagonizados pelo universo de personagens de Penadinho e seus amigos do Cemitério. Também foram lançadas vinhetas comemorativas com os personagens em motivos que remetem a Copa de 2010. Foram distribuídos pela internet e exibidos como interprogramas na programação do Brasil. O episódio piloto "Um Natal Diferente", de duração maior e com trama completa, também foi exibido pela Rede Globo em 2011.

# Episódio Data de lançamento
01 "Turma do Penadinho: Um Natal Diferente" 24 de dezembro de 2011
Episódio piloto da série de Animação em Computação Gráfica "Turma do Penadinho", exibido excepcionalmente pela Globo dentro do bloco 'Turma da Mônica' no Natal de 2011. Os personagens do cemitério comemoram o Natal com um amigo secreto, mas Dona Morte, sem poder folgar, não participa. Incomodado, Zé Vampir intervêm na brincadeira e faz com que todos os seus amigos comprem presentes para ela. 
Episódio Data de lançamento
Turma do Penadinho na Copa: Penadinho 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Frank 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Muminho 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Alminha 18 de junho de 2010
Turma do Penadinho na Copa: Lobi 7 de julho de 2010
Roupa Suja 9 de fevereiro de 2011
Sherlock Frank 9 de fevereiro de 2011
Quermesse 9 de fevereiro de 2011
A Noite do Calafrio 9 de fevereiro de 2011

A Turma do Ronaldinho Gaúcho (2011)[editar | editar código-fonte]

Ver A Turma do Ronaldinho Gaúcho

Realizada integralmente na Itália pela produtora GiG Entertainment, é uma adaptação dos quadrinhos de Mauricio de Sousa protagonizados por uma versão criança do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. Foi lançada no Brasil em 4 de junho de 2013 pela plataforma online Netflix, e em 12 de maio do ano seguinte entrou na grade de programação do canal por assinatura Gloob. As aparições da Turma da Mônica em algumas das histórias originais foram retiradas e substituídas por novos personagens.

Tina (2012)[editar | editar código-fonte]

A personagem Tina protagonizou, entre 2012 e 2014, três curtas educativos produzidos sob encomenda da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Governo Federal, e, posteriormente, pela Ambev, como parte das campanhas "Diga Sim à Vida" e "Papo em Família". Direcionados ao público adolescente, os vídeos didáticos explicam sucintamente lições sobre consumo consciente de bebidas alcoólicas e foram responsáveis por introduzir ao público, pela primeira vez, uma versão modernizada da personagem e seu universo, com novos traços e concepção visual. Tal design foi utilizado posteriormente na segunda série da revista "Tina", de 2014.

# Episódio Data de lançamento
01 "Diga Sim à Vida: Turma da Tina na Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas" 25 de junho de 2012
Durante uma festa, Rolo se depara com seu amigo Neto se embebedando para criar coragem de conversar com Tina. Rolo tenta lhe explicar os riscos do consumo excessivo de bebidas alcóolicas, mas não consegue impedir seu amigo de passar um vexame. 
02 "Papo em Família: Direção/Pra Casa" 27 de maio de 2014
No primeiro segmento, Tina e o Rolo sabem que para a balada ser de responsa tem que ter um motorista da rodada. No segundo, Tina e Rolo estão empenhados em fazer a parte deles e ajudar a formar uma sociedade mais consciente. 

Turma da Mônica Toy (2013)[editar | editar código-fonte]

Websérie que apresenta uma versão ultra-estilizada dos personagens da Turma da Mônica, em traços que remetem a Toy Arts e franquias famosas como Hello Kitty, Pucca e Gogo's Crazybones (que chegou a ganhar uma linha exclusiva da Turma da Mônica em 2011). Seus mini-episódios tem cerca de 30 segundos de duração, com animação 2D e linguagem exclusiva para distribuição pela internet.

Temporada 1 (2013)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio (como Turma da Mônica Toy) Data de lançamento
01 01 "Monicóptero I"
22 de maio de 2013
02 02 "Cartola I"
29 de maio de 2013
03 03 "Fofoquinhas I"
05 de junho de 2013
04 04 "Cerquinha do Amor"
12 de junho de 2013
05 05 "Nãnãnã"
26 de junho de 2013
06 06 "Espião"
26 de junho de 2013
07 07 "Bigodinhos"
10 de julho de 2013

A partir do episódio "Soluços" (lançado em 17 de julho de 2013), a série é rebatizada e tem seu título abreviado para apenas "Mônica Toy". Em 7 de outubro de 2013, a série estreia no Cartoon Network no formato de interprograma, estreando dois episódios por semana e indo ao ar em horários diversos - mesmo formato adotado pela TV Cultura, que faz sua estreia em 9 de outubro de 2017.

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
08 08 "Soluços"
17 de julho de 2013
09 09 "Nuvem"
24 de julho de 2013
10 10 "Caretas & Espirros"
31 de julho de 2013
11 11 "Balões"
07 de agosto de 2013
12 12 "Fugidinha"
14 de agosto de 2013
13 13 "Levitando"
21 de agosto de 2013
14 14 "Fofoquinhas II"
28 de agosto de 2013
15 15 "Pescaria"
04 de setembro de 2013
16 16 "Cartola II"
11 de setembro de 2013
17 17 "Cerquinha"
18 de setembro de 2013
18 18 "Desequilibrismo"
25 de setembro de 2013
19 19 "Monicóptero II"
02 de outubro de 2013
20 20 "Linguarudos"
09 de outubro de 2013
21 21 "Cartola III"
16 de outubro de 2013
22 22 "Fofoca com Espirros"
23 de outubro de 2013
23 23 "Fofoquinhas III"
30 de outubro de 2013
24 24 "Corda Bamba"
05 de novembro de 2013
25 25 "Medo do Escuro"
05 de novembro de 2013
26 26 "Futebola Paixão"
13 de novembro de 2013

Temporada 2 (2014)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
27 01 "O Encantador de Coelhinhos"
26 de março de 2014
28 02 "Touro Indomável"
02 de abril de 2014
29 03 "Chicletão"
09 de abril de 2014
30 04 "Avião e Caminhão"
16 de abril de 2014
31 05 "Monicóptero III"
23 de abril de 2014
32 06 "Vendaval"
30 de abril de 2014
33 07 "Fofoquinhas Duplas"
07 de maio de 2014
34 08 "Meninas dando Corda"
14 de maio de 2014
35 09 "Cadê todo Mundo?"
21 de maio de 2014
36 10 "O Mágico"
28 de maio de 2014
37 11 "Perseguição Invertida"
04 de junho de 2014
38 12 "Futebol, Paixão e Confusão"
11 de junho de 2014
39 13 "Cerquinha e os Bolhas II"
18 de junho de 2014
40 14 "Pescaria Pelada"
20 de agosto de 2014
41 15 "Dança da Cerquinha"
27 de agosto de 2014
42 16 "Bigoduda"
03 de setembro de 2014
43 17 "Mônica Freestyle"
10 de setembro de 2014
44 18 "Cartola Linguaruda"
17 de setembro de 2014
45 19 "Tai Chi Fu"
24 de setembro de 2014
46 20 "Buraco da Cerquinha II"
01 de outubro de 2014
47 21 "Fisgada ao Luar"
08 de outubro de 2014
48 22 "Troca-Troca"
15 de outubro de 2014
49 23 "Praia"
22 de outubro de 2014
50 24 "Engasga Coelho II"
29 de outubro de 2014
51 25 "Jazz Toy na Vitrolinha"
05 de novembro de 2014
52 26 "Ópera Tosca"
12 de novembro de 2014
53 Especial de Natal "Chaminé"
17 de dezembro de 2014

Temporada 3 (2015)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
54 Especial de Aniversário "Magali 50"
07 de janeiro de 2015
55 01 "Celulares - Selfie"
04 de março de 2015
56 02 "Balancinho"
11 de março de 2015
57 03 "Spray Invisível"
18 de março de 2015
58 04 "Desconcerto"
25 de março de 2015
59 05 "Pet"
01 de abril de 2015
60 06 "Balancinho - Golf"
08 de abril de 2015
61 07 "Celulares - Tá Ligado?"
15 de abril de 2015
62 08 "Gangorra"
22 de abril de 2015
63 09 "Gira-Gira"
29 de abril de 2015
64 10 "Pô Drone - Zoiúdo"
06 de maio de 2015
65 11 "Balancinho - Duelo"
13 de maio de 2015
66 12 "Monizilla"
20 de maio de 2015
67 13 "Aniversário"
27 de maio de 2015
68 14 "Mosquitoy"
05 de agosto de 2015
69 15 "Celulares - Desligado"
12 de agosto de 2015
70 16 "Cerquinha Viva"
19 de agosto de 2015
71 17 "Desconcertante"
26 de agosto de 2015
72 18 "Gangorra da Pesada"
02 de setembro de 2015
73 19 "Buraco da Cerquinha"
09 de setembro de 2015
74 20 "Zumbição"
16 de setembro de 2015
75 21 "Diguidiguidigui Ne"
23 de setembro de 2015
76 22 "Pô Drone - Espião"
30 de setembro de 2015
77 23 "Entalada"
07 de outubro de 2015
78 24 "Gira Girando"
14 de outubro de 2015
79 25 "O Encantador de Zumbis"
21 de outubro de 2015
80 26 (Especial de Aniversário) "Mauricio 80"
27 de outubro de 2015
81 Episódio Especial "Star Toys"
02 de dezembro de 2015
82 Episódio Especial "King Sansong"
09 de dezembro de 2015
83 Episódio Especial "Rogério Ceni"
10 de dezembro de 2015
84 Especial de Natal "Presentes Curiosos"
17 de dezembro de 2015

Temporada 4 (2016)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
85 Especial de Férias "Parquinho"
13 de janeiro de 2016
86 01 "Tênis de dupla caipira, sô!"
17 de fevereiro de 2016
87 02 "Entrevista"
24 de fevereiro de 2016
88 03 "Pegando Pesado"
2 de março de 2016
89 04 "Balanço das Meninas"
9 de março de 2016
90 05 "Dupla Maluca, Sô!"
16 de março de 2016
91 06 "Bat Toy"
23 de março de 2016
92 07 "SuperToys"
30 de março de 2016
93 08 "Camerando"
6 de abril de 2016
94 09 "Invisibilidade"
13 de abril de 2016
95 10 "Capitoy Ameriquinha"
20 de abril de 2016
96 11 "Hominho de Ferro"
27 de abril de 2016
97 12 "Nana Nenê"
4 de maio de 2016
98 13 (Especial Angry Birds) "Dois Bicudos"
9 de maio de 2016
99 Especial de Dia dos Namorados "Sombra de Dúvida"
8 de junho de 2016
100 14 (Especial de Férias) "Papagaiada"
6 de julho de 2016
101 15 "Areião"
13 de julho de 2016
102 16 "Chuá - Basketinho de Rua"
20 de julho de 2016
103 17 "Toylimpíadas"
27 de julho de 2016
104 18 "Saltos Ornamentoys"
3 de agosto de 2016
105 19 "100 Modos com Barreiras"
10 de agosto de 2016
106 20 "Enchendo o Saque"
17 de agosto de 2016
107 21 "Correndo Riscos"
24 de agosto de 2016
108 22 "Balanço dos Meninos"
31 de agosto de 2016
109 23 "O Fio da Miada"
7 de setembro de 2016
110 24 "Um Dia de Cão, Gato e Sorvete"
14 de setembro de 2016
111 25 "Pernilongo Implacável"
21 de setembro de 2016
112 26 "Transitoys"
28 de setembro de 2016
113 Especial de Halloween 2016 "Assombradinho"
26 de outubro de 2016
114 Especial de Férias de Fim de Ano "Trem Caipira"
23 de novembro de 2016
115 Especial de Natal 2016 "Feliz Mingau"
14 de dezembro de 2016

Temporada 5 (2017)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
116 Especial de Férias 2017 "Escorrega Doidos"
11 de janeiro de 2017
117 01 "Floquinho, de que lado você está?"
1 de março de 2017
118 02 "Alpinismo Capilar"
8 de março de 2017
119 03 "Pssiiu!"
15 de março de 2017
120 04 "Frisbidu"
22 de março de 2017
121 05 "Toy-toy-toy-toy-toy-toy"
29 de março de 2017
122 06 "Gênio da latinha"
5 de abril de 2017
123 07 (Especial de Páscoa) "Rosa e Azul"
12 de abril de 2017
124 08 "Hamletoy"
19 de abril de 2017
125 09 (Especial de Dia das Mães) "Mãe é Mãe"
26 de abril de 2017
126 10 "Casamentoy"
3 de maio de 2017
127 11 "Cantando no Chuveiro"
10 de maio de 2017
128 12 "Chave do Amor"
17 de maio de 2017
129 13 "A Buzina"
24 de maio de 2017
130 14 (Especial Dia dos Namorados 2017) "Um Quadrado Amoroso"
7 de junho de 2017
131 15 "Aranhinha I"
5 de julho de 2017
132 16 "Róqui Toy-Toy-Toy"
12 de julho de 2017
133 17 "Mergulho Colorido"
19 de julho de 2017
134 18 "Pet Peludão"
26 de julho de 2017
135 19 "Te Cutuco Toy Cutuca"
02 de agosto de 2017
136 20 "Toyrassic Park"
09 de agosto de 2017
137 21 "O que o Gelo Uniu"
16 de agosto de 2017
138 22 "Imitoys"
23 de agosto de 2017
139 23 "TV Soninho"
30 de agosto de 2017
140 24 "Aiaiaiô"
06 de setembro de 2017
141 25 "Selfie do Além"
04 de outubro de 2017
142 26 "Conquistoys"
11 de outubro de 2017
143 27 "Pedra Lascada, Preciosa e Poderosa"
18 de outubro de 2017
144 28 (Especial de Dia das Bruxas 2017) "Haloutoy"
25 de outubro de 2017
145 29 "Thortoy"
01 de novembro de 2017
146 30 "Rúlquitoy"
08 de novembro de 2017
147 31 "Se Liga no Coelho, tá ligado?"
15 de novembro de 2017
148 32 "Aranhinha II - A Origem"
22 de novembro de 2017
149 33 (Especial de Natal 2017) "He He Ho Ho"
20 de dezembro de 2017

Temporada 6 (2018)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
150 01 (Especial de Férias 2018) "Amor às Primeiras Vistas"
17 de janeiro de 2018
151 02 "Chato pra Cachorro"
21 de fevereiro de 2018
152 03 "Acorda, sô!"
28 de fevereiro de 2018
153 04 "Donas da Rua com todo o Carrinho"
07 de março de 2018
154 05 "Pancadas de Chuva e Trovoadas"
14 de março de 2018
155 06 "Dança dos Toys"
21 de março de 2018
156 07 (Especial Páscoa) "O que Trazes pra Mim"
28 de março de 2018
157 08 (2001: Uma Odisseia no Espaço) "Toys mil e Um - Assim falou toy, toy, toy"
04 de abril de 2018
158 09 "Curiosidades Curiosas"
11 de abril de 2018
159 10 "Os Giratoys"
19 de abril de 2018
160 11 "Infinitoys"
25 de abril de 2018
161 12 "Tá russo, coelhoska!"
2 de maio de 2018
162 13 "Mamãe eu Quero"
9 de maio de 2018
163 14 "Transtoyngs"
16 de maio de 2018
164 15 (Especial Dia dos Namorados 2018) "Romance Caipira"
6 de junho de 2018
165 16 "Copa Toy Toy Toy"
13 de junho de 2018
166 17 "Ideias Quase Fixas"
20 de junho de 2018
167 18 "Futebolioska"
27 de junho de 2018
168 19 "Formiguinho e Vespônica"
4 de julho de 2018
169 20 "É só Pedra "Lascante""
11 de julho de 2018
170 21 "Celularidade"
18 de julho de 2018
171 22 "Do jeito que as coisas são, Sansão"
26 de julho de 2018
172 23 "Tirando Onda"
1 de agosto de 2018
173 24 (Especial Dia dos Pais 2018) "Pais e Filhos"
8 de agosto de 2018
174 25 "Mais Vale um Coelho na Mão do que Toys Voando"
15 de agosto de 2018
175 26 "Óia o Uia"
22 de agosto de 2018
176 27 "Hipnotoyszzz"
29 de agosto de 2018
177 28 "Resgatinho"
5 de setembro de 2018
178 29 "Magalices"
20 de setembro de 2018
179 30 (Especial com Hello Kitty) "Estrela Guia"
10 de outubro de 2018
180 31 "Love é Blue"
24 de outubro de 2018
181 32 (Especial Dia das Bruxas 2018) "Esqueletoys"
1 de novembro de 2018
182 33 "Astrotoy Toy Toy"
14 de novembro de 2018
183 34 "Toy Toy Con"
21 de novembro de 2018
184 35 (Especial de Natal 2018) "Os Donos da Festa"
19 de dezembro de 2018

Temporada 7 (2019)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
185 01 "Aranhinhas do Universo"
09 de janeiro de 2019
186 02 "Elas por Elas"
06 de março de 2019
187 03 "Disparando na Frente"
13 de março de 2019
188 04 "Guia de Cão"
20 de março de 2019
189 05 "Asas da Imaginação"
27 de março de 2019
190 06 "Aos Pés do Ouvido"
03 de abril de 2019
191 07 "Iú Tubi Tubi Tubi Tubi"
10 de abril de 2019
192 08 (Episódio de Páscoa) "O que Trazes pra Mim? 2"
17 de abril de 2019
193 09 "Ultimatoys na Corda Bamba"
24 de abril de 2019
194 10 "Tá Pescâno o Quê, Sô?"
01 de maio de 2019
195 11 "Gut Gut Gutchi"
08 de maio de 2019
196 12 "Virando na Rede"
15 de maio de 2019
197 13 "Monicrafttoy"
22 de maio de 2019
198 14 "Dá uma força aí, ô!"
29 de maio de 2019
199 15 "X-Toys"
04 de junho de 2019
200 16 "Laços de Amizade"
19 de junho de 2019
201 17 "Como levar seu Gatinho ao Vet"
17 de julho de 2019
202 18 "Os Primeiros Passos"
07 de agosto de 2019
203 19 "Coelho Impossível"
14 de agosto de 2019
204 20 "O Céu é o Limite"
21 de agosto de 2019
205 21 "O Super Amistoso"
28 de agosto de 2019
206 22 "Pintando a Cerca"
04 de setembro de 2019
206 23 "Tirando Casquinha"
11 de setembro de 2019
207 24 "O Pet Morcego"
18 de setembro de 2019
208 25 "Batucada Toy Toy Toy"
25 de setembro de 2019
209 26 "Game Toy Toy Toy"
02 de outubro de 2019
210 27 (Episódio Interativo com 3 Finais) "Toy Ioiô"
09 de outubro de 2019
211 28 "Com Licença"
16 de outubro de 2019
212 29 (Especial com Overwatch) "Toywatch"
23 de outubro de 2019
213 30 "Sombrero Assombrado"
30 de outubro de 2019
214 31 "A Sensação Sansão"
18 de dezembro de 2019
215 32 (Especial de Natal) "Laiá Laiá Laiá"
23 de dezembro de 2019

Temporada 8 (2020)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
216 01 (Especial Dia Internacional da Mulher) "Vamos Juntos?"
04 de março de 2020
217 02 "Coelhos Coelhinho e Coelhão"
08 de abril de 2020
218 03 (Especial Dia das Mães) "Ô, Manhêêêê!"
06 de maio de 2020
219 04 "Tó Tó Tó Toy Toy (Any Malu)"
13 de maio de 2020
220 05 "Céu de Carrossel"
08 de julho de 2020
221 06 "Ases no Volante"
15 de julho de 2020
222 07 "Piuííí Fantasma"
22 de julho de 2020
223 08 "O Mundo gira e a roda... roda!"
29 de julho de 2020
224 09 "Ô, Elevador!"
05 de agosto de 2020
225 10 "Fuga Espacial"
12 de agosto de 2020
226 11 "Chicopira e dá no pé!"
19 de agosto de 2020
227 12 "Um Dia de Gamer"
26 de agosto de 2020
228 13 "Vai e Volta "Lôgo""
02 de setembro de 2020
229 14 ""Selfie-se" quem Puder"
09 de setembro de 2020
230 15 "Pulando Tranças"
16 de setembro de 2020
231 16 "As Mônicas"
23 de setembro de 2020
232 17 "Monicãomemorando o seu dia"
30 de setembro de 2020
233 18 (Especial Dia das Crianças) "Sobre Meninos e Meninas"
07 de outubro de 2020
234 19 "Um Dia de Aula"
14 de outubro de 2020
235 Especial "Cebolinha 60 Anos"
21 de outubro de 2020
236 20 "Zumbindo e Vindo"
28 de outubro de 2020
237 21 "Toyleférico"
04 de novembro de 2020
238 22 "HipHop Toy Toy Toy"
11 de novembro de 2020
239 23 "É Nóis na Fita"
18 de novembro de 2020
240 24 "Mingatices"
25 de novembro de 2020
241 25 "Parabéns, BeeTOYven!"
16 de dezembro de 2020
242 26 "Chão de Estrelas"
23 de dezembro de 2020

Temporada 9 (2021)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
243 01 "Trono de Sansões e uma Dalila"
03 de março de 2021
244 02 "E a Naomi chegou... viu, Magali?"
28 de abril de 2021
245 Especial "Naomi dança com os Toys"
29 de abril de 2021
246 03 "Mães MIAUvilhas"
05 de maio de 2021
247 04 "Saindo Bem na Selfie"
16 de junho de 2021
248 05 (Especial de Aniversário) "Parabéns, Milena!"
23 de junho de 2021
249 06 "Minhocas na Cabeça"
30 de junho de 2021
250 07 "Meio caipira, meio mussarela"
07 de julho de 2021
251 08 "Círculos de Amizade"
14 de julho de 2021
252 09 "Saca só e corta essa, Bruninho!"
21 de julho de 2021
253 10 "Big Flip Toy Toy Toy"
28 de julho de 2021
254 11 "É Toy na Onda"
04 de agosto de 2021
255 12 "Caras e bocas"
11 de agosto de 2021
256 13 "Uma dupla bem folclórica"
18 de agosto de 2021
257 14 "Mão de gato"
25 de agosto de 2021
258 15 "Dia de MUUUdanças"
01 de setembro de 2021
259 16 "Um Dia da Casca Outro do Descascador"
08 de setembro de 2021
260 17 "Chico Metalêro e os Três Toys Toys"
15 de setembro de 2021
261 18 "No Maior Agito"
22 de setembro de 2021
262 19 "Na flor da idade"
29 de setembro de 2021
263 Especial "Especial Dia do Cachorro"
06 de outubro de 2021
264 20 (Especial Dia dos Professores) "A Prova de Redação"
13 de outubro de 2021
265 21 "Chats e chatinhos"
20 de outubro de 2021
266 22 "Doce Travessura"
27 de outubro de 2021
267 23 "Cineminha Toy"
05 de novembro de 2021
268 24 (Especial Dia do Músico) "Bravo, Maestro!"
22 de novembro de 2021
269 25 "Levando Bolo"
25 de novembro de 2021
270 26 "Hashtag ToyToysPlay"
01 de dezembro de 2021
271 27 "Sem Volta e Sem Mistério"
08 de dezembro de 2021
272 Especial "Lições Teaser"
15 de dezembro de 2021
273 28 "Cartinhas pro Papai Noel"
22 de dezembro de 2021
274 29 "Lições e Lembranças"
29 de dezembro de 2021
275 30 "Piquenique de Ano Novo"
05 de janeiro de 2022

Temporada 10 (2022)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
276 01 "Obras de Arte Moderna"
09 de fevereiro de 2022
277 02 "É só no Sapatinho"
23 de fevereiro de 2022
278 03 "Coelhinhos Novinhos"
13 de abril de 2022
279 04 "Mães e Filhas"
04 de maio de 2022
280 05 "Nos Cantos da Floresta"
01 de junho de 2022
281 06 "Pré-Histoyricas"
08 de junho de 2022
282 07 "Cebuzzlinha Ao infinito e AuAulém!"
15 de junho de 2022
283 08 "Bandeirinhas"
22 de junho de 2022
284 09 "Desempacotando"
29 de junho de 2022
285 10 "Cebolínion e o Malvadinho Favolito"
06 de julho de 2022
286 11 "Guarda-Chuva Automático"
20 de julho de 2022
287 12 "Os Temas da Conversa"
27 de julho de 2022
288 13 "Embolada de Repente"
03 de agosto de 2022
289 14 "Toy Toyrássicos"
17 de agosto de 2022
290 15 "Plano Mascarado"
24 de agosto de 2022
291 16 "Que Peninha!"
31 de agosto de 2022
292 17 "Dois Pedros"
07 de setembro de 2022
293 18 "Mensagem pra Você"
14 de setembro de 2022
294 19 "Só de Longe"
21 de setembro de 2022
295 20 "O Adestrador"
28 de setembro de 2022
296 21 "Cabaninha Bacaninha"
12 de outubro de 2022
297 22 "Toyvni"
19 de outubro de 2022
298 23 "Fala Sério"
02 de novembro de 2022
299 24 "Tic, Tac, Bum!"
09 de novembro de 2022
300 25 "A Volta do Elevador que Não Foi"
16 de novembro de 2022
301 26 "Toy, Toy, Toy no Catar"
23 de novembro de 2022
302 27 "Meio a Meio"
30 de novembro de 2022
303 28 (Especial de Natal 2022) "A Estrela é Mobile"
21 de dezembro de 2022

Temporada 11 (2023)[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
304 Especial "Conversa de Pai para Filha - Especial Mônica 60 Anos"
03 de março de 2023
305 01 "Coelhinhos da Paz"
05 de abril de 2023
306 02 "Oh, my God! Meu Bigode!"
12 de abril de 2023
307 Especial "10 Anos"
24 de maio de 2023
308 Especial "Toys na MSP"
05 de julho de 2023
309 03 "Mágica de Ó"
12 de julho de 2023
310 04 "Passos no Espaço"
19 de julho de 2023
311 05 "Show de Bola"
24 de julho de 2023
312 06 "S.O.S. GPS!"
02 de agosto de 2023
313 07 "No Balanço dos Balanços"
09 de agosto de 2023
314 08 "A Fada dos Impru-Dentes"
16 de agosto de 2023
315 09 "Duplas Dinâmicas"
23 de agosto de 2023
316 10 "Tudo sob Controle"
30 de agosto de 2023
317 11 "Descontrole Remoto"
06 de setembro de 2023
318 12 "De BatFante"
13 de setembro de 2023
319 13 "Zoinho Zoião, Casquinha Cascão"
20 de setembro de 2023
320 14 "Laptop com Mostarda"
27 de setembro de 2023
321 15 "Game dos Drones"
18 de outubro de 2023
322 16 "Rálouím de Batposte"
25 de outubro de 2023
323 17 "A Coleção Sansão"
08 de novembro de 2023
324 18 "Cheiro de Cebola"
16 de novembro de 2023
325 19 "Cebolinha Frita 1, 2, 3"
29 de novembro de 2023
326 20 "De Olho na Lua"
07 de dezembro de 2023

Pelezinho em Planeta Futebol (2014)[editar | editar código-fonte]

Série de curtas lançada em junho de 2014 como interprogramas pelo canal Discovery Kids. Lançada nas vésperas da Copa de 2014, são animações educativas que narram, através de amigos estrangeiros do personagem Pelezinho, as culturas de diversos países pelo mundo. Apesar de ser a primeira adaptação animada de Pelezinho e sua família de personagens, seus traços clássicos e os elementos fantasiosos das histórias originais foram sacrificados em nome do politicamente correto.

# Episódio Data de lançamento
01 "Austrália" 05 de junho de 2014
Quando Neusinha pediu para Pelezinho ensinar seu amigo Cooper, da Austrália, a jogar futebol, ele não esperava que fosse tão difícil. Cooper só conhece Rugby, o esporte mais popular de lá. No final, esse conhecimento faz com que o visitante australiano salve o dia em um jogo mega importante. 
02 "México" 11 de junho de 2014
Pelezinho e sua turma ficam exaustos ao tentar acompanhar Juan, que acabou de chegar do México. O novo amiguinho da turma tem uma energia sem fim e parece ligado nos 220v o tempo todo. Ao descobrir o segredo desse fôlego todo, Pelezinho e seus amigos decidem fazer um jogo nas alturas e acabam entalados em uma situação delicada. 
03 "Chile" 11 de junho de 2014
O chileno Miguel está batendo uma bola com Pelezinho e sua turma quando cai um temporal. Assustado com a chuva e os trovões, Miguel fica também fascinado, pois de onde veio não chove quase nunca. Enquanto Cana, Frangão e o resto da turma tentam cautelosamente se esconder da chuva, Miguel não quer parar de jogar e a brincadeira acaba em um campo todo enlameado. 
04 "Rússia" 15 de junho de 2014
Pelezinho está com uma vontade louca de bater uma bola com alguém, mas todos os seus amigos estão ocupados, deixando nosso herói frustrado. Ao procurar por Cana Brava em todos os lugares, Pelezinho o encontra jogando uma partida de xadrez com Yuri, um visitante da Rússia, e descobre que uma partida de xadrez pode demorar horas. Pelezinho, então, treina com sua bola até a partida acabar e, quando finalmente Yuri dá um xeque-mate no Cana, Pelezinho já está tão cansado de treinar que decide sentar e jogar uma partida de xadrez com Yuri. Agora é a vez do Cana esperar sentado. 
05 "Argentina" 01 de julho de 2014
Pelezinho e Cana estão com fome de gol, mas descobrem que Neusinha, Bonga e Samira não estão presentes para celebrar como é de costume. Fazer gols perdeu a graça e, quando os dois vão atrás de sua torcida, descobrem que as meninas estão encantadas com um novo amiguinho que chegou da Argentina. Enciumado, Pelezinho não consegue convencer as meninas a largarem o churrasco e as lições de dança que o Pablo tem para oferecer e acaba convidando o argentino para uma pelada no campinho. No final, Pelezinho consegue a sua torcida de volta e tudo acaba em tango. 
06 "Itália" 07 de julho de 2014
Em uma partida amigável entre meninos e meninas, Pelezinho, Cana e Frangão começam a criticar as meninas dizendo que elas não sabem jogar futebol. Bonga Neusinha e Samira contra-atacam, dizendo que os meninos não sabem cozinhar. Aposta feita, eles decidem se encontrar mais tarde no campinho para selar a disputa. As meninas vão treinar e os meninos pedem a ajuda de um amiguinho italiano, chamado Andrea, para ensiná-los as riquezas da comida italiana. 
07 "França" 2014
Pelezinho e Cana Brava estão mais uma vez discutindo sobre quem joga no time deles, quando Samira aparece com Jean Baptiste, que acabou de chegar da França. Os meninos convidam Jean para uma partida de futebol, mas Samira diz que ele não tem tempo, pois está ali para estudar português para uma prova importante que fará quando voltar ao seu país. Mesmo assim, os meninos convencem e Samira deixa Jean com a turma, aprendendo tudo de futebol com os novos amiguinhos. Quando volta para França, Jean manda mensagens para Samira e Pelezinho, dizendo que aplicou bem os seus conhecimentos sobre futebol e já foi até campeão na escola. Pelezinho pede para Samira contar que também aprendeu bastante sobre a França e até criou uma nova jogada que ele batizou de Torre Eiffel. 
08 "Holanda" 2014
Ao fazer um amigável "um contra um" no campinho, Cana e Pelezinho se desentendem quanto às regras do jogo e se separam. Cavam uma trincheira e cada qual joga sozinho, de um lado do campo. Neusinha e Bonga não aguentam ver os amigos de mal e decidem trazer um novo amiguinho da Holanda, Yohannes, que joga muito bem futebol, para ver se ele consegue reaproximar os dois. Yohannes diz que pode construir uma ponte para tapar a trincheira e os meninos decidem fazer as pazes. No final, o futebol une a todos e, para demonstrar sua gratidão a Yohannes, os amigos tentam jogar de tamancos holandeses, uma tarefa nada fácil. 
09 "Irã" 2014
Ali, um menino do Irã, acabou de fazer amizade com Pelezinho e Cana e está louco para aprender a jogar futebol. Os garotos se empenham tanto para mostrar a ele todos os truques que, no final, saem do campinho imundos. Depois de um contratempo com um enxame de abelhas e um banho de rio forçado, eles seguem para a casa de Pelezinho. Lá, ele tem a não tão brilhante ideia de estender no chão um tapete de sua mãe para descansarem. Ali dá uma bronquinha nos meninos, explicando que esse tipo de tapete é uma das maravilhas do seu país e que o segredo da tecelagem passa de geração em geração. Pelezinho usa esse conhecimento dentro de casa e sua mãe fica orgulhosa em ter um filho que sabe tanto do tapete que ela comprou. 
10 "Colômbia" 2014
Os meninos estão mais uma vez batendo uma bola com muita empolgação quando, sem querer, destroem o jardim da Dona Wilma, uma vizinha da turma. Ao ver que ela ficou chateada, Pelezinho e Cana prometem reconstruir o seu jardim em dois dias, uma façanha quase impossível, já que ela demorou duas semanas para montar seu canteiro de flores. Quando a turma está quase conseguindo o feito, chega Julian, um menino da Colômbia que está louco para conhecer e jogar bola com o Pelezinho. Julian, na sua euforia, acaba destruindo o jardim que já estava quase pronto. Mas ele não fica muito preocupado e diz para deixar com ele, pois, o seu país, a Colômbia, é um muito conhecido pelas flores que exporta e tudo será arrumado rapidinho. No final, Julian mostra que não só é bom para fazer crescer lindas flores como também para fazer lindos gols. 
11 "Equador" 2014
Pelezinho está intrigado. Todos parecem estar fascinados com uma febre de bananas que tomou conta do bairro. Em casa, bolo de banana, vitamina de banana, banana amassada. Na rua, o papo é shampoo de banana, casca de banana pelo chão e lixo orgânico. Pelezinho descobre que essa febre de banana foi causada por Santiago, um visitante do Equador, que andou pregando os benefícios dessa fruta por todos os lados. Santiago conta que além das bananas, que são uma abundância no seu país, eles também têm um enorme número de vulcões e que ele sente muita saudade de tudo isso. Para animar o novo amiguinho, Pelezinho o convida para uma animada partida de futebol. No final, para celebrar a vitória, Samira faz um piquenique surpresa com uma deliciosa sobremesa: um vulcão de bananas, para ajudar Santiago a matar a saudade de seu país. 
12 "Espanha" 2014
Pelezinho começa a ficar curioso depois de ouvir todos falarem tantas coisas boas sobre Jorge, um menino da Espanha que está de visita na casa da Dona Wilma, sua vizinha. Ao ver Jorge fazendo uma jogada incrível e cheio de energia, Pelezinho decide se juntar a Cana e Frangão para investigar o segredo de Jorge com tamanha disposição. Ao dar uma espiada pela janela da Dona Wilma, Pelezinho e os meninos descobrem o grande segredo do menino espanhol: dormir. Jorge acorda com o barulho e explica que a siesta após o almoço é praticada em seu país e dá muita energia para enfrentar o resto do dia. Pelezinho, Cana e Frangão decidem experimentar a tal siesta, mas acabam acordando atrasado para uma importante partida de futebol. Ao correr para o campinho, descobrem que todos, inclusive os adversários, estão muito ocupados aprendendo com Jorge uma dança chamada flamenco, uma outra curiosidade da Espanha. 
13 "Japão" 2014
Pelezinho chega para jogar futebol com os amigos, mas encontra o campinho vazio e nem mesmo as meninas estão na torcida. Nosso herói, então, vai para a casa da Neusinha e descobre que estão todos lá, preparando uma recepção para seu primo, Toshiro, que está prestes a chegar do Japão. Toda a decoração, atividades e comida são típicas do Japão e Neusinha começa a contar a todos sobre as curiosidades do país. Ao chegar, Toshiro se sente em casa, é claro, mas fica meio tristinho e Neusinha descobre que o que ele queria mesmo era jogar futebol, uma experiência bem brasileira. Não precisou falar duas vezes para Pelezinho convidar Toshiro e todos os amigos para uma animada partida de futebol. Agora, sim,Toshiro está feliz. O que ele queria mesmo era vir ao Brasil e experimentar coisas típicas da nossa terra. Arigatô. 

Neymar Jr. (2014-2018)[editar | editar código-fonte]

Em paralelo a Pelezinho, os estúdios de Mauricio de Sousa também lançaram uma série de seis curtas educativos nos mesmos moldes para Neymar. A versão animada do jogador de futebol, criada um ano depois de sua revista em quadrinhos e veiculada durante a copa de 2014 pelo canal Nickelodeon, aparece em interprogramas exaltando mensagens positivas relacionadas ao universo do futebol.

Uma segunda temporada estreou em 24 de abril de 2018, com 20 episódios inéditos em exibições diárias.[12]

# Episódio Data de lançamento
01 "Paz nos Campos" 28 de junho de 2014
Neymar aparta uma briga de dois amigos que divergem sobre seus times de futebol. 
02 "Um por todos e todos por um" 01 de julho de 2014
Durante uma partida de futebol, Neymar exalta a importância de seus colegas para a vitória do seu time. 
03 "Dedicação" 05 de julho de 2014
Neymar mostra o quanto treinar sem desistir é importante para alcançar seus objetivos. 
04 "Ninguém é Perfeito" 09 de julho de 2014
Durante uma partida de futebol, Neymar erra um passe importante e ensina a importância de saber perder. 
05 "Humildade" 2014
Neymar faz uma surpresa para as crianças do seu bairro ao desafiá-las a um jogo de futebol. 
06 "Atenção" 2014
Enquanto treina, Neymar tem que lidar com os pedidos por atenção da sua irmã Rafa, que deseja ir à praia. 

Biduzidos (2018)[editar | editar código-fonte]

Websérie com episódios quinzenais, distribuídos pelo canal oficial da Turma da Mônica no Youtube. A co-produção da MSP com o Copa Studio traz histórias curtas sem diálogos, protagonizadas pelos mascotes da Turma da Mônica: os cães Bidu, Monicão e Floquinho, o porco Chovinista, o gato Mingau e a galinha Giselda.

# Episódio Data de lançamento
01 "Hora do Banho"
18 de janeiro de 2018
02 "Viagem"
01 de fevereiro de 2018
03 "Que Aperto!"
15 de fevereiro de 2018
04 "Esperando o Dono Chegar"
01 de março de 2018
05 "Dia de Chuva"
29 de março de 2018
06 "Bate-Bola"
12 de abril de 2018
07 "Hora de Dormir"
26 de abril de 2018
08 "Fome do Cão"
10 de maio de 2018
09 "Cada um Como seu Dono"
24 de maio de 2018
10 "Quem Não tem Cão, Coça com Gato"
07 de junho de 2018
11 "Meu Latido Será sua Herança"
21 de junho de 2018
12 "Bicho carente, Perigo iminente"
5 de julho de 2018
13 "#SEXTOU"
19 de julho de 2018

Turma da Mônica Jovem (2019-2021)[editar | editar código-fonte]

Ver Turma da Mônica Jovem

Depois de quase uma década em desenvolvimento, passando por várias versões diferentes e um piloto divulgado em 2015, uma série animada baseada em Turma da Mônica Jovem estreou no Cartoon Network em 07 de novembro de 2019. A primeira temporada é composta de 26 episódios, com 11 minutos cada.

Vamos Brincar com a Turma da Mônica (2022-2023)[editar | editar código-fonte]

Ver Vamos Brincar com a Turma da Mônica

Revelado ao público com um teaser na CCXP 2017, Vamos Brincar é, nas palavras de Mauricio de Sousa, "um programa voltado para as crianças bem pequenas, que têm a partir de dois ou três anos, e mostra, por exemplo, a Mônica aprendendo a andar e brincar sozinha e começando a formar a personalidade da Mônica dos quadrinhos que todos já conhecem."[13]

Em 52 episódios de 7 minutos[14], animados em CGI 3D pelo estúdio Hype Animation, Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Milena são apresentados na faixa dos 4 anos de idade, em várias brincadeiras sob supervisão do coelho Sansão. Inicialmente anunciado para lançamento nos canais pagos Gloob e Gloobinho em 2020, os primeiros episódios da produção foram disponibilizados no aplicativo Giga Gloob em 12 de outubro de 2022. Antes, um jogo para celular inspirado na série, chamado "Vamos Brincar de Cozinhar com a Magali", foi lançado em 23 de agosto de 2020.

Em 11 de julho de 2023, os dez primeiros episódios da primeira temporada foram disponibilizados no catálogo do Globoplay. A segunda parte, com 16 episódios inéditos, foi lançada na plataforma em 12 de outubro, mesmo dia em que a série estreou na grade de programação do canal Gloobinho.

Temporada 1[editar | editar código-fonte]

Episódio (série) Episódio (temp.) Episódio Data de lançamento
01 01 "Caça ao Tesouro"
12 de outubro de 2022
02 02 "O Monstro do Escuro"
12 de outubro de 2022
03 03 "De quem é esse Passarinho?"
12 de outubro de 2022
04 04 "Maga Magali e a Menina Invisível"
12 de outubro de 2022
05 05 "A Surpresa"
12 de outubro de 2022
06 06 "Etebolinha"
12 de outubro de 2022
07 07 "Dino Coleção"
12 de outubro de 2022
08 08 "Brinquedão"
12 de outubro de 2022
09 09 "As Magas das Cores"
12 de outubro de 2022
10 10 "O Dono da História"
22 de outubro de 2022
11 11 "Doidobol"
12 de outubro de 2023
12 12 "O Tesouro e a Lua"
12 de outubro de 2023
13 13 "O Pote de Ouro do Arco-Íris"
12 de outubro de 2023
14 14 "A Coleção"
12 de outubro de 2023
15 15 "Uma Grande Mentirinha"
12 de outubro de 2023
16 16 "O Animal Incrível"
12 de outubro de 2023
17 17 "Sr. Trevinho"
12 de outubro de 2023
18 18 "O Mundo de Milena"
12 de outubro de 2023
19 19 "Cebolão"
12 de outubro de 2023
20 20 "Presente Especial"
12 de outubro de 2023
21 21 "A Pipa... Pipocou"
12 de outubro de 2023
22 22 "O Gigante"
12 de outubro de 2023
23 23 "O Engraçadinho"
12 de outubro de 2023
24 24 "Os Três Desejos de Cascão"
12 de outubro de 2023
25 25 "Cebolinha e o Robô"
12 de outubro de 2023
26 26 "Cascão não gosta de Brócolis?"
12 de outubro de 2023

Astronauta: Propulsão (2024)[editar | editar código-fonte]

Minissérie animada em produção para o canal HBO. Direcionada ao público adulto, é uma história inédita dividida em 6 episódios, protagonizada pela versão do personagem Astronauta reinterpretada pelo quadrinista Danilo Beyruth. Ela partilhará da mesma continuidade narrativa das suas aparições anteriores nos quadrinhos: anteriormente, o personagem apareceu em quatro volumes da série Graphic MSP, publicados entre 2012 e 2018. Um teaser foi apresentado na CCXP 2017.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "'Turma da Mônica' vai apresentar 41 novos episódios". Folha de S.Paulo, 01 de setembro de 2012. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1146088-turma-da-monica-vai-apresentar-41-novos-episodios.shtml
  2. "Cartoon Network estreia novos episódios da "Turma da Mônica" neste domingo". UOL, Portal Na Telinha, 01 de setembro de 2012. Disponível em http://natelinha.uol.com.br/noticias/2012/09/01/cartoon-network-estreia-novos-episodios-da-turma-da-monica-neste-domingo-175408.php
  3. "‘Turma da Mônica Jovem’ estreia na TV paga". ANMTV, 19 de outubro de 2015. Disponível em http://entretenimento.r7.com/blogs/keila-jimenez/2015/10/19/turma-da-monica-jovem-estreia-na-tv-paga/
  4. «Turma da Mônica - série». Consultado em 24 de fevereiro de 2018 
  5. "Janeiro no CN: Liga da Justiça e Poderosas Magiespadas". ANMTV, 05 de dezembro de 2016. Disponível em http://anmtv.xpg.uol.com.br/janeiro-no-cartoon-network-liga-da-justica-e-poderosas-magiespadas/
  6. "Turma da Mônica: nova série animada é anunciada". ANMTV, 04 de dezembro de 2016. Disponível em http://anmtv.xpg.uol.com.br/turma-da-monica-nova-serie-animada-e-anunciada/
  7. "Rede de cinema oferece programação especial em homenagem à "Turma da Mônica". NaTelinha, 27 de outubro de 2018. Disponível em https://natelinha.uol.com.br/natelona/2018/10/27/rede-de-cinema-oferece-programacao-especial-em-homenagem-a-turma-da-monica-121284.php
  8. "Novas Aventuras da Turma da Mônica chegam na HBO Max e Cartoon Network". Estado de São Paulo, 21 de setembro de 2022. Disponível em https://www.estadao.com.br/cultura/series/novas-aventuras-da-turma-da-monica-chegam-na-hbo-max-e-cartoon-network/
  9. "'Turma da Mônica estreia na TV Cultura nesta segunda". TV Cultura, 09 de outubro de 2017. Disponível em http://tvcultura.com.br/acontece/423_turma-da-monica-estreia-na-tv-cultura.html
  10. "'SBT assina contrato de direitos de exibição de Turma da Mônica". SBT, 12 de julho de 2023. Disponível em https://www.sbt.com.br/infantil/bom-dia/fiquepordentro/252870-sbt-assina-contrato-de-direitos-de-exibicao-de-turma-da-monica
  11. "DVD da Turma da Mônica alerta sobre importância de usar protetor solar". G1, Programa Bem Estar, 10 de outubro de 2013. Disponível em http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/dvd-da-turma-da-monica-alerta-sobre-importancia-de-usar-protetor-solar.html
  12. "Série animada de Neymar Jr. estreia hoje na Nickelodeon!". Noobz, 24 de abril de 2018. Disponível em http://www.noobz.com.br/2018/04/serie-animada-de-neymar-jr-estreia-hoje.html
  13. ""Vamos Brincar" é a nova série da Mauricio de Sousa Produções para o Gloob". Tela Viva, 26 de setembro de 2019. Disponível em https://telaviva.com.br/26/06/2019/vamos-brincar-e-a-nova-serie-da-mauricio-de-sousa-producoes-para-o-gloob/
  14. "Série 'Vamos Brincar com a Turma da Mônica' estreia no Giga Gloob no Dia das Crianças ". Crescer Online, 10 de outubro de 2022. Disponível em https://revistacrescer.globo.com/entretenimento/filmes-e-tv/noticia/2022/10/serie-vamos-brincar-com-a-turma-da-monica-estreia-no-giga-gloob-no-dia-das-criancas.ghtml

Ligações externas[editar | editar código-fonte]